Capa do livro: RODAS DE BRINCAR:  <br>uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos professores- -formadores das Oficinas Pedagógicas do DF

RODAS DE BRINCAR:
uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos professores- -formadores das Oficinas Pedagógicas do DF

Autores: Cristina Aparecida Leite

Seria possível despertar o ser brincante do professor por meio de um curso de formação continuada? Teria como sensibilizar o docente sobre a importância do brincar para todas as etapas do ensino, e não somente para a etapa da Educação Infantil? Até que ponto esse curso poderia transformar a prática pedagógica do professor, tornando suas aulas mais dinâmicas, lúdicas e atraentes? Seria possível encontrar um espaço para o brincar durante as aulas e, não somente, no intervalo ou no “dia do brinquedo”? Teríamos como ampliar o repertório de brincadeiras dos professores e, num efeito cascata, dos estudantes?
Essas foram algumas das inquietações que motivaram a oferta do curso Rodas de Brincar aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF (potenciais multiplicadores) e, consequentemente, aos professores-cursistas das quatorze Regionais de Ensino do DF.  A estrutura do curso baseia-se nos princípios de oficina pedagógica como opção metodológica de organização das aulas, em que aliamos teoria e prática. Três foram as principais noções que emergiram da realidade observada: ludicidade, corporeidade e experiência estética. Ao estarmos em roda, vivenciando as atividades lúdico-corporais propostas, tais fenômenos acontecem simultaneamente, não havendo hierarquia, mas uma interdependência.
O círculo traz em si a noção de plenitude, de integração, agregando a todos. Completamos e somos completados na vivência com o outro. Tais momentos promovem uma forte sinergia no grupo, que se toca, se olha, canta, dança e sorri junto, emergindo sentimentos positivos, destacadamente a alegria. Assim, em momentos prosaicos da vida, é possível vivenciar estados poéticos. Uma ruptura no cotidiano, uma suspensão no tempo.
Esperamos que estas rodas sejam ampliadas, tornem-se mais presentes em nosso cotidiano, seduzindo mais professores para este movimento que busca trazer, por meio de brincadeiras, cantigas e danças, um pouco mais de humanidade para o ser humano. Será que você aceitaria o convite de nos dar as mãos e contribuir conosco para a roda continuar girando?

Impresso
de R$ 65,36 por
R$ 50,28
Digital
de R$ 57,48 por
R$ 37,71

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3294-5
DOI: 10.24824/978854443294.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RODAS DE BRINCAR:  <br>uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos professores- -formadores das Oficinas Pedagógicas do DF
CRISTINA APARECIDA LEITE
Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2017), possui especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (2002), sendo graduada em Dança pelo IFB – Brasília (2015) e em Letras pela Universidade Católica de Brasília (1996). Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF, de 1993 até 2000, ministrou aulas de Língua Portuguesa para Anos Finais do Ensino Fundamental. De 2000 até 2007, atuou em gestão de escola pública, com o cargo de supervisora pedagógica. Hoje, atua como docente de cursos de formação continuada para professores da SEE/DF, por meio do Centro de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas, ministrando cursos como: A arte de contar histórias, Origami, Linguagem Musical, CDIS, Baú de Ideias, Rodas de Brincar I e II, dentre outros. Realiza pesquisa acerca da ludicidade, da corporeidade, da formação continuada de professores. É integrante do grupo de pesquisa GEPAL (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem Lúdica – UnB).