Capa do livro: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA: <br>interfaces com sentimentos de identidade profissional e com profissionalidade docente

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA:
interfaces com sentimentos de identidade profissional e com profissionalidade docente

Autores: Maria da Conceição Valença da Silva

Temos o entendimento de que o exercício da docência foi e é permeado pelas representações sociais dos professores, pelos sentimentos de identidade profissional docente, constituídos por aspectos pessoais, sociais e profissionais de sua trajetória, nomeadamente aqueles utilizados no exercício da profissão, (re)construídos em diferentes tempos e espaços, mediante necessidades, imposições sociais, políticas, econômicas, culturais e institucionais. As relações entre essas interfaces da docência vão sinalizando nuances que podem influenciar na profissionalidade docente, enquanto processo permanente de (re)construção da profissão de professor. Eis que neste estudo buscamos compreender representações sociais de docência na Educação Superior compartilhadas por professores de cursos de graduação de instituições pública e privada, no sentido de analisar suas relações com sentimentos de identidade profissional e com a profissionalidade docente.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3811-4
DOI: 10.24824/978854443811.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 284
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA: <br>interfaces com sentimentos de identidade profissional e com profissionalidade docente
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
Doutora e Mestra em Educação pela UFPE, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. É Vice-diretora do Centro de Educação (Cedu) e professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões (GPEP); Vice-coordenadora do Projeto de Extensão – Reconstruindo Elos. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação em prisões, educação de jovens e adultos, identidade profissional docente e avaliação institucional.