Capa do livro: CRISE & CRÍTICA: <br>os desafios da educação no Brasil

CRISE & CRÍTICA:
os desafios da educação no Brasil

Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes - Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa (Orgs.)

Este livro defende uma educação emancipatória e libertária que considera o labor intelectual e a liberdade de pensamento como ações na formação dos sujeitos, sua capacitação e a socialização dos saberes, enfatizando as contradições sociais, próprias de uma ordem social desigual e antidemocrática.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3791-9
DOI: 10.24824/978854443791.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 302
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CRISE & CRÍTICA: <br>os desafios da educação no Brasil
ADELSON GOMES DA SILVA
Graduado em Pedagogia UFAL (2005), mestre em Planejamento para o Desenvolvimento Local pela Universidade de Valência – Espanha (2009), mestre em Educação pela UFAL (2015), doutorando em Educação pela UFAL (2017-2021), professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.

CLAUDIANE OLIVEIRA PIMENTEL FABRÍCIO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação, vinculado aoCentro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus A. C. Simões (2019), e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), com Especialização em Coordenação Pedagógica – UFAL (2004). Atua como técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Maceio, é membro da Comissão de Avaliação do Plano Municipal de Maceió.

CLÉA CARNEIRO PALMEIRA RÊGO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1998) e Graduação em Direito pela Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste – SEUNE (2009), advogada. Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1999). Atualmente é professora do Centro de Educação Especial de Alagoas Wandette Gomes de Castro, exercendo a função de docente na sala de educação profissional e realizando atendimento psicopedagógico.

DANIELLE DA COSTA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE). Foi pesquisadora de Iniciação Científico durante cinco anos e atualmente analisa as publicações sobre Gestão Democrática na internet.

DEYVID BRAGA FERREIRA
Integra o grupo de pesquisas sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/ PPGE/ CEDU), na linha de pesquisa História e Política da Educação na UFAL. É Mestre em Educação (UFAL/ PPGE/CEDU – 2012). Possui Especialização em Mídias na Educação (UFAL/ CIED/ CEDU – 2016), e em Direito Processual (ESMAL/ AL – 2006). É formado em Direito/ Ciências Jurídicas e Sociais (FADIMA/ CESMAC/AL – 2005). Integra o quadro da Polícia Civil do Estado de Alagoas (APOCAL/AL – 2003).

DONIZETE MEDEIROS DE MELO
Mestrando em educação brasileira. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Observatório em Políticas Públicas de Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública (CEDU/UFAL).

DOUGLAS SCOOT DOS SANTOS LESSA
Graduado em Direito, Advogado e Professor; Membro do (GEPE/CNPq); Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB/AL; Membro do Instituto de Direito Administrativo de Alagoas - IDAA; Docente de nível superior na área de Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Direito Penal e Responsabilidade Civil, instrutor da Policia Federal em Direitos Humanos, Especialista em Dir. Processual Penal, Dir. Administrativo; Resp. Civil e Dir. Eleitoral; Presidente da Comissão Acadêmica da Associação Nacional da Advocacia Criminalista - ANACRIM.

EDNA CRISTINA DO PRADO
Pós-doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (IE/UL); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrado em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ambos na área de políticas públicas para a EJA. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no curso de Pedagogia e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE.

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
Graduou-se em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela mesma Universidade. Concluiu o Doutorado e o pós-doutorado em Políticas Públicas no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. É professora Associado I da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (incluindo atividades de orientação de trabalhos de conclusão de curso, monografias, mestrado e doutorado).

ELYVA CESARIO ESPÍNDOLA REGIS
Formada em Pedagogia, membro do GEPE, professora da rede pública municipal e especialista em educação inclusiva.

FABRÍCIA CARLA DE ALBUQUERQUE SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Foi bolsista de iniciação científica (PIBIC) no grupo de pesquisa Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos (2010). Mestre em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL. Servidora Pública Federal: Pedagoga no IFAL – Campus Maragogi, desde dezembro de 2013. Atualmente, Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Alagoas, membro do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA
Doutoranda em Educação na Linha História e Política do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Graduanda em Bacharelado em Serviço Social (FSSO/ UFAL). Licenciada em Pedagogia (CEDU/ UFAL). Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

GISELIANE MEDEIROS ALMEIDA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Mestra em educação – Universidade Federal de Sergipe – UFS. Especialista em Educação, em Gênero e Direitos humanos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do grupo de estudos vinculado ao CNPq intitulado como: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero. Coordenadora e professora do curso de pedagogia da Faculdade Pio Décimo de Canindé do São Francisco – FAPIDE. Professora substituta da Universidade Federal de Alagoas, Campus sertão.

JAILSON BARBOSA COSTA
Mestre em Ciências da Educação pela UNINTER (2013). Especialista em Gestão Escolar pela UFAL (2012). Advogado – OAB/AL 16.213. Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física (1999). Graduação em Ciências/Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca/FUNESA(1994). Professor de Matemática, atualmente assessor técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas – SEDUC. Bolsista FAPEAL/CAPES do ensino médio pelo Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa-Ação para Melhoria na Qualidade da Educação Básica FAPEAL/CAPES articulado com APL horticultura (período 2013/2014). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

JANINE OLIVEIRA CARDEAL
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas. Professora (substituta) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL – campus Arapiraca) e da Rede Municipal de Maceió.

KÁTIA MARIA SILVA DE MELO
Graduada em Pedagogia – UFAL (1995), Especialista em coordenação pedagógica – UFAL (1998), mestre em Educação – UFAL (2003), doutora em Letras e Linguística – UFAL (2010), Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, coordenadora do Projeto “A formação dos profissionais do magistério: os sentidos da docência e da profissionalização docente”.

MANOEL SANTOS DA SILVA
Possui Graduação em Letras pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas (2005), Especialização em Produção de Suínos pela Universidade Federal de Lavras – MG, Pós-Graduado no Curso Lato Sensu da Integração Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Alagoas, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima.

MÁRCIO YABE
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL); especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Alagoas (FAL/Estácio de Sá). É professor titular do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Coordenou o setor de pós-graduação e foi professor de pós-graduação e de graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau (2012 a 2015). Coordenou o Curso Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade Figueiredo Costa (2013 e 2014).

MARIA CLEDILMA FERREIRA DA SILVA COSTA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas – Uneal (2001), Mestre (2011) e Doutoranda em Educação pelo PPGE/CEDU/Ufal. Exerceu a docência tanto na educação básica (1996 a 2004) – redes municipal e estadual – quanto no ensino superior (2004-2015) Uneal. Foi Coordenadora de Gestão de Área de Processos Educacionais – Pibid/Ifal/Capes e assumiu a Coordenação do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores Ifal/Capes. Desde junho de 2015, assume a Chefia do Departamento de Graduação Degrad/Proen/Ifal. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/Ufal). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas educacionais, educação profissional, formação e profissão docente.

MARIA DE FÁTIMA FEITOSA AMORIM GOMES
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, é doutoranda em Educação, na linha de Pesquisa Historia e Política da Educação, pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora do Instituto Federal de Alagoas, no Programa de Educação de Jovens e Adultos e coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Aberta do Brasil/IFAL. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas, controle higiênico-sanitário de alimentos e segurança de alimentos. Membro dos Grupos de Pesquisa: MULTIEJA (PPGE/CEDU/UFAL), GPEPT (IFAL/campus Marechal Deodoro), GPEELT (IFAL).

MARINAIDE FREITAS
Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 2. É coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização do Centro de Educação da UFAL. Faz parte do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos. É membro da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. Docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufal.

OASIAS DE MORAIS JESUS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) – UFAL e Licenciado em História pela mesma instituição. Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.

REINALDO BATISTA DOS SANTOS
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Professor (substituto) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL – campus Arapiraca) e Universidade Estácio-FAL em Maceió.

RICARDO DA SILVA
Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), lotado no Campus Arapiraca. Líder do grupo de Pesquisa: Observatório de Políticas Públicas em Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública. Investiga as Temáticas: Trabalho Docente, Discurso, Políticas Educacionais, Violência, Criminalidade, Qualidade de Vida no Trabalho e Segurança Pública.

SHEYLA KAROLINA JUSTINO MARQUES
Possui graduação em Tecnologia da Produção da Construção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2008), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito CAPES 6) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito CAPES 6) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas – IFAL – Campus Palmeira dos Índios.

SIMONE DA COSTA SILVA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra pelo mesmo programa, tendo desenvolvido pesquisas sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil (IDEB) e seus impactos na gestão pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE). Atuou como professora substituta daquela universidade (2015 – 2017).
É Especialista em Organização Pedagógica da Escola (UNINTER). Graduada em Pedagogia pela UFAL.

TARCIANA ANGELICA LOPES DAMATO
Doutora em Cultura, Deficiência e Inclusão: educação e formação pela Università degli Studi di Roma Foro Italico/Italia. Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI/UFAL). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Faz parte do quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA
Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – CEDU/UFAL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, no período de 01 de junho de 2014 à 01 de fevereiro de 2018. Atuou como discente titular no Colegiado do Curso de Pedagogia – UFAL/Campus Arapiraca, no Biênio 2015-2017. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/CNPq) e atua também como membro no Observatório em Políticas Públicas de Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública (OPPEDHSP/CNPq).

VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS
Atualmente é Professora Substituta na Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Educação Brasileira no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Possui Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Alagoas – UFAL) e é Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

VANIA SILVA DE OLIVEIRA CORDEIRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e especialização em Educação Infantil pelo IBESA (atual UNIRB). Atualmente é professora – Secretaria Municipal de Educação de Maceió. Tem experiência na área de Educação, TIC na escola e gestão. Foi coordenadora na Educação Infantil, Fundamenta I e II e EJAI.