Capa do livro: ESTUDOS DO COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: <br>questões metodológicas, políticas e epistemológicas

ESTUDOS DO COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE:
questões metodológicas, políticas e epistemológicas

Autores: Inês Barbosa de Oliveira - Leonardo Ferreira Peixoto - Maria Luiza Süssekind (Orgs.)

Esta obra deriva das reflexões e pesquisas que vimos fazendo, em locais e circunstâncias distintos, com objetivos plurais e por múltiplos meios, em busca de uma melhor compreensão dos cotidianos escolares, suas existências invisibilizadas pelo pensamento moderno e pela hegemonia de propostas de escolarização formuladas com base nessa invisibilidade. 

Impresso
de R$ 74,40 por
R$ 63,60
Digital
de R$ 74,40 por
R$ 52,08

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3563-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-4617-1
DOI: 10.24824/978854443563.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTUDOS DO COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: <br>questões metodológicas, políticas e epistemológicas
ALESSANDRA NUNES CALDAS
Pesquisadora júnior (bolsa CNPq), vice-líder do GRPesq ‘Currículos, redes educativas, imagens e sons’, no Programa de Pós-graduação em Educação/EDU/UERJ, membro do Laboratório Educação e Imagem/UERJ

ALEXANDRA GARCIA
Professora Adjunta, Procientista e Jovem cientista do Nosso Estado, professora do Programa de Pós-graduação em Educação, processos formativos e desigualdade sociais (PPGedu/FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd-UERJ).

ALLAN RODRIGUES
Professor da Universidade Federal Fluminense/IEAR. Membro do grupo de pesquisa: Diálogos escolas-universidade: processos de formação docente e produção dos currículos nos cotidianos.

ANDRÉA ROSANA FETZNER
Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, Doutora em Educação pela UFRGS, com estudos de pós-doutoramento em currículo pela UFRJ.

CARLOS EDUARDO FERRAÇO
Doutor em Educação (USP), com Estágio Pós-Doutoral (UERJ). Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do GRPEs/CNPq Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq.

CEANE SIMÕES
Professora da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenadora do movimento de famílias e educadores pela educação integral e democrática na cidade de Manaus. Mantém articulação, diálogos e pesquisas com as escolas públicas municipais que aderiram à educação integral e à criação de espaços e tempos escolares de um digno viver das infâncias.

CLAUDIA CHAGAS
Pesquisadora junto ao GRPesq Currículos, redes educativas, imagens e sons, no PPGE – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – São Gonçalo (RJ)/ UERJ (bolsa PNPD UERJ/CAPES).

DANIELLE PIONTKOVSKY
Doutora em Educação (UFES). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Membro do GRPEs/CNPq Currículos-formação em redes, cotidianos de escolas e direitos humanos.

GRAÇA REGINA FRANCO DA SILVA REIS
Professora do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

INÊS BARBOSA DE OLIVEIRA
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado / FAPERJ.

JANETE MAGALHÃES CARVALHO
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

JOSÉ GONZÁLEZ-MONTEAGUDO
Doutor pela Universidad de Sevilla. Professor titular do Departamento de Teoria e História da Educação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidad de Sevilla e docente do Programa de Doutorado em Educação.

LEONARDO FERREIRA PEIXOTO
Professor Assistente do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de doutorado da CAPES.

LUIZ RUFINO
Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF)/UERJ. Doutor em Educação (UERJ), Pós-doutorando em Relações Étnico-Raciais (CEFET/PPRER). Membro do Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição (LEECCC/UFF). Membro do Grupo de Pesquisa: Culturas e Identidades nos Cotidianos (UERJ/Proped).

LUZINEIDE MIRANDA BORGES
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus-BA. Doutora em Educação (ProPEd-UERJ). Membro dos Grupos de Pesquisas: Instituições, Práticas Educativas, e História, Multi-Institucional, Áfricas (www.grupoafricas.wix.com/site) e Formação de professores, currículo e alfabetização/UESC.

MARCO ANTONIO OLIVA GOMES
Doutor em Educação (UFES). Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do GRPEs/CNPq Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.

MARIA LUIZA SÜSSEKIND
Professora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio. Segunda Secretária Nacional da ANPEd (2017-2019). Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ – Pesquisador Universal/CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores/GPPF. Fez pós-doutorado sob orientação de William Pinar (2011-2013).

MARIA REGINA LOPES GOMES
Doutora em Educação (UFES). Professora do Mestrado em Segurança Pública e do Curso de Pedagogia da Universidade Vila Velha (UVV). Líder do GRPEs/CNPq Currículos-formação em redes, cotidianos de escolas e direitos humanos.

MARIA TERESA ESTEBAN
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, com pós-doutoramento na Universidade Nacional Autônoma do México e na Universidade do Minho. Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e de Produtividade, do CNPq.

MARINA SANTOS NUNES DE CAMPOS
Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ e doutoranda do Proped/UERJ.

MIRIAM FÁBIA ALVES
Doutora em Educação pela UFMG. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFG e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação FE/UFG. Compõe a diretoria da Anped como primeira secretária.

NILDA ALVES
Pesquisadora emérita pela FAPERJ, com exercício na UERJ, no ProPEd – Programa de Pós-Graduação em Educação/EDU/Maracanã e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – FFP/São Gonçalo (RJ). Pesquisadora 1 A/CNPq. Líder do GRPesq ‘Currículos, redes educativas, imagens e sons’. Membro fundador do Laboratório Educação e Imagem/UERJ.

NÍVEA ANDRADE
Professora da Faculdade de Educação/UFF, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

PATRÍCIA BARONI
Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ, tendo atuado por 23 anos no ensino fundamental nos municípios de Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

ROSA HELENA MENDONÇA
Pesquisadora junto ao GRPesq Currículos, redes educativas, imagens e sons/ProPEd/UERJ, com bolsa PNPD/CAPES-FAPERJ.

SANDRA KRETLI DA SILVA
Professora do Departamento de Teorias e Práticas Educacionais (Dtepe) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Ufes.

SOYMARA EMILIÃO
Professora da Educação Básica e Pedagoga da Rede Municipal de Niterói; Mestre em educação pelo ProPed/UERJ. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ).

TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI
Professora do Dtepe e do PPGMPE da Ufes.