Capa do livro: REGIÃO, EDUCAÇÃO E PRÁXIS DOCENTE:<BR> da totalidade da mesorregião de Marajó para a microrregião de Portel no Pará, Brasil

REGIÃO, EDUCAÇÃO E PRÁXIS DOCENTE:
da totalidade da mesorregião de Marajó para a microrregião de Portel no Pará, Brasil

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Wesley Souza Brasil (Orgs.)

livro impresso
de R$ 46,67 por
livro digital
de R$ 46,67 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra consta com 14 capítulos que tratam da mesorregião de Marajó, Pará, Brasil. A visão transformadora dos autores nos leva a confirmar que uma sociedade só evolui ao ponto de encontrar o equilíbrio entre a humanidade e a natureza através da Educação. O ato de ensinar e aprender contribui com o desenvolvimento do conhecimento, com a quebra de paradigmas e a construção de novos, não conforme a sociedade contemporânea, mas conforme as necessidades de ascensão dos mesmos.
A parceria entre pesquisadores e pesquisadoras, geograficamente distantes, é possível e de importância comprovada. O espaço geográfico percorrido é o Marajó das Florestas, com pesquisas realizadas principalmente nos municípios de Portel, Arari e Melgaço. Os(as) investigadores(as) têm o comprometimento de trazer informações que contribuam com a comunidade acadêmica/científica, bem como a gestores que se comprometem com a qualidade do ensino. Desse modo, saluta esclarecer que o nosso objetivo central é de contribuir com a disseminação da Ciência.
Não obstante, convidamos a todos para se aventurarem pelas páginas desta obra e conhecer o espaço estudado através da leitura, mas sugerimos que se aventurem em viagem à região, onde conhecerão belíssimas paisagens e povo hospitaleiro, cordial e de uma cultura ímpar. Conhecer o Pará é conhecer a geo-historiografia brasileira, vivenciar na contemporaneidade o que Euclydes da Cunha e tantos outros vivenciaram.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3528-1
DOI: 10.24824/978854443528.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

REGIÃO, EDUCAÇÃO E PRÁXIS DOCENTE:<BR> da totalidade da mesorregião de Marajó para a microrregião de Portel no Pará, Brasil

Autores

ALZENY FLORES PEREIRA
Mestrado em Ciências da Educação pela Escola Superior Almeida Garret em Portugal (2016), reconhecido pela UFRJ em 2017. Pós em supervisão e formação de professores pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas 2014. Graduação pedagogia pelo instituto de desenvolvimento do Pará (2008).

BENEDITO DE JESUS SILVA DE FREITAS
Especialista em educação Especial inclusiva, faculdade Atual-AM (2014); Graduado e lincenciado pleno em Pedagogia, pela universidade Estadual Vale do Acaraú (2011); Licenciatura em andamento em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2021).

BENEDITO NUNES DE SOUZA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral, estado do Ceará.

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia – UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR. Tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais. Professor voluntário da Língua Portuguesa para um grupo de imigrantes haitianos na Cidade de Porto Velho-RO, desde novembro de 2017.

CLAUDIA CLEOMAR ARAUJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutoranda (2018-2021) e Mestra (2014-2016) em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharela em Ciências Contábeis pela UNIR (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Polos no Brasil (APECS-Brasil). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLEIDE CARVALHO DE MATOS
Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA (2002). É Professora Adjunto 2 da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currículo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo, NEPEC. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa GEPECAMPO. É integrante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES (ORGANIZADORA)
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (turma de 2018), graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós Graduação em Geografia da UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídricos Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

ÉRIKA DA SILVA SOUSA GOMES
Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad del Sol-Paraguai (2018); Especialista em: 1) Ciência da Educação pela Miriense (2018); 2) Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira-FETREMIS (2012); Licenciatura Pedadgogia-Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010); Professora efetiva pela Secretaria Municipal de Educação-Portel-Pará. Tutora Externa do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Leornado da Vinci-UNIASSELVI-Polo Portel-Pará.

ITAMARA GOMES ARAÚJO
Mestrado em andamento em Ciência da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES; Licenciatura em: 1) Pedagogia pela universidade Latino-Americana de Educação FLATED (2014); 2) Licenciatura em História pela faculdade de Patrocínio-FAP (2017); 3) Licenciatura em Artes pela faculdade de Patrocínio – FAP (2017). Especialista em: 1) Educação Especial pela faculdade Ítalo Brasileira FIB (2016); 2) Psicopedagogia pela faculdade de Patrocínio – FAP (2017); 3) Libras pela Faculdade de Patrocínio – FAP (2017); 4) Ciência da Educação pela Faculdade de Patrocínio – FAP (2017). Atua como professora de educação infantil na E.M.E.F José Afonso Viana em Cachoeira do Arari – PA; Tutora e Facilitadora EAD no Polo Abaetetuba/PA na Faculdade Uninta-Centro Universitário e Professora de Pós-Graduação na Faculdade Faiara.

JOEL PANTOJA DA SILVA
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), com área de concentração em antropologia social, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC-UNAMA). Especialista em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa: uma abordagem interacional (UFPA). Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (UFPA). Tem experiências nas áreas de ensino e pesquisa, antropologia, linguística e comunicação, atuando principalmente com as temáticas de estudos: patrimônio cultural, patrimônios da encantaria amazônica, narrativas de religiosidades amazônicas, análise discursiva de processos culturais, mediações culturais e tecnologias de comunicação, ensino e gêneros textuais, variação e ensino de língua portuguesa e literatura amazônica.

JOSÉ LOPES DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES; Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Ipiranga e FAZ. Coordenador Pedagógico na Escola Dra. Dalva Patriarca na comunidade Castanhal/Portel.

LUCIENE DA COSTA BRITO DE FREITAS
Mestranda em ciências da educação pela universidade Del Sol – UNADES (2020); Especialista em: 1) Ciências da educação pela faculdade miriense (2018); 2) Educação Especial inclusiva, faculdade Atual-AM (2014); Licenciatura plena em matemática, Universidade Federal do Pará(2004). Professora efetiva pela Secretaria Municipal de Educação-Melgaço-Pará.

LUCIENE LOPES RAMOS DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai (2020); especialista em: a) Ciências da Educação, pela Faculdade Miriense (2018); b) Docência do Ensino Superior, pela Faculdade São Marcos – FASAMAR/TO (2014); c) Agroextrativismo Sustentável e desenvolvimento rural, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará – IFPA – Campus Breves (2019); Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2016); Tecnóloga em Gestão Pública, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER/PR (2014). Cursos Técnicos em Manejo Florestal (2008) e Agropecuária (2006), pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal – EAFC.

MÁRCIA MOREIRA BARROSO
Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia linha de pesquisa em Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento – TRPD. Licenciada e bacharel em Educação Artística Habilidade em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000 e 2002), especialista em Gestão Educacional: Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade do Porto Velho. Fui professora temporária do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia, Tutora a distância do curso de Licenciatura em Artes da Faculdade Claretiano e professora de Arte dos Institutos Federais do Acre e do Amazonas. Participei de comissões de curadoria em exposições na Casa de Cultura Ivan Marrocos e na Universidade Federal de Rondônia, além da Comissão designada para instalar um Setor de Comunicação no Núcleo de Ciências Humanas da mesma universidade.Tenho mais de doze anos de experiência como professora de Arte na Educação Infantil, Educação Básica, Educação Especial e EJA, nas redes de Ensino Municipal, Estadual e Privada, em Uberlândia. Atuo como professora de Arte no Instituto Federal do Pará /Campus Parauapebas.

MARLIETH CORRÊA DA SILVA
Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Rosario – Facultad de Humanidades y Artes. Mestre em Gestão, linha de pesquisa em Gestão, Educação e Meio Ambiente pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – ULHT Portugal – 2016. Pós – graduação em Gestão pela Universidade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá – FACIMAB 2012 Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Instituição Salgado de Oliveira – Universo/2010. Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/2011. Graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/2008. Professora Universitária convidada pela Universidade Federal do Pará – UFPA e pelo PARFOR/UFPA. Atuação Profissional: Coordenadora Local do PARFOR/UFPA pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (2013/2016); Técnica do Comitê PDE Interativo pela Secretaria Municipal de Educação de Portel – SEMED (2013/2016); Coordenadora Local da UFPA/Campus do Marajó Breves, polo em Portel/SEMED 2013 – 2016 e na Coordenação do Programa Base de Informações sobre Professores da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Pará – BIP/SEMED 2013 – 2016; Coordenadora de Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Educação de Portel – SEMED 2013 – 2016 e Secretária de Gabinete na Secretaria Municipal de Saúde em Portel – SMS 2005 a 2008. Participação nos conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF. Participou como Membro do Comitê Gestor – Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA.

MIQUÉIAS LIMA DUARTE
Doutorado em andamento em Ciências Ambientais (Conceito CAPES 4). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pesquisador do grupo de pesquisa Agricultura e Ambiente – UFAM, Campus Vale do Rio Madeira. Membro do grupo de pesquisa LABCART – UNIR. Possui experiência acadêmica nas áreas de Geoprocessamento (Classificação Supervisionada de Imagens e Delimitação de Bacias Hidrográficas), avaliação da fragilidade de águas subterrâneas e fragilidade de sistemas ambientais. (Orientando da professora Marilia Locatelli, turma de 2016). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

NINA ROSA SANTANA CARNEIRO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES (2020); Especialista em: 1) Ciências da Educação pela Faculdade Miriense (2018); 2) Neuropsicopedagogia pela FIBRA – Belém – PA (2015); 3) Psicopedagogia Com Ênfase em libras FAM (2017); 4) Metodologia do Ensino Fundamental e Médio Com Ênfase em Educação Física Escolar – FAM (2017); 5) Gestão do Trabalho Pedagógico: Gestão, Orientação e Supervisão escolar – Faculdade Miriense (2018); Licenciatura em Educação Física – UFPA (2017); Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Vale do Acaraú (2011); especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e médio com Ênfase em Educação Física Escolar (2016). Professora Efetiva na Secretária Municipal de Educação de Portel.

RICARDO FIGUEIREDO PINTO
Doutorado em educação física pela universidade estadual de Campinas (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1991) Possui graduação em educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Para (1983), Especialização em Natação, planejamento e avaliação Educacional e em Gestão. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.Tem experiência na área de Educação Física com Ênfase no desenvolvimento infantile em empreendedorismo. Atua também como professor e orientador como convidado em programas d1e mestrado e doutorado em gestão de empresas, em educação saúde pública e em educação física em Portugal, Brasil e Paraguai.

SOLANGE DO SOCORRO TENÓRIO DO VALE PIRES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES (2019-2020); Especialista em: 1) Ciências da Educação pela Faculdade Miriense (2018); 2) Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (2002); Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais e Área de Concentração em Sociologia, pela Universidade Federal do Pará (2000). Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC – PA com atuação no Ensino Médio; Socióloga efetiva da Prefeitura Municipal de Portel com atuação na área de Vigilância Socioassitencial da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social; Participação como expositora na Mesa do Encontro Nacional de Vigilância Socioassitencial em Brasília-DF com o tema Raça e Assistência Social.

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). (Pesquisadora já realizou outras pesquisas com a professora Marília Locatelli – foi aluna no mestrado da mesma).

VÂNIA LÚCIA DIAS MATOS
Mestranda pela Universidade Del Sol – UNADES – Cidad Del Leste – Paraguai (2020). Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1998). Especialista em: 1) Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2003); 2) Neuropsicopedagogia pela FIBRA – Faculdade Integrada – Brasil Amazônia – Belém – PA (2010). 3) Ciências da Educação pela Faculdade Miriense – Portel – PA (2018). Atua com a função de Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga no Centro Especializado chamado “O VÔO DO BEIJA – FLOR” pelo município de Portel (SEMED) e coordeno uma escola de ensino Médio Paulino de Brito pela Secretaria Executiva de Educação (SEDUC).

WESLEY SOUZA BRASIL (ORGANIZADOR)
Mestrando pela Universidad Del Sol – UNADES, Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia pela Faculdade Integrada de Goiás – FIG, Especialista em Ciências da Educação pela faculdade MIRINIENSE e Licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia – FAM.

WILLIMIS ALVES PEREIRA
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2019). Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2014). Possui Pós-Graduação em Piscicultura na Amazônia Brasileira (2015). Pós-Graduação em Educação, Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental (2017), ambas pela Faculdade Santo André (FASA). Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Pós-Graduação em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade Federal de Brasília (2018). Pesquisador dos Grupos de Estudos Geografia Socioambiental (Unir). Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia (Unir) ambos ligados as grandes áreas da Geografia. (Orientando da professora Marilia Locatelli, turma de 2016).

WILMA DE SOUZA PAZ
mestranda em Ciências da Educação, Universidade Del Sol – UNADES (2020), especialista em: Ciências da Educação, Faculdade Miriense (2018), Especialista em: Educação Física Escolar, Faculdade Montenegro (2010); Licenciada em: Licenciatura Específica em Biologia, Universidade Vale da Acaraú-UVA (2008), Licenciada em: Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Pará-UFPA, Funcionária Pública Concursada no município Portel-Pa, exercendo a função de professora no ensino Fundamental I, há 14 anos de prestação de serviço, atualmente trabalha nas Escolas Municipais: Alcides Monteiro e Rafael Gonzaga.