Capa do livro: ESPAÇO E RELAÇÕES DE PODER: <br> manifestação do assédio moral, saúde e desafios do docente no ambiente do trabalho

ESPAÇO E RELAÇÕES DE PODER:
manifestação do assédio moral, saúde e desafios do docente no ambiente do trabalho

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Elias de Araújo Lopes - Franciéli da Silva Toledo (Orgs.)

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Sinopse

A obra discute as relações de poder, o assédio moral que leva aos conflitos no ambiente de trabalho. A busca é pela compreensão da percepção do agente ativo do assédio moral e elencar no que afeta a saúde e quais os desafios do docente. Também a sobrecarga laboral do professor nas escolas. São 11 capítulos que tratam do estresse em que vive o profissional. Os problemas de assédio moral, a sobrecarga ocupacional, a conduta violenta e o crime silencioso e perverso, as dores que vão à alma, a saúde mental, depressão, síndrome de Burnout e as imposições institucionais, como a aceitação da inclusão sem que o professor esteja realmente preparado para fazer parte deste processo. Tudo isto leva o trabalhador à beira do precipício. E encontramos uma leva de pessoas que saem do estado da alegria de estar trabalhando para a angústia de ter que ir trabalhar. Cada capítulo traz uma especificidade que tem a contribuição de Claudia Cleomar Ximenes; Nubia Caramello; Robinson Brancalhão da Silva; Josué da Costa Silva; Eleonice Aparecida Alves; Neiy Solange Araujo; Carla Silveira de Arruda; Adriana Correia de Oliveira; Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Danúbia Zanotelli Soares; Wanderlei Aparecido Gabriel; Rozimeire de Paiva Leite de Lima; Elias de Araújo Lopes; Sônia Maria Teixeira Machado; Adriana Batista Machado; Valci Maria Antunes Fieni; Márcia Tidrich Campos; Ieda Maria da Fonseca Pinheiro; Claudionor Santos da Silva; Charlot Jn Charles; Edson Thomazin; Franciéli da Silva Toledo; Lourdes Kalck Marques; Lucimar da Silva; Rosilene Teles Duarte Menezes e Vilanir Ferreira de Souza.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3383-6
DOI: 10.24824/978854443383.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESPAÇO E RELAÇÕES DE PODER: <br> manifestação do assédio moral, saúde e desafios do docente no ambiente do trabalho

Autores

ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP) Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste.

ADRIANA CORREIA DE OLIVEIRA
Mestra, Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação. Professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré/RO. Docente do Ensino Superior. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GEIPAm. Membro do GEPGÊNERO/UNIR e da APECs-Brasil. Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

CARLA SILVEIRA DE ARRUDA
Mestre em Geografia, na Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2018). Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Rolim de Moura – FAROL (2012). Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2010). Integrante do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental (LABOGEOPA/UNIR). Membro do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Pólos (APECS-Brasil). Colaboradora da Sociedade Civil na mobilização para implementação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado, em Rondônia (CBH-RBC-RO).

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia -UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR. Tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais. Professor voluntário da Língua Portuguesa para um grupo de imigrantes haitianos na Cidade de Porto Velho-RO, desde novembro de 2017.

CLAUDIA CLEOMAR ARAUJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutoranda (2018-2021) e Mestra (2014-2016) em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharela em Ciências Contábeis pela UNIR (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Pólos no Brasil (APECS-Brasil). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLAUDIONOR SANTOS DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Pedagogia pela Universidade do Tocantins – 2008; Especialização em: Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil (2011); Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015); e Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES (ORGANIZADORA)
Mestrado em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

EDSON THOMAZIN
Mestrando em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros (FAP), 2016. Bacharel em Tecnologia da Informação pela UNESC/Cacoal (2003). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2007).

ELEONICE APARECIDA ALVES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), Bacharel em Direito pela Faculdades Integradas de Cacoal (2010). Atualmente é advogada – ALVES ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

ELIAS DE ARAÚJO LOPES (ORGANIZADOR)
Mestrando em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2010). Pós em metodologia e didática do ensino superior pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL) (2011), em Ciências da Educação pela Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE (2015).

FRANCIÉLI DA SILVA TOLEDO (ORGANIZADORA)
Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – San Lourenzo – (2019). Paraguai; Especialista em Libras pela Faculdade de Manuque – FANAM (2014); em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Braz; Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2014). Funcionária Pública no município de Santa Luzia do Oeste.

IEDA MARIA DA FONSECA PINHEIRO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2008). Atualmente é enfermeira da PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA UNIÃO -RO. lotada no Hospital Expedito Gonçalves Ferreira. Docente da UNIJIPA – Faculdade Panaericana de Ji Paraná – RO.

JOSUÉ DA COSTA SILVA
Pós Doutor pela Universidade Estadual de Londrina (2016), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000), em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), e Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência com graduação e pós-graduação, tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) que tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais.

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em: Psicopedagogia Clínico e Institucional; em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

LUCIMAR DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP) – 2016; em Matemática – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil. 2015; em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2013; em Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2011. Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2010).

MÁRCIA TIDRICH CAMPOS
Acadêmica do curso de Enfermagem da UNIJIPA, Ji-Paraná, Rondônia (2018).

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NASCIMENTO SILVA
Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG -PR. Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo, da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGENERO, é também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero – RLAGG, Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino-Americana – REGGILA.

NEIY SOLANGE ARAUJO
Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2002) e especialização em Psicopedagogia pela Sociedade Regional de Educação e Cultura Ltda – FEC (1997); graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993).

NUBIA DÉBORAH ARAUJO CARAMELLO
Doutorado Internacional e em Geografia, pela Universidade Autônoma de Barcelona UAB – Cataluña / Espanha (2014-2017). Mestre (2010) e Graduada em Geografia (2004), e em Pedagogia (2006), através da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental (2006) pela Faculdade de Rolim de Moura FAROL – RO. Investigadora convidada do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental (LABOGEOPA/UNIR). Integrante do Grupo de Pesquisa Água, Território e Sustentabilidade – (UAB/Espanha) e do Grupo de Pesquisa Geomorfologia fluvial e Ambiental (Geomorphos/UFRJ). Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Como pesquisadora voluntária é coordenadora é idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar, Membro do Conselho da Associação de Pesquisadores Polares e dos Mares em Início de Carreira – APECS-Brasil, também é colaboradora regional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacia Hidrografia, através da mobilização para implantação de Comitês de Bacia Hidrográfica em Rondônia, com foco na Bacia do Rio Branco e Colorado (Afluente do Rio Guaporé, divisa territorial com a Bolívia). Professora convidada dos Programas de Mestrado da Universidade Federal de Rondônia: ProfAgua – Ji-Paraná e Ciências Ambientais – Rolim de Moura. Atua ainda na educação básica na Secretaria de Educação do Estado de Rondônia – SEDUC coordenando os projetos Agenda2030, Margem Direita do Guaporé e Análise da Paisagem e suas transformações espaço temporal (arqueologia e geohistória) que fomentou a criação do Memorial Arqueológico, Geográfico e Histórico Joaquim Cunha da Silva e o Grupo de Pesquisa Rondônia Inca.

ROBINSON BRANCALHÃO DA SILVA
Mestrado em Geografia no Programa de Geografia na Universidade Federal de Rondônia.Possui bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (2009), e bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do sul (2011). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR. Atualmente é oficial da polícia militar – Polícia Militar do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Polícia de Segurança e Ordem Pública.

ROSILENE TELES DUARTE MENEZES
Mestrado em andamento em Ciências da Educação UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS,UNIDA, (2019) Paraguai. Graduada em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC ( 2009)  Especialização em Gestão Ambiental pela faculdade Apogeu (2012) licenciada em Pedagogia pela Faculdade IESA – Instituto De Educação E Ensino Superior de Samambaia (2018) Especialização em andamento em Interprete Tradutor e docência em libras pela Uníntese. Atualmente é professora no Colégio Est. Professor José Monteiro Lima, tem experiência na área de Educação Inclusiva.

ROZIMEIRE DE PAIVA LEITE DE LIMA
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade ISEIB de Betim (2017), graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia(2011), especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Candido Mendes(2014) e especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal(2005).

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

VALCI MARIA ANTUNES FIENI
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE. Graduação em Pedagogia (2006) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Especialização em Gestão e Orientação Educacional (2006/FAP); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2006/FAP); MBA em Gestão Empresarial (2014) pela Fundação Getúlio Vargas.

VILANIR FERREIRA DE SOUZA
Mestrado em andamento em Ciências da Educação UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS, UNIDA (2019) Paraguai. Graduação em licenciatura parcelada em Química pela universidade Estadual de Goiás (2001). Especialização em Ensino de Química pela UEG – Universidade Estadual de Goiás. Atualmente e professora no Colégio Est. José Monteiro Lima, tem experiência na área da educação com ênfase em educação.

WANDERLEI APARECIDO GABRIEL
Mestrando em Ciências da Educação pela IAPE/UNADES, PY. Graduado em Pedagogia pela UNIR/RO – 2004, Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno-RO, 2006; Tecnologias e Mídias na Educação pela UNIR/RO, 2008; Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno, 2009; em Gestão Escolar pela UNIR/RO, 2015.

WILLIMIS ALVES PEREIRA
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2014). Possui Pós-Graduação em Piscicultura na Amazônia Brasileira (2015). Pós-Graduação em Educação, Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental (2017), ambas pela Faculdade Santo André (FASA). Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Pós-Graduação em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade Federal de Brasília (2018). Pesquisador dos Grupos de Estudos Geografia Socioambiental (Unir). Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia (Unir) ambos ligados as grandes áreas da Geografia.