Capa do livro: O DIÁRIO DA PROFESSORA D.:<br>entre dizeres e (a)fazeres do contar-se

O DIÁRIO DA PROFESSORA D.:
entre dizeres e (a)fazeres do contar-se

Autores: Rosane Welk

A escrita autobiográfica, na perspectiva da História Cultural, compõe um leque de possibilidades sobre os processos de constituição do si mesmo e justifica como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada, dada a ler. O início da história dos diários deu-se somente ao final do século XIX e início do século XX, quando veio à tona a história contada a partir de quem mesmo a viveu. O diário, objeto desta obra, apresenta-se como uma representação do mundo social de uma professora, historicamente produzida entre práticas sociais, políticas e discursivas. O entrecruzamento sócio-histórico-psicológico da vida contada dessa professora, confrontado com as representações de um grupo de futuras pedagogas, permitiu que se estabelecessem relações entre docência, memória e gênero para avaliar a permanência do imaginário do que é ser uma professora.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-325-9
DOI: 10.24824/978858042325.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O DIÁRIO DA PROFESSORA D.:<br>entre dizeres e (a)fazeres do contar-se

             Rosane Welk


Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul. É Especialista em Metodologia do Ensino nas Séries Iniciais, Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com a dissertação "O diário da Professora D: entre dizeres e afazeres do contar-se", com orientação da professora Drª Maria Teresa Santos Cunha. Doutora em História pela Universidad de León - Espanha, com a tese "Nascimento, vida e transformação da identidade de uma comunidade e sua escola: um ambiente nem brasileiro nem alemão", orientada pelo Prof. Dr. Redero Sán Roman. Tem experiência na área da Educação Fundamental e na Educação Superior, atuando principalmente nas Disciplinas de Currículo e Avaliação, Pesquisa em Educação e Estágio Curricular nos Anos Iniciais e na Educação Infantil. Orienta projetos de Iniciação Científica com temáticas voltadas para leitura e formação de professores.