Capa do livro: AVALIAR PARA APRENDER NO BRASIL E EM PORTUGAL: <br>perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento <br>Série Temas em Currículo, Docência e Avaliação <br>Volume 6

AVALIAR PARA APRENDER NO BRASIL E EM PORTUGAL:
perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento
Série Temas em Currículo, Docência e Avaliação
Volume 6

Autores: Alice Casimiro Lopes - Elizabeth Macedo (Coord.) Maria Isabel Ramalho Ortigão - Domingos Fernandes - Talita Vidal Pereira - Leonor Santos (Orgs.)

Discursos em defesa da promoção da qualidade de ensino têm orientado a intensificação de políticas de avaliação pelo mundo, a partir das quais se multiplicam programas e mecanismos de avaliação em todos os níveis e campos dos sistemas educativos. São políticas marcadas por mecanismos indutores e garantidores da qualidade que associam currículo, avaliação e responsabilização como eixos articuladores. Motivados por estes cenários pesquisadores brasileiros e portugueses, reunidos nesta obra, apresentam contribuições formuladas a partir de abordagens teóricas/metodológicas diferenciadas que possibilitam aos leitores, em especial aqueles que se iniciam nessas discussões, a avançarem no processo de compreensão/apropriação da complexidade que envolve a avaliação educacional. São estudos que se inserem em um movimento de retomada da investigação sobre a avaliação escolar como processo que deve pressupor a relação entre docentes e discentes.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3463-5
DOI: 10.24824/978854443463.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO..........................................................................................11
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Domingos Fernandes
Talita Vidal Pereira
Leonor Santos


DISCUSSÃO DE QUESTÕES ESSENCIAIS


AVALIAÇÃO FORMATIVA: uma prática para a aprendizagem .....................19
Jorge Pinto
DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À AVALIAÇÃO PARA AS
APRENDIZAGENS EM DOCUMENTOS DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO DO DISTRITO FEDERAL ..............................................................45
Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Sílvia Lúcia Soares
AVALIAÇÃO EM DEBATE COM FUTUROS PEDAGOGOS:
lembranças da trajetória escolar .....................................................................67
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Renata Leite de Oliveira
Graciane de Souza Rocha Volotão
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGENS NO ENSINO SUPERIOR:
um perfil por professores em formação continuada ........................................83
Isabel Cristina Rodrigues de Lucena
Franciney Carvalho Palheta
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: uma análise das políticas de
avaliação na educação básica no Brasil .........................................................99
Assis Leão da Silva
Alfredo Macedo Gomes
AVALIAÇÃO DA ESCOLA E AVALIAÇÃO NA ESCOLA:
ambivalências do discurso sobre a (não) aprendizagem
das crianças ..................................................................................................115
Maria Teresa Esteban


CONTRIBUTOS PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA


PARA UM ENQUADRAMENTO TEÓRICO DA AVALIAÇÃO
FORMATIVA E DA AVALIAÇÃO SUMATIVA DAS
APRENDIZAGENS ESCOLARES..............................................................139
Domingos Fernandes
REFLEXÕES EM TORNO DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA.....................165
Leonor Santos
CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE ENSINO
E APRENDIZAGEM.....................................................................................191
Carlos Manuel Folgado Barreira
AVALIAÇÃO DAS (PARA AS) APRENDIZAGENS DAS QUESTÕES
TEÓRICAS ÀS PRÁTICAS DE SALA DE AULA........................................219
António Borralho
Marília Cid
Isabel Fialho


PERSPECTIVAS PARA UMA AMPLIAÇÃO DO CAMPO


PARA REATUALIZAR A SOCIOLOGIA DA AVALIAÇÃO ..........................241
Almerindo Janela Afonso
(DES)SEDIMENTAR SENTIDOS DE AVALIAÇÃO PARA
POSSIBILITAR PROCESSOS DE AVALIAÇÃO MAIS
JUSTOS E RESPONSÁVEIS. ....................................................................257
Talita Vidal Pereira


SOBRE OS AUTORES................................................................................273

ALFREDO MACEDO GOMES
PhD em Educação pela University of Bristol. Professor Associado do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é diretor do Centro de Educação da UFPE. Tem formação e experiência de pesquisa na área de políticas da educação superior, com ênfase nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas da educação superior.

ALMERINDO JANELA AFONSO
É Sociólogo, Doutor em Educação e Professor Associado da Universidade do Minho (Portugal), desde 1985. Tem investigado e lecionado nas áreas da sociologia da educação, políticas educativas, políticas sociais, sociologia do currículo e da avaliação, avaliação de políticas de educação e formação, e organização e administração escolar. Na universidade exerceu vários cargos de gestão e coordenação científico-pedagógica, tendo tido participação em diferentes órgãos académicos (Senado Universitário, Assembleia da Universidade, Conselho Científico, Conselho Pedagógico, Vice-Presidência do Instituto de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Educação…). Professor visitante em algumas universidades estrangeiras, tem participado em inúmeros congressos nacionais e internacionais, quer como membro dos conselhos científicos ou comissões organizadoras, quer como conferencista. Em 2011 foi Visiting Academic no Instituto de Educação da Universidade de Londres. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação e membro de várias organizações científicas internacionais. Tem vários livros publicados e dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras, tendo recebido o prémio “Rui Grácio”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela obra Políticas Educativas e Avaliação Educacional. Para uma análise sociológica da reforma educativa em Portugal, 1985-1995 (Braga: Universidade do Minho, 1998). Entre muitos outros, é autor do livro Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação (São Paulo: Cortez, 2012, 5ª ed.) e coorganizador de Olhares e Interfaces. Reflexões críticas sobre a avaliação (São Paulo: Cortez, 2010).

ANTÓNIO BORRALHO
Doutor em Ciências da Educação e professor auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora (UE) (Portugal). Tem desenvolvido investigação e ensino na área da avaliação educacional (aprendizagens e docentes), na didáctica e formação de professores de Matemática. Tem publicado artigos de carácter científico nestas áreas sob a forma de capítulos de livros e em revistas nacionais e internacionais.

ASSIS LEÃO DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional Brasil. Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

BENIGNA MARIA DE FREITAS VILLAS BOAS
Professora emérita da Universidade de Brasília; doutora e pós-doutora em Educação; coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico; possui livros e artigos publicados sobre avaliação, organização do trabalho pedagógico e formação de professores.

CARLOS MANUEL FOLGADO BARREIRA
Doutor em Ciências da Educação na especialidade de Formação de Professores. Professor na Faculdade de Psychologies e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Desenvolve atividade de investigação e ensino nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Participa como perito no programa de Avaliação Externa de Escolas e como investigador responsável no projeto Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, no âmbito do consórcio entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta. Atualmente é membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

DOMINGOS FERNANDES (ORG.)
Professor catedrático de Avaliação Educacional e investigador integrado da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Presentemente, é coordenador da Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação e ainda dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Educação na especialidade de Avaliação em Educação. Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Teoria da Avaliação, a Avaliação de Projetos e Programas, a Avaliação de Políticas Públicas de Educação e a Avaliação das (e para as) Aprendizagens. Tem sido professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia.

FRANCINEY CARVALHO PALHETA
Graduação em Física Bacharelado (2001) e Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal do Pará (1998). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI/UFPA) e doutorando na mesma instituição. Professor Assistente da Universidade Federal do Pará. Professor da Secretaria Estadual de Educação do Pará (até 2009). Professor da Universidade Estadual do Pará (2002-2007). Professor de Física e Cálculo do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, na formação de bacharéis em Ciências Náuticas e Máquinas para a Marinha Mercante do Brasil (2006-2009). Planetarista do Planetário do Pará e coordenador do Ano Internacional da Astronomia (2009). Universidade Federal Rural da Amazônia como professor de Física, Cálculo e Computação. Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da SEDUC-PA (2013-2014). Coordenador do Núcleo de Astronomia da UFPA (NASTRO - Atual). Membro do Conselho Estadual de Educação do Pará (2014-2019). Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas / IEMCI / PPGECM.

GRACIANE DE SOUZA ROCHA VOLOTÃO
Professora supervisora educacional da Rede Municipal de São Gonçalo e supervisora escolar em Armação dos Búzios/RJ. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UERJ. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática. Áreas de interesse: Políticas de avaliação, gestão pública e qualidade da educação.

ISABEL CRISTINA RODRIGUES DE LUCENA
Professora associada da Universidade Federal do Pará. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil). Atua nos cursos de Graduação – formação de professores para a Educação Básica – e Pós-Graduação (na área do Ensino) desta instituição e em cursos de formação continuada para professores. Tem desenvolvido pesquisas sob o tema Avaliação de Aprendizagens em Matemática.

ISABEL FIALHO
Doutora em Ciências da Educação e professora auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora (UE) (Portugal). Tem desenvolvido investigação e ensino nas áreas da Avaliação de escolas, Aprendizagens e professores, Supervisão pedagógica e Didáctica das ciências. Tem participado em diversos projectos de investigação nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas e capítulos de livro de carácter científico nestas áreas.

JORGE PINTO
Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professor coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal. Coordenador do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Mestrado em Gestão e Administração de Escolas. É membro associado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.

LEONOR SANTOS (ORG.)
Professora associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e membro associado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. É presidente do Conselho de Escola do IE-ULisboa, coordenadora dos cursos de Mestrado em Ensino da ULisboa e vice-presidente da Comissão de Ética.

MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGÃO (ORG.)
Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Doutora em Educação (PUC-Rio, 2005). Pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado (Bolsa Produtividade FAPERJ), Procientista UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática, Áreas de interesse: Políticas de avaliação, Currículo e Educação Matemática.

MARIA TERESA ESTEBAN
Professora associada IV na Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, com Estágio pós-doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México e na Universidade do Minho. Autora de livros e artigos sobre avaliação educacional.

MARÍLIA CID
Doutora em Ciências da Educação e professora auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora (UE) (Portugal) e actualmente é directora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE). Tem desenvolvido investigação e ensino na área da Avaliação educacional (aprendizagens) e na Didáctica das ciências. Tem publicado artigos de carácter científico nestas áreas sob a forma de capítulos de livros e em revistas nacionais e internacionais.

RENATA LEITE DE OLIVEIRA
Professora da rede municipal de Nova Iguaçu/RJ. Doutoranda em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Mestre em Educação (PPGECC/UERJ, 2015). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática. Áreas de interesse: Avaliação das/paras as aprendizagens. Ensino e aprendizagens nos anos iniciais do ensino fundamental.

SÍLVIA LÚCIA SOARES
Professora aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como professora conveniada na Universidade de Brasília, sob o convênio SEDF/UnB; doutora em Educação; integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico; possui artigos publicados sobre avaliação, organização do trabalho pedagógico; formação de professores; Direitos Humanos e Diversidade Cultural.

TALITA VIDAL PEREIRA (ORG.)
Professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado (Bolsa Produtividade FAPERJ). Procientista pela UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (CNPq). Orienta mestrado e doutorado. Áreas de interesse: Currículo e Avaliação; Conhecimento escolar; Formação docente.