Capa do livro: APRENDIZAGEM: <br>compreensão, desafios e possibilidades <br> <a href=https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34891-CRV>VER 2ª EDIÇÃO</a>

APRENDIZAGEM:
compreensão, desafios e possibilidades
VER 2ª EDIÇÃO

Autores: Alessandra Gotuzo Seabra - Carlos Alberto Ferri - Lisliê Lopes Vidal - Suzete Araújo Águas Maia (Orgs.)

Aprendizagem: compreensão, desafios e possibilidades é um convite oportuno à reflexão, pois conhecer a forma como ocorre o processo é de fundamental importância para o trabalho pedagógico e para a obtenção de resultados positivos entre os alunos. Em essência, o livro busca abordar os aspectos cognitivos da aprendizagem, considerando especialmente a leitura competente, visto que a capacidade do leitor de interagir com o texto é um dos preditores da aprendizagem. De fato, como apresentado no livro, pesquisas apontam que bons leitores tendem a ter melhor desempenho acadêmico. São abordados também os diversos componentes da leitura, bem como a relação importante entre fluência e compreensão. O livro está dividido em três partes: a primeira busca a compreensão neuropsicológica da aprendizagem, conduzindo-se pela questão de como fomentar componentes cognitivos da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Já a segunda considera os desafios da compreensão da aprendizagem e aprofundamento do conhecimento, questionando a relação entre compreensão e interpretação do texto, em sala de aula, com a aprendizagem nos ensinos fundamental e médio. Encerra-se com a terceira parte propondo processos de inovações e consolidação da aprendizagem e refletindo sobre sua implicação na formação profissional. Portanto, consiste em um importante material de consulta e estudo a professores, pesquisadores e estudantes.

Produto indisponível

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3762-9
DOI: 10.24824/978854443762.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRENDIZAGEM: <br>compreensão, desafios e possibilidades <br> <a href=https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34891-CRV>VER 2ª EDIÇÃO</a>
AFONSO LIGÓRIO CARDOSO
Doutor em Literatura Brasileira e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente trabalho como vice-reitor do UNASP-HT. Também sou membro do corpo editorial das revistas “Acta Científica” (ISSN: 2236-286X) e “Escola Adventista”. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: focalizador e narrador em Guimaraes Rosa, leitura e escrita, intertextualidade, livro didático e liderança.

ALESSANDRA GOTUZO SEABRA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado (1997), doutorado (2000) e pós-doutorado (2001) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da diretoria da ABECiPsi (como presidente passado, biênio 2016-2018), da diretoria do IBNeC-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (como vice-presidente, biênios 2015-2017 e 217-2019) e diretoria do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente, biênio 2013-2015, e atualmente membro do Conselho deliberativo). É Editora Associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.

ANA PAULA SOARES DE CAMPOS
Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Psicopedagoga pela Universidade São Marcos. Especialista em Distúrbios da Aprendizagem pelo CRDA. Pedagoga pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

CARLOS ALBERTO FERRI
É Doutor em Direito (aprovado com nota máxima) – Função Social do Direito (2018) pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP-SP). Mestre em Direito (aprovado com nota máxima) (2014), pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP/SP. Pós-graduado em docência universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho, UNASP-EC. Pós-graduado em Teologia Sistemática Pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho. Tornou-se Bacharel em Direito (2011) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho/SP, UNASP-EC. Professor da Escola Superior da Advocacia (ESA – Mauá). É Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Hortolândia, UNASP-HT. Avaliador de Cursos de Graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep/Mec). Conselheiro da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, ABLIRC. Foi Coordenador-Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho/SP, UNASP no qual também é Professor, é autor e coautor de artigos em revistas científicas e de livros, conciliador judicial credenciado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Campinas. Advogado.

CRERIANE NUNES LIMA
Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pelo UNASP, Engenheiro Coelho (2001). É especialista em Docência Universitária (2004), especialista em Língua Inglesa (2008), tem o curso de bacharelado em Tradutor e Intérprete pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho (2014) e é mestre em Educação pela mesma instituição. É professora titular em regime integral do UNASP-EC, servindo, no momento, como coordenadora dos cursos de Letras Português (presencial e a distância), Letras Inglês e Tradutor e Intérprete. É tradutora port/ingl com experiência na área de Educação e Religião tendo obras traduzidas para a Casa Publicadora Brasileira, Maranatha Volunteers, Review and Herald e General Conference of SDA. É apresentadora do programa semanal 180 Graus: o ponto da virada, na Rede Novo Tempo de Televisão e é autora do livro Caixinha de Surpresas e dos livros didáticos de Língua Inglesa do Fundamental I para a Rede Adventista de Educação, pela editora Casa Publicadora.

CRISTIANE MARX FLOR
É psicóloga (USP) e neuropsicóloga (FMUSP). Fez mestrado em Neurociência Aplicada à Educação na Universidade de Leiden. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com um período de doutorado-sanduíche na Universidade de Syracuse. É bolsista da CAPES.

DAVID MESQUITA DA COSTA
Professor. Doutorando em Psicologia Educacional, com ênfase em Neuropsicologia, pela UNIFIEO, Osasco, SP. Mestre em Metodologias de ensino e graduado em Língua Portuguesa e Literatura. Atualmente leciona nos Cursos de Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, Administração, Comunicação Social e Educação Física no UNASP-SP, desde 1997. Tem experiência na área de Linguagem, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Comunicação, Metodologias de ensino, Psicologia Educacional, Neuropsicologia e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Língua Portuguesa, Literaturas brasileira e portuguesa, leitura e produção textual, metodologia de ensino, métodos, estratégias e técnicas de ensino e educação cristã.

DIANE EIRE BIZO DE ANDRADE
Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Votuporanga. Especialista em Psicopedagogia. Atuou como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio e no Ensino Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP/SP, com as disciplinas de Linguagem Jurídica e Leitura e Produção de Texto.

EDNA ROSA CORREIA NEVES
Atua, há 25 anos, na área organizacional, educacional e da saúde mental em cargos administrativos e de gestão acadêmica; na docência do ensino superior e na supervisão e orientação clínica e organizacional. Possui doutorado pela Universidade de São Paulo – USP (Área: Psicologia Escolar), e mestrado e Especialização em Psicologia e Educação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. É graduada em Psicologia, e Licenciatura em Psicologia, pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. É responsável pela coordenação, e pela implantação de projetos, na área da psicologia organizacional e do trabalho; e da psicopedagogia institucional. Atua em fundamentais influenciadores do desempenho das organizações como: valores, personalidade, motivação, liderança, cultura e clima organizacional e trabalho em equipe e qualidade de vida. Atuou ainda na implantação de Comissões Próprias de Avaliação; na coordenação e na orientação de estágios à formação de professores a escolas públicas; na gestão do Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Jundiaí. Nas coordenações dos cursos de Pedagogia (2006 a 2016) e de Psicologia (desde 2011). Acumula experiência em processos de autorizações de cursos, confecções de Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), além de acompanhar e assessorar docentes nos planejamentos semestrais e anuais; bem como nas avaliações de conteúdo e desempenho; contratações e desligamentos. Trabalha – como consultora de conteúdos – em revisão de materiais didáticos educacionais, em questões de provas e materiais preparatórios aos exames nacionais de cursos (Educação Básica e Ensino Superior), além de atuar em programas de treinamento para docentes e discentes. É autora de capítulos de livros e do Instrumento Psicológico EMA-EF: Escala de Motivação Para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental. Possui longa experiência como docente, ministrando aulas na pós-graduação e na graduação. Dedica-se a pesquisas sobre formação discente e docente, tendo as seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento Humano; Teorias Sócio cognitivas da Motivação para aprendizagem; Estratégias e Autorregulação da aprendizagem; Psicanálise e formação de professores do Ensino Básico e Superior.

ELAINE CRISTINA CARRARO
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009), com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (doutorado sanduíche). Atualmente é professora da Faculdade Adventista de Hortolândia. Tem experiência na área de Sociologia, Metodologia de Pesquisa e Educação e diversidade étnico-racial. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Diversidade Étnica do UNASP/HT.

ELLEN NOGUEIRA RODRIGUES
Professora de Letras e Tradutor e Intérprete no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Possui Doutorado em Educação (PhD in Curriculum and Instruction) pela Andrews University (EUA), com um semestre sanduíche (Visiting PhD Student) na Michigan State University. O título de doutorado foi revalidado no Brasil pela Unicamp como doutorado em educação (área de concentração: ensino e práticas culturais). Possui também mestrado em Inglês (área de concentração: ensino de inglês como segunda língua) pela Andrews University, cujo título foi revalidado no Brasil pela USP como mestrado em letras (área de concentração: estudos linguísticos e literários em inglês). Membro por excelência acadêmica da Honor Society of Phi Kappa Phi (EUA).

HÉLDER DE MELO MORAES
Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL com habilitação em Publicidade e Propaganda e habilitação em Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-1993). Concluiu curso de pós-graduação latu sensu em Administração e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (1998). É mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2002), fez curso de extensão em Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade da Flórida – USA. Atualmente é Professor na graduação e pós-graduação do UNASP – Hortolândia – SP. É aluno do curso de Doutoramento da USP/NOVA LISBOA – Portugal e tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing.

JOÃO FERNANDO LAURITO GAGLIARDI
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Fundação Instituto de Ensino Para Osasco; Coordenador do Programa de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cineantropometria, atuando principalmente nos seguintes temas: composição corporal, avaliação física, avaliação funcional, lactato, antropometria e atletas.

JOSÉ FERNANDO BITENCOURT LOMÔNACO
Graduado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestre e Doutor e Livre Docente em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, onde foi professor do departamento de psicologia da aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade, ministrando disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia escolar e do desenvolvimento humano. É autor de livros, publicou vários artigos teóricos e relato de pesquisa em revistas científicas e orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado. É membro titular da acadêmica de psicologia de São Paulo., por estar na mesma universidade as áreas de interesse: Psicologia da aprendizagem e Psicologia cognitiva com ênfase sobre a formação e o desenvolvimento de conceitos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Membro da Academia Paulista de Psicologia.

KEILA KRÜGER BERTAZZO
Especialista em Didática do Ensino Superior e em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP/SP. Possui experiência na educação básica de mais de trinta anos na docência e na coordenação pedagógica. Atualmente, ocupa a função de coordenadora do Programa de Apoio Psicopedagógico para a Educação Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP/SP.

LARA POGGIO DE ANDRADE
Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e mestranda em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Bolsista CAPES/PROEX-Modalidade II. Atuou como colaboradora do CPN/NANI em TDAH (Centro Paulista de Neuropsicologia/Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar) da Unifesp, e docência no ensino básico e pós-graduação. É psicopedagoga clínica, atuando na avaliação e intervenção de crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem e outros transtornos do neurodesenvolvimento como TDAH. É membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM e dirige seus estudos à área de linguagem, matemática e funções executivas.

LISLIÊ LOPES VIDAL
Profissional com 18 anos de carreira desenvolvida na área educacional, com atuação em cargos administrativos, técnico-pedagógicos e de docência, respondendo pela gestão direta de professores e alunos, englobando aspectos acadêmicos, institucionais e políticos. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP, Universidade de São Paulo (2017). Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP, Universidade de São Paulo (2012). Especialização em Psicopedagogia – UNASP, Centro Universitário Adventista de São Paulo (2007). Graduação em Pedagogia – UNASP, Centro Universitário Adventista de São Paulo (2000). Vivência na assessoria pedagógica e coordenação de cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação na área de Psicopedagogia, atuando como facilitadora nos processos acadêmicos internos e de mudanças/adequações institucionais. Acompanhamento pedagógico completo, assegurando eficiência na utilização das soluções educacionais e em aspectos relacionados ao desenvolvimento da instituição de ensino. Responsável pelo desenvolvimento e formação continuada dos educadores, acompanhando planos de ensino, avaliações de conteúdo e dos docentes, desenvolvimento dos docentes, avaliações de desempenho, contratações e desligamentos. Experiência como docente, ministrando aulas na pós-graduação, graduação e ensino básico. Linhas de Pesquisa: Ciclo Motivacional: Orientações motivacionais; Crenças de auto eficácia e atribuição de causalidade; Dificuldades de aprendizagem; Estratégias de aprendizagem e Metacognição; Processamento de Informação Humana e Aprendizagem; Teorias Sócio cognitivas da motivação para aprendizagem e Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem.

MAGDA JACIARA ANDRADE DE BARROS
Graduação em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia, UNASP (2007), Especialização em Ciência do Treinamento Faculdade Adventista de Hortolândia, UNASP (2008). Mestrado em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ/FAPESP (2014). Doutoranda na Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP/ Campinas (2018), Coordenadora da FATI – Faculdade da Terceira Idade, (UNASP /HT), Coordenadora da Pós-Graduação em Personal Training (UNASP /HT), docente Universidade Adventista (UNASP/HT), nos cursos de Educação Física e Pedagogia, docente na Pós-Graduação em Psicomotricidade (UNASP/ EC). Membro do grupo de Pesquisas em estudos pedagógicos em Educação Física Escolar, GEPED (UNASP /HT). Pesquisadora no Centro de Investigação em Pediatria – CIPED – UNICAMP/ Campinas.

SILVIA CRISTINA DE OLIVEIRA QUADROS
Pós-doutorado em Educação pela FE/USP. Doutora em Letras: Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH/USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP/USP. Experiência em docência na educação básica e superior, as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Produção de Textos, Literatura Infantil, Aquisição da Linguagem, além de vivência em gestão acadêmica, passando por cargos de coordenação de curso de graduação, direção acadêmica e pró-reitoria acadêmica. Realiza estudos e pesquisa sobre o ensino de língua materna e diversidade étnico-racial, com publicações nesses temas. Atualmente ocupar a função de docente e Pró-reitora acadêmica associada no Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP/SP.

SUZETE ARAÚJO ÁGUAS MAIA
Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Educação e pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP. Pós-graduada em Didática e Prática de ensino pela Universidade de Genebra, Suíça. Tem 27 anos de experiência na área de Educação, atuando como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental I, Coordenadora pedagógica, professora de Ensino Superior no curso de Pedagogia. Orientadora de TCC, supervisora regional, gestora escolar e autora de material didático. Atualmente é diretora acadêmica de graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Hortolândia.