Capa do livro: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR COM O GEOGEBRA

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR COM O GEOGEBRA

Autores: Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz (Org.) - Aline de Oliveira Soares - Ana Sulamita Bezerra da Silva - Érico Vinícius de Castro Alves - Ingridy Cardoso Campelo - Ivan Mezzomo - Josinalva Estácio Menezes

livro impresso
de R$ 36,00 por
livro digital
de R$ 36,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Essa obra foi escrita baseada em pesquisas elaboradas com o objetivo de mapear e apontar algumas dificuldades que os estudantes encontram no estudo de conteúdos matemáticos. O capítulo inicial trata da questão do ensino da disciplina de cálculo diferencial mediado pelo aplicativo GeoGebra, para estudantes do curso superior nas áreas de ciências tecnológicas e engenharias. O segundo capítulo debruça sobre o problema da reta tangente. O capítulo três apresenta o estudo de integral definida sendo abordado pelo estudo da engenharia didática. O quarto capítulo remete ao estudo de geometria. O capítulo cinco foi desenvolvido para uma ação formativa com professores da educação básica. O sexto capítulo apresenta uma evidência científica de ensino com a utilização de artefatos da Teoria da Objetivação utilizados no ensino da função polinomial através do GeoGebra. Os artefatos são mecanismos desenvolvidos com o propósito de materializar o saber por meio da forma de representações semióticas objetivando o conhecimento, conforme a teoria citada

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3692-9
DOI: 10.24824/978854443692.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR COM O GEOGEBRA

Autores

ALINE DE OLIVEIRA SOARES
Graduada no Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Atuou desde 2012 no instituto GeoGebra do Rio Grande do Norte. Como projeto em destaque e contemplado com premiação em eventos acadêmicos internacional, uma das idealizadoras do GeoBolinha pseudo personagem no processo de aprendizagem na educação infantil e fundamental I.

ANA SULAMITA BEZERRA DA SILVA
Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Bacharel em Ciência e Tecnologia (UFERSA 2017), Técnica de Nível Médio em Eletrotécnica (IFRN) (2013). Membro do Programa de Educação Tutorial da UFERSA-Angicos (2016-2017).

ÉRICO VINÍCIUS DE CASTRO ALVES
Pós-Graduação em Infraestrutura de Transportes e Rodovias - Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projetos. MBA em Gestão de Projetos (Uninassau). Atuou como integrante e como pesquisador externo do Instituto Internacional do GeoGebra - Rio Grande do Norte (Angicos-RN) desenvolvendo pesquisas nas áreas de Matemática Aplicada à Computação e Matemática com Ênfase no Ensino e Inclusiva, participou da organização de vários congressos regionais, nacionais e internacionais, assim como foi ministrante, palestrante e defendeu trabalhos a frente do Instituto.

INGRIDY CARDOSO CAMPELO
Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Campus Mossoró). Bolsista do Grupo PET Conexões Comunidades do Campo de 2016 à 2017, membro do GeoGebra Institute of Rio Grande do Norte de 2015 à 2017.

IVAN MEZZOMO
Graduação em Licenciatura Plena Em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde ingressou no quadro permanente em 01/2010. Vice-coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia no período de 10/2012 a 09/2014 e Coordenador do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT no ano de 2018. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica e na área de Ciência da Computação em Lógicas Fuzzy. Tem interesse em trabalhar na área da matemática e na área de fundamentos matemáticos da computação tais como: matemática discreta, lógicas, linguagens formais e teoria das categorias.

JOSINALVA ESTACIO MENEZES
Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), graduação em Pedagogia pela Fundação do Ensino Superior de Olinda (1987), Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional aplicada ao ensino do primeiro grau (ABT, 1985), Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional aplicada ao ensino de matemática do primeiro grau (ABT, 1985), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), Especialização em Tecnologia Educacional pela Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (1989), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Pós-Doutorado na área de educação Matemática na mesma universidade. Foi Professora Adjunta aposentada na Universidade Federal Rural de Pernambuco e atualmente é Professora Associada aposentada do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília.

RICARDO ANTÔNIO FAUSTINO DA SILVA BRAZ
Doutorando do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Matemática da UFRN, Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto 1 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino da matemática, aprendizagem, GeoGebra e aprendizagem. Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no Rio Grande do Norte e Diretor do Instituto GeoGebra no Rio Grande do Norte.