Capa do livro: O CONCEITO SARTREANO DE AUTONOMIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE

O CONCEITO SARTREANO DE AUTONOMIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE

Autores: Maria José Moreira

Este livro apresenta o conceito de autonomia a partir da teoria sobre a liberdade de Jean-Paul Sartre e, em seguida, a prática pedagógica é analisada a partir dos princípios e dos saberes necessários à prática educativa, propostos por Paulo Freire na pedagogia libertadora, à luz do conceito sartreano de autonomia. Apresenta as condições a priori para o exercício da autonomia e as relações que o ser humano estabelece na sua existência – o que possibilita a aprendizagem e as vivências das ações autônomas. Esta situação comportamental de liberdade e autonomia é vivenciada ao mesmo tempo pelos indivíduos e tem várias implicações. Por isso, num segundo momento, a autonomia é contextualizada na perspectiva do Outro que se encontra na mesma situação de autonomia, ou seja, no âmbito das relações humanas. Para aplicar os conceitos expressos, a autonomia é analisada na instituição educacional e, posteriormente, a análise é centrada especificamente na prática pedagógica, mostrando como esta contribui para o desenvolvimento da autonomia

Impresso
de R$ 63,43 por
R$ 53,83
Digital
de R$ 63,43 por
R$ 44,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3631-8
DOI: 10.24824/978854443631.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O CONCEITO SARTREANO DE AUTONOMIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE
MARIA JOSÉ MOREIRA
Doutora em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação, Especialista em Filosofia e graduada em Filosofia. Publicações nacionais e internacionais das quais o livro Raízes Filosóficas na leitura do pensamento de Paulo Freire, o Capítulo “A formação do docente: uma análise na perspectiva da autonomia” do livro A pesquisa no curso de Mestrado em Educação e a produção acadêmica dos novos mestres: reflexões para o estudo da educação básica, ambos pela editora CRV, e, um dos seus principais artigos, “Análise da prática pedagógica na perspectiva da autonomia em Sartre e Freire”, Revista Filosofia e Educação, e “Educação: um projeto humano; aproximações do pensamento de Freire ao pensamento de Mounier”, apresentado nos anais do 7º Congresso Internacional de
Educação Superior realizado em Cuba, a Comunicação proferida na 3ª Conferência de Doutorandos da Universidade Nova de Lisboa em Portugal: “O conceito de autonomia em Jean-Paul Sartre”, e outros. Professora particular de Metodologia Científica, atuando na revisão e orientação de tese de doutorado, dissertação de mestrado, projetos de investigação etc. Experiência profissional como docente em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-Graduação, como Diretora pedagógica e Formadora de Professores.