Capa do livro: HISTÓRIA LOCAL: <br> a cidade na tessitura da pesquisa acadêmica

HISTÓRIA LOCAL:
a cidade na tessitura da pesquisa acadêmica

Autores: Tauã Carvalho de Assis - Suely Lima de Assis Pinto - Márcia Santos Anjo Reis (Orgs.)

“História local: a cidade na tessitura da pesquisa” explora o conceito de história local, sua contextualização no ensino e na pesquisa e como as pesquisas de pós-graduação se constituem em fontes viáveis para o trabalho com a temática.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3409-3
DOI: 10.24824/978854443409.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HISTÓRIA LOCAL: <br> a cidade na tessitura da pesquisa acadêmica
CAROLINA OLIVEIRA E OLIVEIRA
Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e coordena a Seccional do Centro de Informação, Documentação e Arquivo – Cidarq/UFG/REJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação básica, ensino superior e Gênero.

HALLINE MARIANA SANTOS SILVA
Possui doutorado em Educação pela UnB, atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Educação Infantil e graduação em Pedagogia, ambas pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Gênero e Juventude.

JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP e pós-doutorado em Educação pela USP. É Professor Titular da UFG. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – UFG, mestrado em Educação pela UFG. É presidente da ANPAE – Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017 e 2017-2019). Integrou o Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais – DRI/CAPES (2016 a 2018). É líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e História da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. É membro do Conselho Científico do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Foi membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq – CA/Ed (2013-2016). Foi coordenador da Rede de Pesquisa Universitas/Br (2014-2016). Foi coordenador do Projeto Casadinho – CNPq/Procad Capes (UFG/USP): Expansão da educação superior e produção do conhecimento: financiamento, gestão e avaliação (2013-2016). Foi Coordenador do Projeto de Pesquisa Procad/Capes UFG/UFPE: Políticas Públicas e reconfiguração do campo da educação superior: Programas, Projetos e Ações (1995-2010). Coordenou o DINTER PPGE/UFG-UEG (2015-2016). Integrou a Câmara de Assessoramento da Área de Ciências Humanadas da FAPEG. É membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Inter-Ação (UFG), Jornal de Políticas Educacionais (UFPR), Revista Educação em Questão (UFRN), Revista Ver a Educação (UFPA), Revista Eletrônica de Educação (UFSCar) e Revista Transmutare. Foi vice-presidente da Anped (2010-2013). Foi Coordenador do GT Políticas de Educação Superior da Anped (entre 2006 e 2009). Foi Coordenador de Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG (entre 2006 e 2009). Foi Diretor de Pesquisa da Anpae (2007 a 2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e gestão da educação superior; gestão escolar; formação e profissionalização docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B – CA ED – Educação.

MÁRCIA SANTOS ANJO REIS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG), mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialista em Ensino Superior pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Sanitarismo Básico pelo Instituto de Atualização Profissional e Assessoramento Ltda (IAPA), licenciada em Ciências pelas Faculdades Integradas de Uberaba (FIUBE), licenciada em Matemática  pelas Faculdades Integradas de Uberaba (FIUBE), bacharel em Ciências Econômica e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). Docente do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (UFG/REJ) e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG – Câmpus Jataí, na linha de pesquisa – Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática. Membro do Núcleo de Estudos Sociedade Educação e Cultura (NESEC) – cadastrado no diretório dos grupos de pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação básica e em formação inicial e prática docente, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de ciências, educação sexual, educação ambiental, educação básica, políticas educacionais, formação de professores, ensino superior.

RENATA MACHADO DE ASSIS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/UFMG), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (Esefego) e bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Docente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Vice-líder do grupo Núcleo de Estudos Sociedade Educação e Cultura (Nesec) e membro do grupo Multidisciplinaridade e Saúde, cadastrados no diretório dos grupos de pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação básica e em formação inicial e prática docente, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Física, educação básica, políticas educacionais, estágio e formação de professores, inclusão, ensino superior e práticas corporais.

ROBERTA COSTA ROCHA
Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí. Graduada em Geografia, modalidade licenciatura pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança-MG.

SINARA ROSA CARVALHO E SILVA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando no Ensino Superior, principalmente nos seguintes temas: educação, formação e cultura.

SUELY LIMA DE ASSIS PINTO
Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, desde 1990. Membro dos grupos de pesquisas Interartes-processos e sistemas interartísticos e estudos de performance e do Núcleo de Estudos Sociedade Educação e Cultura (NESEC) – cadastrados no diretório dos grupos de pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SUZANA RIBEIRO LIMA OLIVEIRA
Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG-IESA), mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG-REJ), graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG-REJ). Docente do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG/UFG/IESA). Pesquisadora na área de ensino de Geografia, formação de professores em Geografia e identidade(s) docente(s) geográfica(s).

TAUÃ CARVALHO DE ASSIS
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor Substituto da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí no Curso de Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE). Foi Secretário-Executivo do Conselho Municipal de Educação de Jataí-GO. Foi Diretor do Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos. Atua principalmente com os temas: educação básica, processos de ensino e aprendizagem, ensino de história local, ensino de língua inglesa, escola de tempo integral, planejamento educacional e políticas educacionais.