Capa do livro: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: <br> reflexões e contextualizações na sociedade do século XXI

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:
reflexões e contextualizações na sociedade do século XXI

Autores: Jamile Santinello - Andrieli Dal Pizzol - Eliane Marin - Vilma Santos (Orgs.)

O Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE –, em nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro –, conta com a disciplina “Comunicação, Educação e Tecnologia” de responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Jamile Santinello. Os objetivos da teorização dos estudos surgem da necessidade de contextualização do processo de ensino e aprendizagem. Pesquisas, análises e reflexões sobre a influência das convergências midiáticas no processo educativo, resultaram nesta produção científica intitulada: Educação Tecnologia: Reflexões e contextualizações na sociedade do século XXI. Este trabalho propõe reflexão científica acerca das seguintes vertentes: conceitos de tecnologia e seus significados; relações entre as identidades docentes e infanto-juvenis e as Tecnologias da Informação e Comunicação; a inclusão de artistas mulheres no ensino da Arte a distância; ações que convergem no mundo virtual por meio da comunicação em diferentes ambientes; tecnologias digitais e o processo de ensino e aprendizagem; mediação docente e pedagógica frente aos aparatos tecnológicos e ferramentas cognitivas na abordagem construtivista.

Impresso
de R$ 39,98 por
R$ 30,75
Digital
de R$ 37,50 por
R$ 24,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3481-9
DOI: 10.24824/978854443481.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: <br> reflexões e contextualizações na sociedade do século XXI
ANDRÉIA SCHACH FEY
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PPGE/Unicentro (2018-2020). Licenciada em Música pela UEL. Pós-graduada em Ensino da Arte

ANDRIELI DAL PIZZOL (ORGANIZADORA)
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PPGE/Unicentro (2018-2020). Bolsista CAPES. Participa do Núcleo de Estudos sobre Comunicação, Educação e Tecnologia – NECET. Especialista em Docência no Ensino Superior – Universidade Estadual de Londrina – UEL; Educação Especial Inclusiva e Psicopedagogia Institucional – Faculdade São Braz. Graduada em Pedagogia (2013) – Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro.

BIANCA EMANUELLY HORBUS PINHEIRO
Graduada licenciatura em ciências biológicas – Unicentro; Pós-graduação em Gestão Escolar com ênfase em administração – faculdade São Braz. Graduanda de licenciatura em Arte – Unicentro.

CLODOALDO SHREIBER
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PPGE/Unicentro. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade UCP; Gestão Pública – Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG; Educação de Jovens e adultos e Educação em Tempo Integral – Faculdade São Braz; Graduado em Pedagogia – Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro.

ELIANE MARIN (ORGANIZADORA)
Mestranda em Educação (Unicentro/PR-2018-2020). Possui especialização em Ensino da Matemática (2003) e Educação no Campo (2015), graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002). Atualmente é professora – Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED – PR). Participa do Núcleo de Estudos sobre Comunicação, Educação e Tecnologia.

EZILDA DO NASCIMENTO ROCHA
Formada em Artes Visuais pelo centro Universitário de Araras DR. Edmundo Ulson – UNAR. Formada em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP. Pós-graduada em Educação do Campo pela Faculdade São Braz. Arte Educação e Terapia pela faculdade São Braz. Educação a Distância com Ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade São Braz. Intervenção Sócio cultural para contextos Escolares e Não-Escolares pela Universidade Estadual do Centro-Oeste

GRAZIELE POTOSKI
Mestranda em educação pela Universidade Estadual de londrina – UEL Especialista em gestão escolar – Unicentro. Especialista em didática para o ensino superior – UCP – faculdades do centro do Paraná. Graduada em letras pela UCP. Graduada em pedagogia pela Unicentro.

JAMILE SANTINELLO (ORGANIZADORA)
Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ 2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR 2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao ensino (UEM/PR1999). Programa de Formação Pedagógica (CEFET/PR2000). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR 1995-1997). Bacharel em Direito (2014-2018). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do centro-Oeste – Unicentro, no Departamento de Pedagogia e no Mestrado em educação. Membro dos Grupos de Pesquisa autorizados pelo CNPq: Comunicação e Interfaces SocioCulturais – linha: Comunicação e Educação; GETEC – Grupo de estudos e Pesquisa Tecnologia, Educação e Cultura – linha de pesquisa: Tecnologia, Educação e Cultura. GIEDH – Grupo Interdisciplinar de estudos sobre o desenvolvimento Humano – Linha de Pesquisa: processo de Ensino e de Aprendizagem. Avaliadora de Educação Superior e do Sistema Estadual do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia – LECET/Unicentro e do Núcleo de estudos NECET/Unicentro.

JEFFERSON OLIVATTO DA SILVA
Possui graduação em Psicologia – Bacharelado e Formação de Psicólogo pela UNESP/Assis (2000), graduação em Filosofia Licenciatura pela USC-Bauru (1999), mestrado em Educação pela UNESP/Marília Filho (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela UNESP/Marília (2012). Realizou estágio pós-doutorado na UFPR, Programa de Pós-Graduação em Educação (bolsista CNPq, 10/2017) sobre processos educativos no ensino superior com enfoque na Antropologia da Educação. Realizou o estágio de pós-doutorado na UFPR sobre História da Saúde na África e o comportamento social (2013-2014) e pós-doutorado em Educação (UFPR) sobre processos educativos universitários e aprendizagem comunitária negra (2017-2018). Também realizou pós-doutorado em Serviço Social e Política Social na UEL com enfoque em processos educativos de estudantes indígenas na graduação. É docente da Universidade Estadual de Londrina, atuando na Graduação, Dept. Psicologia Social e Institucional, e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro.

LUIZ FERNANDO RIBAS
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PPGE/Unicentro (2018-2020). Pós-graduado em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar (Instituto Dimensão) Graduado em Pedagogia (Faculdade de Telêmaco Borba – FATEB) e em Arte (Centro Universitário Claretiano)

MARGARIDA GANDARA RAUEN
Ph.D. em Teatro, Michigan State University, E.U.A. Docente Senior do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unicentro, na linha de Educação, Cultura e Diversidade. Fundadora e líder do Grupo de Pesquisa em Artes da Unicentro desde 2007. Tem publicações nacionais e internacionais nos campos de artes cênicas e de estudos de gênero aplicados ao ensino de Arte e a processos de criação.

NILSON FERREIRA DE ALMEIDA
Mestrando em Educação Universidade Estadual do Centro Oeste-PPGE/Unicentro. Pós-graduado: Diversidade Escolar Quilombolas, Indígenas e Educação do Campo – Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Graduado em Arte Educação – Unicentro.  Pedagogia:Universidade Cruzeiro do Sul.

OSMIR MARQUES SOUZA
Mestrando em Educação do PPGE pela Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro. Graduado em História – Unicentro.

POLLYANA PITTNER
Graduada em Psicologia pela Faculdade Guairacá. Pós-graduada em Psicologia Clínica pela Faculdade Futura/Faveni. Aluna não-regular do Mestrado em Educação – PPGE, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

VILMA PEREIRA DA LUZ SANTOS (ORGANIZADORA)
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste PPGE/Unicentro (2018-2020). Pós-graduada em Educação e Escola em Tempo Integral: Desafios e Perspectivas (Faculdade Fael/Pr. 2017-2019). Graduada em Pedagogia (Faculdade Santa Amélia/Pr. 2003-2006). Participa do NECET – Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia. Atualmente atua como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa.