Capa do livro: PERCURSOS DE FORMA(AÇÃO) NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: <br> perspectivas para a prática de ensino em Ciências e Matemática

PERCURSOS DE FORMA(AÇÃO) NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
perspectivas para a prática de ensino em Ciências e Matemática

Autores: Francisco José de Lima - Roberta da Silva (Orgs.)

O livro “Percursos de Forma(ação) na Iniciação Científica: perspectivas para a prática de ensino em Ciências e Matemática” é resultado de um processo mais amplo de estudos e reflexões sobre aspectos inerentes ao contexto educacional e ao desenvolvimento profissional do professor frente às demandas contemporâneas. Os textos aqui reunidos resultam de um projeto coletivo circunscrito no contexto do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA), do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, e têm por finalidade compartilhar percursos de forma(ação) e aprendizagem na iniciação científica, a partir de experiências vinculadas a projetos de pesquisas, integrando pesquisadores e estudantes de três instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiro, interessados em compreender pressupostos da formação de professores para o ensino de Matemática e Ciências. Neste livro, portanto, temos a sistematização de resultados dos nossos debates, observando que ao empreender as primeiras iniciativas na pesquisa, na formação, o quão pouco se sabe e o quanto é possível aprender por meio da participação na iniciação científica, o que conduz os protagonistas a diferentes interlocuções e a aprendizagens múltiplas.

Impresso
de R$ 48,87 por
R$ 37,59
Digital
de R$ 45,48 por
R$ 28,19

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3512-0
DOI: 10.24824/978854443512.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PERCURSOS DE FORMA(AÇÃO) NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: <br> perspectivas para a prática de ensino em Ciências e Matemática
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO
Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

ANTÔNIO MARCELO SILVA LOPES
Licenciatura em Química. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Picos.

BRENDA MARIA VIEIRA GONÇALVES
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

BRUNA MARIA VIEIRA GONÇALVES
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

CARLOS EMÍDIO SAMPAIO NOGUEIRA
Pós-doutorado e Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto vinculado ao departamento de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) e professor do programa MNPEF da URCA.

CELESTINA BARROS DE SOUZA
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

CÍCERO JAMELE DE JESUS SILVA
Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

DAMIÃO MICHAEL RODRIGUES DE LIMA
Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos e em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Montenegro. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já exerceu a função de Intérprete e professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professor de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Iguatu. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

DEBORAH XIMENES TORRES HOLANDA
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da FAEC/UECE e da Faculdade Princesa do Oeste/ FPO.

EDNEIDE MARIA FERREIRA DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Graduada em Ciências e Licenciada em Química pela UECE. Professora Assistente II da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Coordena o Projeto de Extensão Reaproveitamento de resíduos através de ações pedagógicas para sensibilização ambiental dos alunos nas escolas do campo: da seleção até o uso/reuso de alguns materiais em benefício da comunidade. Membro do Grupo de Pesquisa SER-TÃO da UFPI.

ERICA FERREIRA DE CASTRO
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

FRANCILENE DE SOUZA PASTOURA
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

FRANCISCO JOSÉ DE LIMA (ORGANIZADOR)
Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Licenciado em Pedagogia (UVA) e em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Atualmente é professor titular do (IFCE) campus Cedro e líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA
Mestrado (em andamento) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

MARIA ARLETE DE PAULA COSTA
Especialização (em andamento) em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Crateús. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

ODIJAS DE PINHO ELLERY
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Tem experiência na área de Ciências da Natureza, com ênfase em Química.

PATRICIA ALVES DA SILVA
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

PEDRO LUIS SARAIVA BARBOSA
Mestrado em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Especialização em Engenharia de Software com ênfase em Fábrica de Software pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Tem experiência na área de Engenharia de Software e atua como Avaliador de Cursos de Graduação do INEP/MEC (2018). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

POLIANA DE SOUSA CARVALHO
Licencianda em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

RAFAEL BRAZ MACEDO
Especialização em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

ROBERTA DA SILVA (ORGANIZADORA)
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), linha de Pesquisa: Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais. Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciada em Pedagogia e em Formação de Professores para as Séries Finais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro e líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

ROCICLER BERNARDO BEZERRA
Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) campus Cedro. Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é psicóloga na clínica com experiência na política de assistência social (CRAS e CREAS) e na política de saúde (gestão e CAPS AD) e na condução de processos grupais, atendimento clínico e coordenação de projetos e programas.

RODRIGO CORREIA SILVA
Licenciando em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. 

ROMEU DE OLIVEIRA FELIZARDO
Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciado em Física (UFC). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

SEBASTIÃO WESLEY FREITAS DA SILVA
Licenciado em matemática pelo instituto federal de educação, ciência e tecnologia do ceará (ifce) campus de cedro. Especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor efetivo no município de Missão Velha-CE e criador do canal Guia Matemático, na plataforma de vídeos Youtube.