Capa do livro: (INTER)CULTURA E LINGUA(GEM)

(INTER)CULTURA E LINGUA(GEM)

Autores: Hélvio Frank de Oliveira - José Elias Pinheiro Neto - Luciana Cristina de Sousa Ribeiro - Sara Caroliny Pires (Orgs.)

Fruto de pesquisas desenvolvidas por discentes em parcerias com docentes do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás, o livro (Inter)cultura e Lingua(gem) apresenta discussões sobre aspectos linguísticos e literários de linguagem integrados a diferentes contextos: sociais, culturais, educacionais, ficcionais, artísticos etc. Sob forma de repertório reflexivo docente, os trabalhos aqui apresentados acenam possibilidades de se inter-relacionarem diferentes áreas do conhecimento para a problematização de questões que têm como foco a relação entre cultura e linguagem. O resultado é a interação celebrada em diferentes perspectivas – teóricas e metodológicas –, traduzida na ousadia das organizadoras e organizadores em unir aquilo que nossa tradição científica sempre insistiu em fragmentar em termos de manifestação social de linguagem: a interculturalidade. Ao se enveredar pelos textos pertencentes a esta coletânea, que cada leitor/a possa desvelar o volume e a potencialidade exercidos pela linguagem na vida!

Prof. Dr. Hélvio Frank de Oliveira

Impresso
de R$ 56,40 por
R$ 49,20
Digital
de R$ 56,40 por
R$ 39,48

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3642-4
DOI: 10.24824/978854443642.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

(INTER)CULTURA E LINGUA(GEM)
ALINE DE ASSIS RODRIGUES DO AMARAL MUNIZ
Possui graduação em letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2010). Especialização pela (UEG) Universidade Estadual de Goiás, graduada em direito pela Evangélica Campus – Ceres. Mestranda em língua, literatura e interculturalidade pela (UEG) Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás. Atualmente é professora – Colégio Álvaro de Mello, Raça – Pré-Enem.

ÂNGELA MARIA ÁLVARES LAPIDUS
Psicologia, Especialização, Licenciatura e Bacharelado (PUC-GO); mestranda POSLLI- UEG.

CAMILA DOS PASSOS ARAÚJO CAPPARELLI
Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina. Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2017) pela mesma instituição e Campus. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

DÉBORAH MAGALHÃES DE BARROS
Graduada em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela (UEG) Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1999). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2011). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora titular de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, onde atua como diretora de Campus (2018-2021). Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. Coordenadora adjunta, no diretório do CNPq, do Grupo de Estudos Funcionalistas.

EDUARDO BATISTA DA SILVA
Prof. Dr. Eduardo Batista da Silva. Universidade Estadual de Goiás. Professor no Programa de Pós-Graduação Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Professor na Licenciatura em Letras da UEG/Campus Morrinhos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Lexicologia, Linguística de Córpus e Estatística Lexical.

ÉMILE CARDOSO ANDRADE
Doutora em Literatura (2011) e mestre em Teoria literária pela Universidade de Brasília (UnB), possui graduação Letras Português pela mesma universidade (2002). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás inscrita no POSLLI – Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade – Campus Cora Coralina. Atua nas linhas de pesquisa que envolvem literatura e outras artes, literatura e mídias contemporâneas e literatura e história. Possui projeto de pesquisa na linha: Literatura, imagens e interculturalidades e é coordenadora do GPTEC Grupo de Pesquisa em Imagens técnicas (CNPq) desde 2011. Foi coordenadora da Pós-Graduação lato sensu em Literatura e mídias contemporâneas pela UEG Universidade Estadual de Goiás campus Formosa (2016/2017). Foi coordenadora de PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência desde 2012 a 2018 e desenvolveu projetos de leitura e escrita em novas mídias em escola pública do município de Formosa, Goiás.

FÁBIO JÚLIO DE PAULA BORGES
Licenciado em Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Inhumas. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, tendo como eixo Estudos Literários e Interculturalidade.

GUILHERME FIGUEIRA BORGES
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2006). Mestrado (2010) e doutorado (2014) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Atualmente, é Docente de Ensino Superior Doutor (DES IV) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Campus Morrinhos, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em: Língua, Literatura e Interculturalidade; (POSLLI/UEG). Está credenciado, também, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG Catalão). É coordenador do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzsche; (GEDIN/UEG/CNPq). E desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise do Discurso francesa; Diálogos entre as Teorias do Discurso e as Teoria(s) de Nietzsche.

HÉLVIO FRANK DE OLIVEIRA
Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília, e professor dos Programas de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (Goiás) e em Educação, Linguagem e Tecnologias (Anápolis) da Universidade Estadual de Goiás. Participante do Grupo de Pesquisa “Perspectivas linguísticas contemporâneas sobre identidade, subjetividade e conhecimento”, regularmente cadastrado no DGP/CNPq.

JACQUELINE DE JESUS SILVA FERNANDES
Graduada em Licenciatura em Letras: Português/Inglês – UEG – Faculdade de Filosofia “Cora Coralina” (1999). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2013). Pós-Graduada em Língua Portuguesa: texto, discurso e ensino. UEG/ POSLLI – Campus “Cora Coralina “– Goiás (2017-2018) Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade- UEG/ POSLLI – Campus “Cora Coralina” – Goiás (2018-2020), Professora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação de Goiás. Bolsista da CAPES/FAPEG.

JANE ADRIANE GANDRA
Doutorou-se em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo – USP em 2012. Em 2015, concluiu o pós-doutoramento em Literatura Portuguesa pela Universidade Católica Portuguesa (UCP-Braga/Portugal). Desde 2017, participa como membro do corpo docente do Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI – Campus Cora Coralina/UEG). Durante a sua atuação docente, desenvolve pesquisas sobre autores lusófonos de oitocentos, em destaque para os não canônicos e de autoria feminina. É autora de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas.

JOSÉ ELIAS PINHEIRO NETO
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP-2017). Professor na Universidade Estadual de Goiás / Campus Itapuranga e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua Literatura e Interculturalidade (POSLLI).

JULYA COSTA SIQUEIRA
Desde 2018, é aluna da Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade/POSLLI da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, desenvolvendo o projeto de pesquisa sobre Stela Maris Rezende. Concluiu Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infantil e Juvenil: Práticas de leitura e ensino pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Pires do Rio em 2016. Cursou uma complementação pedagógica em Pedagogia pela IESA em 2017. E em 2015, licenciou-se em Letras-Português e Inglês e suas respectivas literaturas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infanto juvenil, atuando principalmente com os seguintes temas: Literatura Brasileira, Infância, Literatura infanto juvenil.

KYSSILA MELO
Universidade Estadual de Goiás (POSLLI/Campus Cora Coralina) Goiás-GO. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI, UEG/Campus Cora Coralina).

LOURDES DIVINA ORTIZ DE CAMARGO
Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina da Cidade de Goiás (1997). Pós-Graduada em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (1998). Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). LP – Estudos Literários e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás/UEG – Campus Cora Coralina. Atualmente é Professora na Secretaria de Estado de Educação de Goiás.

LUCIANA CRISTINA DE SOUSA RIBEIRO
Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás – Campus Cora Coralina. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2016). Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade Montes Belos (2013). Graduação em Letras – Português e Inglês (2009) pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Cora Coralina. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, ocupante do cargo de Assistente em Administração, lotada no Campus Cidade de Goiás.

MÁRCIA MARIA DE MELO ARAÚJO
Pós-doutora com o projeto "As imagens femininas na lírica galego-portuguesa", sob supervisão da professora catedrática Doutora Maria Laura Bettencourt Pires do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Pós-doutora com o projeto "Fontes e influências disseminadoras da representação da mulher na literatura medieval: em defesa da mulher", pela Universidade Federal de Goiás. Doutora e Mestre em Letras e Linguística na área de Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Letras e Licenciada em português pela Universidade Federal de Goiás. Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP). Atualmente desenvolve pesquisas na área de literatura, com projetos de pesquisa sobre a representação da mulher, literatura medieval, ensino de literatura, leitura e formação do leitor literário.

MARÍLIA SILVA VIEIRA
Professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG/Cora Coralina), onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI – do qual é coordenadora). Editora-chefe da Revista Coralina, vinculada ao POSLLI, e membro do corpo editorial da Revista Sapiência (UEG). É pós-doutora em Letras (2018) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), doutora em Letras (2016) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estudos de Linguagens (2011) e licenciada em Letras Português/Espanhol (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos, Dialetológicos e Discursivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESDD – UEMS). Tem interesse pelos seguintes temas: português Brasileiro; Sociolinguística Variacionista; Sociolinguística Educacional e Dialetologia.

REGINA BARBOSA TRISTÃO
Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade, (POSLLI) na Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, GO, e especialista em Docência Universitária (Fabec 2012). Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2004). Atualmente é professora – Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Hugo. Tem experiência na área de Letras, atuando nas linhas de pesquisa dos seguintes temas: wilderness, topofilia, preservação ambiental, identidade, Ecoativismo, Ecocrítica, literatura estrangeira, história do Oeste dos Estados Unidos, Edward Abbey, espaço e paisagem. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

SARA CAROLINY PIRES
Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade, (POSLLI) na Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, GO, e especialista em Docência Universitária (Fabec 2013). Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Atualmente é professora – Colégio Estadual José Marcelino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, abrangendo interpretação, produção de texto e Literatura Brasileira, atuando nas linhas de pesquisa dos seguintes temas: identidade, memória, trauma, solidão e Holocausto. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

SUELI PAIVA DOS SANTOS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) – UEG UnU Cidade de Goiás (2018). Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Ensino – UEG Campus Inhumas (2017). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação para Jovens e Adultos (EJA) UFG Campus Cidade de Goiás Unidade Sant’Ana (2016). Especialização Lato Sensu em Docência do Ensino Superior nas Novas Tecnologias – FTP – Faculdade de Tecnologia de Palmas – TO. Graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás – UnU Cidade de Goiás (2014). Atualmente é professora do Ensino Fundamental 1, 2 e do Ensino Médio – Cidade de Goiás/GO. Campo de pesquisa voltado para a Análise do Discurso, Gêneros Discursivos e Identidade.

THAÍS LOPES SOARES
Aluna no programa de mestrado pelo POSLLI (Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade); graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela FAESPE (Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007). Pós-graduada em Letramento Informacional pela Universidade Federal
de Goiás (2018), pós-graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013), pós-graduada – Graduada em gestão financeira pela Uni evangélica (2011). Docente na Universidade Estadual de Goiás, Campus Goianésia; Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP).