Capa do livro: EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: <br> globalização, novas aprendizagens e emancipação

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE:
globalização, novas aprendizagens e emancipação

Autores: Katiuscia da Silva Santos - Eduardo José Fernandes Nunes - Paulo José Pereira dos Santos (Orgs.)

Este livro apresenta trabalhos de pesquisadores brasileiros e suas conexões com outros programas internacionais no âmbito da educação e suas relações com as representações sociais da juventude e dos movimentos sociais brasileiros. Expõe pesquisas inéditas que poderão sugerir novos trabalhos na área da educação nas sociedades contemporâneas.

Impresso
de R$ 81,98 por
R$ 63,06
Digital
de R$ 70,80 por
R$ 47,30

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3450-5
DOI: 10.24824/978854443450.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 288
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: <br> globalização, novas aprendizagens e emancipação
ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), filiado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA e ao Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC. Líder do grupo de pesquisa: Sociedade em Rede. 

ANA CRISTINA LEAL RIBEIRO
Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE) UFBA/UFRB. Bolsista de graduação sanduíche do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento CAPES/SECADI, vinculada ao Projeto de cooperação entre a UFBA/Brasil e Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra/Portugal. Educadora Social. Pesquisadora nas áreas de Ensino Superior, Ações afirmativas, Relações étnico-raciais, Gênero, Educação popular.

ANAIE LEITE
Pesquisadora. Mestranda em Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

ANTONIO JOSÉ DE SOUZA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC - UCSal). Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos (IF Baiano/Senhor do Bonfim). Possui graduação (bacharelado) em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Licenciado em História pela Faculdade de Ciências da Bahia. Atua como Coordenador Pedagógico Geral pela Prefeitura Municipal de Itiúba/BA. Professor colaborador da Especialização em Educação do Campo (IF Baiano/Serrinha). Integrante do Grupo de Pesquisa Família, (auto)biografia e poética (FABEP/UCSal), do Laboratório LaPPRuDes – Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (IFBaiano) e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN. Agradece o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – (FAPESB) pela concessão da Bolsa de Estudo vinculada ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa que resultará na tese de doutorado. Agradece o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – (FAPESB) pela concessão da Bolsa de Estudo vinculada ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa que resultará na tese de doutorado.

AVELAR LUIZ BASTOS MUTIM
Possui Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade do Estado da Bahia (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Professor Titular Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/PPGEduC (Mestrado e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação /GESTEC (Mestrado Profissional). No PPGEduC está vinculado à Linha de Pesquisa Três – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável atuando como Coordenador desta Linha de Pesquisa que integra oito grupos de pesquisa e no GESTEC está vinculado à área de concentração 1 – Gestão da Educação e Redes Sociais direcionada para análise e aplicação de medidas de gestão, voltadas para o desenvolvimento de políticas, planos, programas, projetos e avaliação educacional. Fundador e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios/GEPET.

DAVI DA SILVA COSTA
Doutor em Ciências Sociais/ Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFRRJ). Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA); Especialista em Agricultura; Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFPB),Engenheiro Agrônomo (UFBA).

EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES
Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Departamento de Educação). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Territtório do Sisal (UNEB/CAPES). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003).

FERNANDA COSTA STEEN
Mestre em Educação Especial na Universidade de Oslo – Noruega (Master in Special Needs Education – Universitetet i Oslo- UIO).

FRANCISCA DE PAULA SANTOS DA SILVA
Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), filiada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA e ao Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC. Líder do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa: Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo – SSEETU.

HERON FERREIRA SOUZA
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus V). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT / IF Baiano. Pesquisador nas áreas de Políticas Educacionais, Trabalho e Educação, Educação do Campo.

JAMILLE SANTOS DE ARAÚJO
Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEdu/Uneb) Especialista em Gestão Pública (Uneb). Especialista em Gestão de políticas públicas de Gênero e Raça (Neim/Ufba). Assistente Social (Ucsal). Docente e coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade São Salvador.

JEANE MOURA ROCHA
 Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Bom Jesus da Lapa e Técnica em Meio Ambiente pela Escola Família Agrícola de Riacho da Santana (BA.).

JULIANA ANDRADE DO CARMO MARTINS
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduada em Pedagogia (UNEB). Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo – SSEETU e Sociedade em Rede.

KATIUSCIA DA SILVA SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Educação do Campo – IFBAIANO. Graduada em Letras. Professora da Rede Municipal de Araci. Pesquisadora do Observatório de Educação de Jovens e Adultos- OBEJA/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico – TSPPP/PPGEduC – UNEB.

LEANDRO SOUZA MARTINS
Membro do grupo de Jovens Mobilizadores do Povoado Alto.

LOSÂNGELA DA CUNHA ARAÚJO
Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – UFBA. Mestre em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento – UFRB. Especialista em Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades – UNEB. Especialista em Políticas Públicas para Gênero e Raça – UFBA. Especialista em Docência do Ensino Superior – Instituto Pró-Saber. Especialista em Gestão em Serviços Sociais e Politicas Públicas – Instituto Pró-Saber. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV  – UNEB. Graduada em Serviço Social – UNOPAR Ead. Licenciada em Sociologia – Faculdade de Educação Regional de Candeias.

LUÍS GERALDO LEÃO GUIMARÃES
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Ensino Fundamental e Médio pela UNEB / Campus de Bom Jesus da Lapa. E Graduado em Pedagogia pela UNEB/Campus de Bom Jesus da Lapa. Pesquisador  nas áreas de Educação Ambiental, Educação do Campo, Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

MARCELO DE JESUS AROUCA
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Educador Social. Pesquisador nas áreas de Educação Juventude e Periferias Urbanas, Relações Étnico-Raciais, Representações Sociais.

MARIA DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA
Professora da Universidade do Estado da Bahia. Licenciada em Pedagogia (UFBA). Mestre em Educação (UFBA). Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB).

MATEUS SANTOS SOUZA
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC na Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Especialista em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP; Graduado em Administração pela Universidade Ibirapuera – UNIB; Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade-GIPRES, investigando a tríade: movimentos sociais, sujeitos, processos educativos com ênfase nas representações sociais.

NADJA DA CRUZ SILVA
Professora da Educação Básica. Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB. Especialização em Gestão e desenvolvimento de Pessoas pela Fundação visconde de Cairu (2010). Especialização em Alfabetização e Letramento pela Universidade Estácio de Sá (2017). Gaduada em Pedagogia – UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa TSPPP/PPGEduC – UNEB. Professora de Rede Municipal de ensino de Salvador – BA.

NATANAEL REIS BOMFIM
Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade de Paris I, Sorbonne.  Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal (UQAM). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Especialista em Geografia Física pela Universidade do Oeste do Paraná (UNICENTRO/PR). Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Departamento de Educação, atuando como Secretário de Relações Internacionais (SERINT). Professor permanente do Curso de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC-UNEB/BA). Professor permanente do Curso de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC-UNEB/BA). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES-UNEB/BA).

PATRÍCIA ROSAS PORTO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Salvador – Bahia – Brasil. Programa de Educação e Contemporaneidade – PPGeduc. Linha de Pesquisa III: Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável. Vinculada ao Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (GEPET) sob a coordenação do Professor Drº. Avelar Mutim e da Professora Dra. Célia Tanajura.  Vice Gestora, Coordenadora Pedagógica e Professora da Educação Básica Pública. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador. Especialista em Planejamento e Gestão da Educação pela Universidade do Estado da Bahia.

PAULO JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS
Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Educação do Campo – IFBAIANO. Graduado em Pedagogia. Professor da Rede Municipal de São Francisco do Conde – BA. Pesquisador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos- OBEJA/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico – TSPPP/PPGEduC – UNEB. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – (FAPESB).

RAQUELINE DE ALMEIDA COUTO
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, professora da rede pública Municipal e de Madre de Deus/BA e da rede Estadual de Ensino/BA. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)Letramentos, Educação e Tecnologias (Geplet).

REINALDO ALVES DE SANTANA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGED-UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – GPLED/UESB.

SELMA DOS SANTOS
Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP). Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (NUFOP).

TAISE PASSOS CILINDRO
Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora nas áreas de: tecnologia digital; educação e práticas pedagógicas.

TEREZA VERENA MELO DA PAIXÃO SAMPAIO
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Bolsista pela Capes e o grupo de pesquisa – GEPET – Grupo de Pesquisa Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios.

THAIS MAIA DOS SANTOS
Mestranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Possui especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens (UNIJORGE) e graduação em Letras Vernáculas (UFBA). É professora da Educação Básica, onde atua em projetos sobre inovações metodológicas Growup. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/UNEB) e desenvolve pesquisas sobre tecnologias digitais e hipermídias, ao foco dos Multiletramentos e dos Letramentos Multi-Hipermidiáticos.

WÂNIA DIAS DA CRUZ
Mestranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Possui especialização em Jornalismo Cultural (2010) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2007). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)Letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/UNEB), onde desenvolve pesquisas sobre Multiletramentos, Letramento Político, Juventudes, Redes Sociais na Internet e Cibercultura.

WELLINGTON SALES SILVA
Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Optometria. Especialista em Ortóptica e Reabilitação Visual. Pesquisador no Campo do Currículo, Tecnologia e Educação, ligado ao Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades – UMANITÀ da UNEB.