Capa do livro: HISTÓRIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: <br> Friedrich Froebel

HISTÓRIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO:
Friedrich Froebel

Autores: Heloisa Toshie Irie Saito

Sem perder de vista a história, o objetivo que sustentou a pesquisa de mestrado foi a tentativa de compreender, analiticamente, a construção da filosofia e da pedagogia na obra do autor alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782 – 1852), criador do “Kindergarten” (Jardim de Infância). Sua pedagogia produziu um pensamento que ressaltava o exercício do bom sentimento como educação. Nela, a divindade presente na natureza passou a ser um dos fundamentos teóricos e ordenadores de uma almejada moral formatadora da sociedade, voltada para a troca, e a instituição educativa o lugar eleito para o ensino dessa moral. Ao assumir um traçado idealista presente nas tendências teóricas em que alicerçou seu pensamento, o autor não só defendeu que o homem, ao seguir a lei da natureza e/ou divina, pode elaborar um pensamento que se aproxima da verdade, mas trouxe essa defesa para o terreno da educação: a criança deve viver em contato com a natureza e aprender a lei que dela emana como vontade divina. Enfim, verificamos que a produção teórica do autor foi expressão do desenvolvimento social que objetivava atender as necessidades e os problemas vigentes na prática social.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3461-1
DOI: 10.24824/978854443461.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

HISTÓRIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: <br> Friedrich Froebel
HELOISA TOSHIE IRIE SAITO
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Representante e membro do Grupo de Trabalho Pirapó/FEIPAR/MIEIB.