Capa do livro: PAISAGENS DE SENTIDO: <br> contemporaneidade, educação e subjetividade

PAISAGENS DE SENTIDO:
contemporaneidade, educação e subjetividade

Autores: Arnaud Soares de Lima Junior - Dídima Maria de Mello Andrade - Djalma Fiuza Almeida - Roberta Melo de Andrade Abreu (Orgs.)

Voltada principalmente para educadores e outros que apreciam uma boa leitura, a obra intitulada Paisagens de Sentido: Contemporaneidade, Educação e Subjetividade apresenta duas dimensões que conjugam: a dimensão do real e a da representação. Concede-nos a imagem da sua essência bem como o nosso olhar que se encontra carregado de simbolismos, sentidos e ideias prévias, tornando-a representativa de algo que a pessoa possa sentir. Para os autores se constitui indagações de como é possível conjugar na contemporaneidade o processo educativo e a subjetividade, para construir caminhos que possibilitem repensar a educação. Esta escritura consubstancia contribuições teóricas e de um saber que aponta indicadores que têm relação com a subjetividade, e desta forma, conclui provocativamente ao compreender a necessidade de um aprofundamento da subjetividade na educação e, consequentemente, no ato de ensinar. As provocações contidas recolocam um novo desafio investigativo, como um ponto de fuga e de continuidade no horizonte aqui tratado, colocando de saída a subjetividade como furo na racionalidade científica que tem instrumentalizado o campo pedagógico.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3446-8
DOI: 10.24824/978854443446.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PAISAGENS DE SENTIDO: <br> contemporaneidade, educação e subjetividade
ADENIR CARVALHO RODRIGUES
Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016); Professor de Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação da Bahia e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Bonito/BA.

ARNAUD SOARES DE LIMA JUNIOR
Graduação em Lic. Plena em Pedagogia – UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFBA. Pós-Doutorado pela UFPB. Professor Titular Pleno da UNED. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado) – PPGEduC/ UNEB, líder do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades – UMANITÀ/ CNPq, Psicanalista Fundador do Instituto Transmissão e Clínica Psicanalítica – Dr. Sergio Santana, Salvador-BA, UNEB-CAMPUS I. Desenvolve Estudos Avançados e pesquisas nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação, Currículo e Psicanálise.

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE (ORGANIZADORA)
Professora permanente UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA /PPGEDUC, programa de Mestrado e Doutorado, professora titular da Universidade do Estado da Bahia Doutora em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Psicopedagogia e em Supervisão Escolar Pedagoga. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED) MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade – EELIS e Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO, Educação de Jovens e Adultos, Didática, Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Estágio, Pedagogia de projetos, Formação do Educador, Docência no Ensino Superior, Currículo e Ludicidade, Estágio em Educação Infantil, Estágio Ensino Fundamental, Estágio em Gestão Escolar, Fundamentos da Educação. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC. Parecerista ad hoc da Revista Entreideias/ UFBA/ FACED: educação, cultura e sociedade UFBA. Avaliadora ad hoc do MEC. Membro do Instituto de Psicanálise Sérgio Santana/UNEB.

DJALMA FIUZA ALMEIDA
Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB/2014-2017) – Orientador Dr. Arnaud Soares de Lima Junior. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB/2011-2013). Especialista em Design de Produtos (Pós-Design) e em Artes Visuais. Graduado em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual. Designer e Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade (ELLIS). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (Humanità), antigo Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED) e do Grupo de Pesquisa Contemporaneidade em Artes e Pesquisas Articuladas (CARPA). Pesquisador do Núcleo de Excelência em Pesquisa Aplicada: As tecnologias de Informação e Comunicação na Geração de Políticas Sociais, Culturais e Educacionais. Psicanalista do Instituto Dr. Sergio Santana (IFCP). Estudos e pesquisas nas áreas de Gestão Educacional, Epistemologia, Design de Produtos e Design da lnformação.

JOELSON PEREIRA DE SOUSA
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, mestre em Filosofia (2007) pela Universidade São Judas Tadeu – USJT, bacharel em Teologia (2003) e licenciado em Filosofia (2004) pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Desenvolvo pesquisa sobre o cenário atual da educação no Brasil, a produção normativa das reformas educacionais e o conteúdo ideológico expresso nos textos oficiais. Atuo como professor assistente na área de Filosofia no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, recentemente, tenho me dedicado ao estudo do pensamento político contemporâneo, em autores como Hannah Arendt, Giorgio Agamben, Jean-Pierre Faye, Milton Santos e Enrique Dussel, discutindo temas como: Condição Humana, Política, Ideologia, Totalitarismo, Globalitarismo, Educação e Contemporaneidade.

JOZIMEIRE ANGÉLICA STOCCO DE CAMARGO NEVES DA SILVA
Pós-Doutorado em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2018). Doutorado em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2016). Membra do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC/SP, certificado pelo CNPq, sob a liderança da Professora Dra. Marina Graziela Feldmann. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP/SP (2002- aprovada com louvor e distinção, na linha de Pesquisa Formação de Professores). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo- FDSBC/SP (1989). Docente da Educação Básica (1983-Ensino Fundamental até o 5º ano) e Docente com Especialização em Educação Infantil (1984). Integrante do Conselho Municipal de Educação de Santo André/SP e do Banco de Especialistas em Direito Educacional da Associação Brasileira em Direito Educacional-ABRADE. Autora de livro e coautora de capítulos de livros e inúmeros artigos publicados na área da Educação. Associada da ABEDi (Associação Brasileira de Ensino de Direito). Diretora Geral do Curso Stocco Ltda. Diretora Pedagógica da Escola de Educação Infantil Stoquinho. Tem experiência na área de Educação (educação básica e superior), com ênfase em aprendizagem, currículo, avaliação, formação de professores, metodologia de ensino e gestão educacional. Atua principalmente com os temas: 1. Aprendizagem; 2. Currículo; 3. Avaliação; 4. Formação de Professores; 5. Profissionalidade Docente; 6. Metodologia de Ensino; 7. Proposta Pedagógica; 8. Gestão Educacional. 9. Cidadania Global. ORCID: 0000-0002-8958-246X

LIÉGE MARIA SITJA FORNARI
Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc – UNEB.

MÁRCIA GERAILDE ALMEIDA MACÊDO DE OLIVEIRA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia, Professora da Educação Básica da rede Estadual de Ensino da Bahia e da Rede Municipal de ensino de Feira de Santana, Bahia.

MÔNICA GOMES ALBERGARIA ARAÚJO SILVA
Mestranda no Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia e Metodologia de Ensino para a Educação Profissional (UNEB). Tem experiência na Educação Básica (ensino médio). É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq) e participa do Grupo de Estudos Avançados nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação e Currículo (UNEB). Professora da Secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC).

ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU (ORGANIZADORA)
Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Metodologia o Ensino Superior. Cursou DEA (Diplomas de Estudos Aprofundados na Universidade de Paris X), na França trabalhando sobre formação e saberes docentes. Possui Mestrado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo tendo realizado a pesquisa intitulada; A pesquisa da própria prática pedagógica: uma ação possível? Doutorou-se em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia defendendo a tese intitulada Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contribuições epistemológicas a partir do Estudo de Caso do Programa Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia concluindo a pesquisa intitulada Retalhos de uma história: o estado da arte dos estudos sobre ludicidade em universidades públicas na Bahia. Atualmente é docente das disciplinas Didática, Avaliação da Aprendizagem e Estágio Curricular Supervisionado. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (HUMANITÁ) – Universidade do Estado da Bahia e do Grupo de Pesquisa Educação, Didática e Ludicidade da Universidade (GEPEL) – Federal da Bahia. As principais publicações concentram-se nas áreas: estágio curricular supervisionado; ensino; formação de professores; ensino e pesquisa; prática docente; pesquisa em educação; epistemologia e educação.

VIGNA NUNES LIMA
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS (2008), Especialista em Estudos Literários pela UEFS (2005) e graduada em Letras Vernáculas pela UNEB (2004). Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, campus Camaçari, atuando como professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Atuou na graduação, lecionando disciplinas como Comunicação e Informação e Currículo e Novas TIC. É pesquisadora do ForTEC – Grupo de pesquisa em Educação, Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo da UNEB e faz parte do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades – UMANITÁ. Atua nas áreas de Educação e Letras.