Capa do livro: O OLHAR PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO

O OLHAR PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO

Autores: Ricardo Carlos Santos Alves - Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer (Orgs.)

O livro “O olhar psicomotor na educação” traz algumas inquietações do cotidiano escolar nas relações estabelecidas entre os sujeitos e a proposta curricular, que compõem as diferentes escolas públicas e particulares na Educação Básica. A partir de doze textos de conclusão de curso de alunas de uma turma de Pós-Graduação em Educação Psicomotora, de uma instituição pública no Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II, os autores convidam os leitores a revisitarem suas práticas, revendo métodos, relações e suas crenças por meio do olhar psicomotor no contexto educacional. Dessa forma, os temas aqui presentes levantam algumas questões: como levar o olhar psicomotor para a prática de orientação educacional em uma escola pública de Ensino Fundamental, envolvendo alunos, corpo docente e seus familiares? Como pensar a Didática multi/intercultural pelo olhar da Psicomotricidade? E os afetos: qual a relação deles no contato das crianças com a natureza no cotidiano da Educação Infantil? Diante do olhar psicomotor, quais as possibilidades para perceber o corpo do professor e a imagem corporal de crianças, jovens e adultos que constituem o contexto da Educação Básica? Será que a Educação Psicomotora se faz presente em creches municipais e no Ensino Fundamental? Qual a atuação do educador físico em relação à prática psicomotora nas aulas de Educação Física? E, no campo da Educação Especial, como atuar a partir de uma Educação Psicomotora no Atendimento Educacional Especializado do aluno com De¬ficiência Visual? Será que a dança contribui na construção de autoconhecimento de jovens? E, para além das relações cotidianas, como pensar o planejamento escolar a partir do olhar psicomotor? São muitas possibilidades de atuação e, portanto, essa obra é um convite para levar o olhar psicomotor aonde a vida se encontra presente nas relações humanas entre sujeitos de diversas idades, culturas, perspectivas e histórias de vida distintas, o que constitui a complexidade e a riqueza presentes no cotidiano de todas as escolas e etapas da Educação Básica.

Impresso
de R$ 92,85 por
R$ 71,42
Digital
de R$ 87,48 por
R$ 53,57

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3769-8
DOI: 10.24824/978854443769.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 332
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O OLHAR PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO
KATIA DE SOUZA E ALMEIDA BIZZO SCHAEFER
Doutora em Educação pela UERJ; Pedagoga e Psicomotricista; Professora de Educação Infantil e de Pós-Graduação em Educação Psicomotora no Colégio Pedro II.

RICARDO CARLOS ALVES
Mestre em Educação; Especialista em Educação pelo movimento; Especialista em Psicopedagogia; Psicomotricista Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade; Professor Efetivo do Colégio Pedro II(CPII); Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação Psicomotora do CPII.

ADRIANA ANDRADE ALVES   
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II (2018). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ no Setor de Orientação Educacional. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicomotricidade (GEPEP) do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II.

BIANCA LORENT GÓES
Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UFRJ. Graduada em Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Especialista em Educação Psicomotora pelo Co-légio Pedro II.

CRISTIANE CLEMENTE SUSANO
Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II. Formada em Pedagogia pela UGF. Professora de Educação Infantil na Escola Oga Mitá.

CYNTHIA ROCHA
Licenciatura Plena em Dança – Escola de Comunicação e Artes-RJ; Pós-Graduação: Lato Sensu em Dança e Educação - UniLaSalle Niterói; Pós-Graduação: Lato Sensu em Educação Psicomoto-ra - Colégio Pedro II / Integrante do Grupo de Estudo em Psicomotricidade (GEPEP – CPII); Professora de Arte – Secretaria de Estado de Educação do RJ.

DÉBORAH DE FREITAS CALDEIRA
Graduada em Licenciatura em Educação Física, pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Educação Psicomotora, pelo Colégio Pedro II. Formação de professores, pelo IESK, Instituto de Educação Sarah Kubitschek-RJ. Conclusão em diversos cursos de formação na área da Educação, na qual atua desde 2005. E atriz também por profissão.

FERNANDA DA SILVA FERREIRA
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2009, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2010. Formada em Prática Psicomotora Aucouturier – Espaço Néctar, 2016 e Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II, 2018.

FERNANDA DOS SANTOS COUTINHO
Graduada em Pedagogia pela UNIVERSO-RJ. Especialista em Gestão e Planejamento Educacional pela UCAM-RJ. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAMATH. Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II. Qualificada na Área da Deficiência Visual pelo IBC-RJ. Screnner da Síndrome de Irlen pelo Hospital de Olhos de BH. Professora da Prefeitura Municipal de Maricá por 28 anos. Assessora da Área da Deficiência Visual da Secretaria de Educação de Maricá-RJ há 9 anos.

MAYARA SOARES BAZILIO
Diretora IV na 4ª Coordenadoria Regional de Educação do município do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Psicomotora do Colégio Pedro II – GEPEP-CPII. Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II - 2018; Especialista em Gestão Pedagógica pela Universidade do Grande Rio – Unigranrio – 2013; Graduada em Letras-Inglês pela Faculdade de Filosofia e Letras de Duque de Caxias – FEUDUC – 2011. Trabalhou 6 anos como professora de Educação Infantil com crianças de 9 meses a 6 anos pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Diretora Adjunta e professora articuladora também pela Prefeitura do Rio de Janeiro há 1 ano.

PAULA GOMES DOS SANTOS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEB/CAp-UERJ). Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC). Graduada em História, com Bacharelado e Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Departamento de Anos Iniciais do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão I, em regime de Dedicação Exclusiva.

RENATA COSTA FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela UNIRIO. Pós-Graduada em Educação Psicomotora pelo CPII. Já atuou como professora de Educação Infantil-PCRJ e Professor II na Prefeitura de Belford Roxo. Atualmente, atua como professora do Ensino Fundamental-PCRJ.

ROBERTA CAROLLO SALGADO
Graduada em Educação Física – UNESA. Especialista em Educação Psicomotora – Colégio Pedro II, Pós-graduada em Educação – Bishop Grosseteste University College (UK).

TÔNIA GILCA SILVA BARBOSA
Graduada em Pedagogia pela UFF – Universidade Federal Fluminense. Especialista em Dinâmica Da e Na Sala de aula – UFF. Especialista em Educação Especial e Inclusiva – UFF; Especialista em Educação Psicomotora – Colégio Pedro II. Qualificada na Área da Alfabetização – PROFFA, Planejamento e atuação em duas Salas de Recursos Multifuncionais. Elaboração e atuação em projetos educacionais em Duque de Caxias-RJ. Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias-RJ (por 20 anos).