Capa do livro: EDUCAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA: <br> ancores iniciais da pesquisa nos cursos de pós-graduação (stricto sensu) nas instituições de ensino superior paranaenses de 2005 a 2015

EDUCAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA:
ancores iniciais da pesquisa nos cursos de pós-graduação (stricto sensu) nas instituições de ensino superior paranaenses de 2005 a 2015

Autores: Najla Mehanna Mormul - Mafalda Nesi Francischett - Rosana Cristina Biral Leme (Orgs.)

A inadmissão de que a pesquisa contribui na formação profissional do professor revela uma falta de reconhecimento das pesquisas neste campo de conhecimento. Isto demonstra a problemática que este livro visa elucidar, uma vez que os autores entendem que discutir formação de professores e ensino de Geografia é algo imprescindível à especificidade da profissão; torna-se importante repensar cotidianamente sobre o papel e o valor do ensino de Geografia. Assim, por meio deste livro, buscou-se identificar a produção acadêmica no Ensino de Geografia e Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Geografia das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Centro Oeste e Universidade Federal do Paraná no período de 2005 a 201 5. Com isso, almejou-se dar visibilidade às pesquisas e demonstrar suas contribuições tanto para o meio acadêmico quanto para a educação básica.

Impresso
de R$ 58,75 por
R$ 45,19
Digital
de R$ 54,84 por
R$ 33,89

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3532-8
DOI: 10.24824/978854443532.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA: <br> ancores iniciais da pesquisa nos cursos de pós-graduação (stricto sensu) nas instituições de ensino superior paranaenses de 2005 a 2015
BRUNO SAGGIORATO
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, turma 2013/2016. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, na Linha de Pesquisa & Educação e Ensino de Geografia; (2017/2018), e Professor da Educação Básica – GEOGRAFIA na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Mato Grosso (SEDUC-MT) desde 30/05/2018, em exercício na Escola Estadual Prof.ª Nadir de Oliveira desde 5/06/2018. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia.

MAFALDA NESI FRANCISCHETT
Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Centro Oeste do PR e Universidade de Campinas (1997). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2008. Pós-doutorado em Geografia pela Unicamp no ano de 2009. Professora Associado – nível C, desde março de 2015 (Portaria nº 1496/2015-GRE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, educação tecnológica, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia, orientadora da Linha Educação e ensino de Geografia. Orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia desde 2001. Coordenadora de projeto PIBID de 2012-2014; colaboradora do projeto PIBID de 2014-2016. Líder do Grupo e Laboratório de Pesquisa RETLEE desde 2002. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste – Francisco Beltrão/PR. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica de Geografia na Unioeste/FB/ 2018.

NAJLA MEHANNA MORMUL
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Especialização em Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio Ambiente pela mesma Instituição. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM – Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM – Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Atuou como professora da educação básica de 2002 a 2010. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia (GPEG) da Universidade Estadual do Oeste de Paraná (Unioeste) campus de Francisco Beltrão. Membro do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (UEM). Professora-pesquisadora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Francisco Beltrão. Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid/subprojeto de Geografia desde 2011. Coordenou Estágio Supervisionado em Geografia (2010 a 2016) e orienta Estágio Supervisionado em Geografia. Possui experiência na área de educação, ensino de Geografia e pesquisa os seguintes temas: ensino de Geografia, formação de professores de Geografia, Didática e Geografia escolar e aborda a Geografia da população voltada, especialmente, ao ensino e aprendizagem em Geografia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, desde 2017.

JALME SANTANA DE FIGUEIREDO JUNIOR
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, turma 2013/2016. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, na Linha de Pesquisa & Educação e Ensino de Geografia; (2017/2018), e Professor da Educação Básica – GEOGRAFIA na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Mato Grosso (SEDUC-MT) desde 30/05/2018, em exercício na Escola Estadual Prof.ª Nadir de Oliveira desde 5/06/2018. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia.

ROSANA CRISTINA BIRAL LEME
Possui graduação em Geografia – Licenciatura Plena [Pres. Prudente] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Geografia [Pres. Prudente] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Geografia [Pres. Prudente] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, planejamento ambiental, ensino de geografia e educação ambiental.