Capa do livro: O MODELO PROINFÂNCIA E A ARQUITETURA ESCOLAR: <br>onde as ideias desses projetos se (des) encontram?

O MODELO PROINFÂNCIA E A ARQUITETURA ESCOLAR:
onde as ideias desses projetos se (des) encontram?

Autores: Rosana Iribarrem Monteiro - Silvia Regina Canan

Esse livro resulta de um processo de pesquisa qualitativa que buscou analisar a Política Pública de Educação Infantil – o modelo Proinfância – relacionando este modelo com os indicadores dos Parâmetros Básicos de Infraestrutura para as Instituições de Educação Infantil, a fim de entender até que ponto avançamos em qualidade para um espaço escolar através de um projeto arquitetônico padronizado de escolas para todo o Brasil. Partindo desta inquietação e apoiadas no materialismo histórico, estudamos o nosso objeto de pesquisa: os prédios escolares. Analisamos suas transformações promovidas nos contextos históricos vividos, num olhar que relacionou a Arquitetura Escolar, na perspectiva do ambiente de ensino, do tempo e do espaço no desenvolvimento e aprendizagem da criança. O estudo nos permitiu compreender que este espaço deve ser explorável, transformável e acessível a todos, segundo o que preconiza o documento do Proinfância, mas permitiu, também, perceber que entre o documento e a elaboração dos modelos arquitetônicos, parece haver um distanciamento entre os Arquitetos e os estudiosos do desenvolvimento infantil, o que resulta numa escola que nem sempre atende as necessidades das crianças. As reflexões que esse livro traz poderão servir de parâmetro para novos estudos e proposições na perspectiva de transformarem uma política pública de tanta importância, o Proinfância, numa política que, de fato, atenda às necessidades de desenvolvimento saudável e autônomo das crianças do Brasil.

Impresso
de R$ 118,56 por
R$ 91,20
Digital
de R$ 106,80 por
R$ 68,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3622-6
DOI: 10.24824/978854443622.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O MODELO PROINFÂNCIA E A ARQUITETURA ESCOLAR: <br>onde as ideias desses projetos se (des) encontram?
ROSANA IRIBARREM MONTEIRO
É Arquiteta e Urbanista formada pela UFPEL – Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Educação pela URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

SILVIA REGINA CANAN
É formada em Pedagogia pela UFSM, Mestre em Educação pela UFRGS, Doutora em Educação pela UNISINOS e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.