Capa do livro: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO:<br> problemas contemporâneos

GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO:
problemas contemporâneos

Autores: Joyce Otânia Seixas Ribeiro - Teresa Vilaça - Vilma Nonato de Brício - Sandra Karina Barbosa Mendes (Orgs.)

Vida e morte – tufões, furacões, tsunamis! Tudo isso são símbolos que retratam o momento atual da Educação para a Sexualidade. Catástrofes por um lado e vida por outro, expressa nos muitos artigos que compõem este livro. Sem dicotomias. Vida e morte se entrelaçando. A simbologia do rio potencializa o que quero dizer: “o simbolismo do rio e do fluir de suas águas é, ao mesmo tempo, o da possibilidade universal e o da fluidez das formas, o da fertilidade, da morte e da renovação. O curso das águas é a corrente da vida e da morte” (CHEVALIER; GHEERBRANT, 1998, p. 780). O show de Maria Bethânia “Dentro do mar tem rio” e o poema de Álvaro de Campos, de 1917, me inspiram a dizer o que quero: a importância de um livro como este que inundará a vida de tantas pessoas, em tempos de reacionários governantes que dizem sim à escola com mordaça. Álvaro de Campos escreveu esse poema em 1917. Nada mais atual. Estamos clamando por liberdade! Uma das estrofes do poema diz: “Deixem-me respirar. Abram todas as janelas. Abram mais janelas. Do que todas as janelas que há no mundo”.

Impresso
de R$ 103,23 por
R$ 79,41
Digital
de R$ 88,26 por
R$ 59,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3497-0
DOI: 10.24824/978854443497.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 374
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO:<br> problemas contemporâneos
JOYCE OTÂNIA SEIXAS RIBEIRO
Professora do PPGCITI/UFPA, na linha de pesquisa Identidades: linguagens, práticas e representações. Professora do PPEB/NEB/UFPA. Líder do Gepege.

TERESA VILAÇA
Instituto de Educação e Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal.

VILMA NONATO DE BRÍCIO
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba, Docente do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e identidades (PPGCITI), UFPA, Líder do grupo EXPERIMENTAÇÕES – Grupo de estudos e pesquisa em currículo, subjetividade e sexualidade na Educação Básica – UFPA.

SANDRA KARINA BARBOSA MENDES
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta do Campus de Abaetetuba – UFPA. Vice-líder do EXPERIMENTAÇÕES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade (UFPA) e pesquisadora do INCLUDERE.

ANDERSON FERRARI
Professor Adjunto da Faculdade de Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos ligados a Universidade Federal de Juiz de Fora, membro do grupo GESED, pós-doutor em Educação e Cultura Visual.

MARCOS LOPES DE SOUZA
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, departamento de Ciências Biológicas, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e formação de professores, pós-doutor em Educação.

RONEY POLATO DE CASTRO
Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, doutor em Educação.

MÁRCIO CAETANO
Pós-doutor em Educação e Audiovisual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2019), doutor em Educação (UFF, 2011), docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e pesquisador do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Currículos e Culturas. 

TREYCE ELLEN SILVA GOULART
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2014-2016) e membro do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas.

MARLON SILVEIRA DA SILVA
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2014-2016) e membro do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas.

CRISTIANO EDUARDO DA ROSA
Professor licenciado em Letras e Pedagogia, mestrando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do GEERGE – Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero.

JANE FELIPE
Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do GEERGE – Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero.

CLÁUDIA RAQUEL MACEDO ANDRADE
Escola Superior de Educação e Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Coimbra.

FILOMENA TEIXEIRA
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra; Centro de investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro.

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Núcleo de Estudos da Sexualidade (Nusex).

MARIA ANTONIA PAIXÃO FEITOSA
Mestre em Estudos Interdisciplinares pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades PPGCITI/CAAB/UFPA. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vilma Nonato de Brício/PPGCITI/UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Experimentações (Grupo de estudos e pesquisa em currículo, subjetividade e sexualidade na educação básica) UFPA.

RUAN FELIPE CARVALHO VILHENA
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades PPGCITI/CAAB/UFPA. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vilma Nonato de Brício/PPGCITI/UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Experimentações (Grupo de estudos e pesquisa em currículo, subjetividade e sexualidade na educação básica) UFPA.

IRISNÉIA BRITO E SILVA
Pedagoga e Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar/Faculdade de Educação, Campus Universitário de Tomé-Açu/UFRA.

JADSON FERNANDO GARCIA GONÇALVES
Pedagogo e Doutor em Educação. Faculdade de Educação e Ciências Sociais – Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA.

IVETE BRITO E BRITO
Pedagoga e Mestre em Ensino de Ciências e Matemáticas/UFPA. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará /UFPA.

GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará, nos cursos de graduação em Geografia e Pedagogia, e nos Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Líder do INCLUDERE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (UFPA).

ISABEL CRISTINA BAIA DA SILVA
Mestranda em Estudos Interdisciplinares pelo Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) – UFPA, sob orientação da Profª. Drª. Vilma Nonato de Brício. Integrante do Grupo EXPERIMENTAÇÕES – Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica – UFPA.

ELIZABETE FRANCO CRUZ
Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

MANUELA SOUSA
Escola Básica de Gualtar, Braga, Portugal.

EUGÉNIA ARAGÃO
Escola Básica Monsenhor Elísio de Araújo – Agrupamento de Vila Verde, Braga, Portugal.

MARLÉCIO MAKNAMARA
Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas; Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Bahia.

MARLUCY ALVES PARAÍSO
Professora na Universidade Federal de Minas Gerais.

TELMA IARA BACARIN
Mestra em educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal. Membro do Gepsex.

CONSTANTINA XAVIER FILHA
Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Educação e na Pós-Graduação CPAN/UFMS; doutora em Educação; líder-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero (Gepsex).

NATÁLIA DE QUADROS OLIVEIRA
Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola/GESE.

PAULA REGINA COSTA RIBEIRO
Professora Titular do Instituto de Educação e professora dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

SUZANA DA CONCEIÇÃO DE BARROS
Professora de Ciências no município do Rio Grande e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.

TATIANA DO SOCORRO CORRÊA PACHECO
Doutora em Educação (PPGED/UFPA), na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

ÍGORA IRMA SANTOS DÁCIO
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Territórios e Identidades – PPGCITI (UFPA), na Linha de Pesquisa Identidades: linguagens, práticas e representações, sob a orientação da Profa. Dra. Joyce Ribeiro; Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade (UFPA); Licenciada em Pedagogia (UFPA); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Educação – Gepege.

LÍDIA SARGES LOBATO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/PPEB/NEB/UFPA, na Linha de Pesquisa Currículo da Escola Básica, orientada pela Profa. Dra. Joyce Otânia Seixas Ribeiro.

MARÍA VICTORIA CARRERA-FERNÁNDEZ
Universidad de Vigo/Facultad de Ciencias de la Educación de Ourense (España).

XOSÉ MANUEL CID-FERNÁNDEZ
Universidad de Vigo/Facultad de Ciencias de la Educación de Ourense (España).

XESÚS DEIBE FERNÁNDEZ-SIMO
Universidad de Vigo/Facultad de Ciencias de la Educación de Ourense (España).

CLÁUDIA MARIA RIBEIRO
Professora Titular aposentada e Colaboradora Voluntária do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras/UFLA. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Relação entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente – Fesex.

ANDRÊSA HELENA DE LIMA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Departamento de Educação da UFLA; professora de História, efetiva da Educação Básica; supervisora do Pibid Gênero e Sexualidade; integrante do Grupo de Pesquisa Fesex.

ANA PAULA FREITAS MARGARITES
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPel.

CARLA GONÇALVES RODRIGUES
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPel.

MARIA CLÁUDIA DAL’IGNA
Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. É vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/Unisinos/CNPq), e docente pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq).

RENATA PORCHER SCHERER
Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos.

MIRIÃ ZIMMERMANN DA SILVA
Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos.

MARIA DO SOCORRO PEREIRA LIMA
Professora da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Abaetetuba; líder do Grupo de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense/GHECAP e integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito e Educação – ECOS/ICED/UFPA e do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia/GHEDA/UEPA.

VITOR SOUZA CUNHA NERY
Professor da Universidade do Estado do Amapá /UEAP; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense /GEPEA-UEAP; Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão/NEDHEL.

CRISTIANE DO SOCORRO DOS SANTOS NERY
Professora Efetiva da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP/Campus Binacional do Oiapoque, curso de Licenciatura Intercultural Indígena; Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática/GECIM/UNIFAP/CNPq.

JOSIMERE SERRÃO GONÇALVES
Pedagoga, Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico; Especialista em Relações Raciais para o Ensino Fundamental. Técnica em Educação na rede estadual de ensino (SEDUC/PA). Integrante do Grupo Experimentações: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica (Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA).

ADRIENE SUELLEN FERREIRA PIMENTA
Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará e professora da Secretária de Estado de Educação do Pará/SEDUC/PA; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação e Ciências Sociais da UFPA.

MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA
Doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUC/RS. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

AIRES ANTUNES DINIZ
Professor da Universidade de Coimbra, Portugal.