Capa do livro: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – ENTRE TEXTO E CONTEXTO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – ENTRE TEXTO E CONTEXTO

Autores: Arlete Maria Monte de Camargo - Mary Jose Almeida Pereira (Orgs.)

A formação continuada de professores se constitui em um desafio na atualidade, com a criação de expectativas em relação à atuação docente, com maior estímulo à introdução de mudanças em seu trabalho, com vistas à melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos associados às orientações privilegiadas pela avaliação em larga escala. Para além dessa perspectiva, o conteúdo desta obra foi pautado no entendimento de que a formação continuada pode fortalecer a dimensão coletiva de um projeto de educação, ancorado em valores de uma sociedade mais humana e justa, acessível aos seres humanos em geral. Dessa forma, entendemos que formação continuada é mais do que adequar ao mercado de trabalho e suprir lacunas na formação inicial; representa a possibilidade de construção de práticas que possam alterar o coletivo que integra a comunidade escolar, ao lado das condições de trabalho e da valorização da categoria, elementos que, encarados nessa perspectiva de totalidade, contribuem para o desenvolvimento de práticas que valorizam a capacidade intelectual dos mesmos e que rejeitam a racionalidade técnica, que os coloca na condição de meros reprodutores de conhecimentos organizados por terceiros.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3816-9
DOI: 10.24824/978854443816.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – ENTRE TEXTO E CONTEXTO
ARLETE MARIA MONTE DE CAMARGO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora voluntária. Orientadora de mestrado e doutorado. Integra como líder os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES/UFPA e o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente – GESTRADO/UFPA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e trabalho docente na educação básica; Currículo, formação e organização institucional e acadêmica da educação superior. Integra a Rede Universitas Br e é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED e Associação Nacional de Política e Administração em Educação – ANPAE.

ISALU CAVALCANTE MUNIZ MAULER
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPA (2017-2019), fez especialização em Didática Universitária (2005) pela Faculdade Atenas Maranhense (São Luís/MA), possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade da Amazônia (2002), em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2013). Tem experiência no magistério superior como docente nas disciplinas específicas do curso de Secretariado Executivo: gestão secretarial, estágio supervisionado, técnicas secretariais na Faculdade Atenas Maranhense (São Luís/MA). Desde o ano de 2008 trabalha na Universidade Federal do Pará, no cargo de Secretária Executiva, a partir de 2010 exerce a função no Instituto de Ciências da Educação (ICED).

LARINA GABRIELA LIMA DOS REIS
Mestre em Educação na Linha de Formação de Professores – PPGED/UFPA. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006); Especialização em Psicopedagogia pela UEPA; Especialização em Gestão e Responsabilidade Social pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Especialização em Educação Matemática para Escolas Ribeirinhas pela UFPA; Aperfeiçoamento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente trabalha na Escola Bosque como Professora, na SEDUC/PARÁ como Coordenadora Pedagógica e ministra disciplinas pelo PARFOR-IFPA.

LUIS FERNANDO PALHETA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2015); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UFPA (2017) na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFPA (2015); Foi colaborador de Projetos no âmbito de extensão como o Universidade no Quilombo, Ludicidade Africana e Afro-Brasileira e Formação Continuada de Professores (UFPA) e no âmbito da pesquisa foi colaborador do Projeto nacional Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pará pelo período de três anos (Ministério da Educação/Capes 2013-2015); Atualmente exerce a função de Professor efetivo na rede municipal de ensino de Ipixuna-PA e também exerce a função de Professor no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação na Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP). Tem experiência na área da educação, atuando nos seguintes temas: Planejamento Educacional, Formação de Professores, Política Educacional Brasileira, Avaliação Educacional, História da Educação, Educação e Transformação Social, Cultura e Sociedade, entre outras temáticas.

MARY JOSE ALMEIDA PEREIRA
Doutoranda em Educação (2018), linha de pesquisa: Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará- UFPA. Linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais (2015), e Pós-Graduação em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado do Pará (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004). Integra como pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES/UFPA e o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente – GESTRADO/UFPA. Tem experiência na área da Educação Básica, atuando na coordenação pedagógica, Vice Direção e professora do Ensino Superior, com ênfase nos seguintes temas: Políticas educacionais, Metodologia do Trabalho Científico, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Didática e Formação de Professores. Integra a Rede Universitas – BR. Associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED.

NILA LUCIANA VILHENA MADUREIRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) linha de Formação de Professores. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), possui Especialização em Gestão em Educação (UEPA), Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa (UFPA), Especialização em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática – (IEMCI-UFPA). Cursou Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês – (Cesumar), interrompida em 2016. Atualmente é professora do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus de Santarém; e Professora colaboradora da Universidade Federal do Pará. Pesquisa os seguintes temas: Políticas Públicas em Educação, Formação de Professores; Formação Continuada para Professores de Educação Básica e Prática Pedagógica de Professores.

OLGAÍSES CABRAL MAUÉS
Professora Titular da Universidade Federal do Pará (aposentada). Professora Visitante Sênior da UFPA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Sciences de L’éducation – Université des Sciences et Technologies de Lille III, Lille, França. Fez pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canada em 2002, na Universidade Federal de São Carlos, 2007 e UFMG em 2011. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Ex-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Ex-Coordenadora do Fórum de Programas de Pós-Graduação do Norte, FORPRED Norte. Coordena Pesquisa, orienta em nível de Pós-Graduação. Trabalha com as seguintes disciplinas: Teorias da Educação; Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior e educação básica, formação de professores, trabalho docente e Internacionalização do Ensino Superior. Coordena na UFPA o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente. É membro associado do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante. (CRIFPE), pertencente à UNIVERSITÉ LAVAL-Quebec, Canadá. É associada às seguintes entidades acadêmico-científicas: Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE); Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE).

ZULEMA COSTA DOS SANTOS
Possui Mestrado em Educação (2018) e graduação em Letras, habilitação em Língua Portuguesa (2014) pela Universidade Federal do Pará Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no qual desenvolveu e aplicou oficinas na área da linguagem e literatura para alunos do Ensino Médio (2011-2013). bolsista no Programa Fortalecer no Projeto Formação inicial e formação continuada: possibilidades de integração entre a educação básica e a educação superior; Participou como voluntária, do projeto O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira, executado na Escola de Aplicação da UFPA.