Capa do livro: PRINCESAS: <br>produção de subjetividade feminina no imaginário de consumo

PRINCESAS:
produção de subjetividade feminina no imaginário de consumo

Autores: Paola Zordan

“Era uma vez...” Um livro se abre. Um filme começa. Uma história conta dificuldades e superações. Uma figura se torna o espelho para uma criança cuja identidade está em formação. Enredos seculares, imagens cativantes, canções que emocionam: tudo é feito para arrebatar. Personagens com os quais nos identificamos formam nosso ideal de “eu”. Por mais de cinquenta anos, Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida ensinaram várias gerações que uma princesa, a moça perfeita, modelo de ser, é nobre, boa, cuidadosa, amiga, prestativa, bela e asseada. Perguntar por que meninas, e alguns meninos, querem ser “princesas”, é pensar o que induz as pessoas a almejarem determinados modos de vida, mesmo quando inatingíveis. Desde os anos 1980, analisar como produções criam mitos subjetivos se torna uma relevante pauta educacional e os estereótipos, modelos de ser e viver, passam a ser discutidos. Personagens acabam sendo reinventados porque padrões mudam. Princesas ogras, princesas sem príncipes, princesas indígenas, princesas sereias, princesas africanas, princesas que amam bibliotecas: ainda assim as princesas continuam indo para cozinha, as princesas são obrigadas a arrumar bagunça, princesas não podem deixar de esfregar o chão. Princesas têm muitas cores de pele, mas ainda são prioritariamente magras, ágeis e esguias, se apresentam como vencedoras que superam desafios, companheiras fiéis e jovens cheias de “encanto”. Apesar das figuras variarem, as lições continuam as mesmas. Aprender a lição é descobrir o “felizes para sempre”.

Impresso
de R$ 43,08 por
R$ 35,88
Digital
de R$ 43,08 por
R$ 30,16

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3449-9
DOI: 10.24824/978854443449.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PRINCESAS: <br>produção de subjetividade feminina no imaginário de consumo
PAOLA ZORDAN
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paola Zordan se formou artista plástica, depois Doutora em Educação. Trabalha com a formação de professores de Arte, artistas visuais e historiadores. Tem publicações e exposições artísticas nas margens das grandes mídias, nas quais desenvolve poéticas transversais junto a pesquisas que pensam o corpo, as imagens e as ortodoxias em torno do que é ser mãe, professora, artista e performer.