Capa do livro: ANÁLISE FOUCAULTIANA DO DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

ANÁLISE FOUCAULTIANA DO DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores: Ana Paula Romero Bacri

O “Ensino de Ciências” norteia todos os caminhos dessa pesquisadora e dessa pesquisa, assim essa obra toma o termo “Ensino de Ciências” como enunciado e o analisa sob a luz da Análise de Discurso Foucaultiana.
Entendemos que o Ensino de Ciências precisa de uma nova perspectiva de olhar, afinal os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico apresenta dados que indicam uma crise no Ensino de Ciências. Os baixos resultados obtidos por nossos alunos nas avaliações externas, os quais não melhoram com o passar dos anos, distancia o Brasil das metas estabelecidas no Plano Nacional da Educação para os próximos anos. Nessa perspectiva, vemos a necessidade de pensarmos o Ensino de Ciências com base na fala livre e sincera dos professores que o fazem acontecer no interior das escolas. Aqui, a voz dos professores é acolhida e ecoa produzindo sentidos diversos sobre o ensino que praticam, sentidos pelos quais alicerçam suas carreiras.
O discurso dos professores de Ciências sobre suas concepções de ensino revela marcadores discursivos da sua postura docente, por vezes contraditórias às determinações legais.
E tais marcadores nos levaram a perceber um sujeito professor que abriga em sua identidade profissional uma série de contradições, que sofre com o processo de objetivação e subjetivação ao qual está submetido pelo dispositivo educacional. Constatamos um amplo processo de culpabilização pelo discurso da falta, que vai desde o apontamento da falta de interesse e compromisso do aluno frente aos estudos até a falta de recursos e suporte da rede de Educação. As várias formas de resistência percebidas nessa pesquisa apontam para os distanciamentos dos professores para com as determinações legais. O deslocamento do papel do sujeito professor no processo de ensino aprendizagem aponta para uma crise identitária desse profissional. Nossos professores precisam ser ouvidos e seus dizeres deveriam ecoar pelo sistema educacional, inclusive nas pesquisas que se dedicam a pensá-lo em suas potencialidades, para que as reformas ocorram baseadas nos problemas de fato enfrentados por nossos professores e professoras, seguindo sua perspectiva, e assim personalizando a Educação Brasileira.

Impresso
de R$ 50,84 por
R$ 39,11
Digital
de R$ 47,88 por
R$ 29,33

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3784-1
DOI: 10.24824/978854443784.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ANÁLISE FOUCAULTIANA DO DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
ANA PAULA ROMERO BACRI
Licenciada em Biologia, mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. É professora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia, lotada no curso de Ciências Biológicas (licenciatura), onde atua com ensino de Ciências e Biologia, ensino formal e não formal, alfabetização científica, análise de discurso foucaultiana, Educação em Ciências, Estágio Supervisionado e práticas pedagógicas.