Capa do livro: FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: <br> temas (im)pertinentes

FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA:
temas (im)pertinentes

Autores: Maria da Apresentação Barreto - Marilda Gonçalves Dias Facci (Orgs.)

O livro Formação em Psicologia: temas (im)pertinentes foi concebido como decorrência do estágio pós-doutoral de uma das autoras, que se debruçou sobre uma investigação no campo da formação em psicologia escolar. Dilemas foram apresentados, questionando quem estamos formando, para quem e para qual sociedade, deixando muito claro o compromisso político da Psicologia com a formação do gênero humano. O livro nasce com o seguinte propósito: discorrer sobre a formação em psicologia a partir de diversos ângulos. A coletânea é composta por autores com representatividade em vários Estados do país, diversas Instituições de Ensino Superior e múltiplas experiências e investigações relatadas. Tais estudos na certa contribuirão para a complexa tarefa da formação do psicólogo, num momento em que vivemos crises tão contundentes nas instituições de ensino, passando pela escassez de recursos ofertados à educação, pelo contingenciamento de verbas destinadas ao Ensino Superior, pela desvalorização do conhecimento, pelo aligeiramento do ensino, pela precarização do trabalho do professor, pelo desconhecimento das produções realizadas no espaço acadêmico, pela perda de direitos humanos conquistados historicamente, entre outras mazelas que interferem no desenvolvimento do psiquismo, considerando que esse ocorre pela apropriação dos conhecimentos, conforme propõe a Psicologia Histórico-Cultural. A hora é de luta pela coletividade, pela humanização de todos. É a hora de buscar, nas contradições vivenciadas na sociedade, espaços de resistência.

Vamos à batalha!!!

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3583-0
DOI: 10.24824/978854443583.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: <br> temas (im)pertinentes
SOBRE AS ORGANIZADORAS
MARIA DA APRESENTAÇÃO BARRETO

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Educação e Saúde pela Universidade de Fortaleza; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional e desenvolve pesquisa no Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural, principalmente relacionadas aos temas: formação em psicologia, psicologia no ensino superior e psicologia escolar.

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); Doutorado em Educação Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003); Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

SOBRE OS AUTORES
ÂNGELA FÁTIMA SOLIGO

Possui graduação – licenciatura – em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É docente/pesquisadora colaboradora da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Psicologia Educacional; Membro do Grupo de Pesquisa DiS (Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação: estudos surdos, do racismo, gênero e infância). É Presidente da ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e Presidente da ALFEPSI – Associação Latino-americana de Formação e Ensino em Psicologia. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, e realiza pesquisas voltadas aos seguintes temas: representações sociais, racismo, história da África, gênero e formação em psicologia. Dedica-se atualmente ao estudo da Psicologia Africana. Em 2012 recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, concedido pela Universidade Estadual de Campinas; em 2015 recebeu a Medalha Força da Raça, por suas contribuições em prol da educação para as relações étnico-raciais; em 2017 recebeu o diploma de Mérito Darci Ribeiro, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, por suas contribuições para a educação do município de Campinas.

ANGELINA PANDITA PEREIRA
Professora Adjunta no Departamento de Educação I, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência docente em: graduação em cursos de Licenciatura e Formação de Psicólogos; Pós-Graduação em curso de Gestão Escolar; e cursos de formação contínua de educadores. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Concreta. Trabalha com formação de professores e psicólogos. Interesses de pesquisa: Ensino de Psicologia; Psicologia da Educação; Psicologia histórico-cultural; Ensino Médio Profissional; desenvolvimento humano e Psicologia Escolar e Educacional.

ARTHEMIS NUAMMA NUNES DE ALMEIDA
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Psicóloga no Centro-dia de Referência para a Pessoa com Deficiência em Natal/RN e Graduanda em Pedagogia pela UFRN. Interesse de estudo e pesquisas nas áreas de: Justiça Restaurativa nas Escolas; interface Assistência Social e Educação; Educação Especial; e, Educação de Jovens e Adultos.

CAROLINA BAUCHSPIESS
Graduada em Psicologia pela UnB, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Instituto de Psicologia – UnB). Desde 2018 atua como psicóloga escolar na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

CAROLINE ANDREA PÖTTKER
Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. E docente do Centro Universitário Ingá – Maringá-PR. Tem experiência na área de Psicologia Escolar com ênfase em Educação Especial.

DANILO ROCHA DE MEDEIROS LIBERALINO
Graduado em Psicologia pela Universidade Potiguar e graduando em Letras – Inglês pela Universidade Nove de Julho. Professor de língua inglesa e membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro colaborador da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia 17ª Região (CRP-17/RN) à época da escrita deste capítulo.

FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, Doutor em Educação/UFC. Professor da Universidade Federal do Piauí/UFPI do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional/ABRAPEE. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP.

HERCULANO RICARDO CAMPOS
Psicólogo e Doutor em Educação pela UFRN. Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Membro da ABRAPEE e do GT/ANPEPP Psicologia e Políticas Educacionais. Coordena o Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural/UFRN.

IRANÍ TOMIATTO DE OLIVEIRA
Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atua especialmente nos seguintes temas: saúde mental, avaliação psicológica, psicoterapia psicodinâmica, psicoterapia breve de crianças e adultos, formação do psicólogo. Tem ampla experiência como coordenadora de cursos de graduação em Psicologia, professora e supervisora de estágio em graduação e Pós-Graduação, coordenação de serviços-escola de Psicologia. Diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia nas gestões 2011-2013, 2013-2015 e 2017-2019. Membro titular da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde.

MARIA LUÍSA LIMA DA NÓBREGA
Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na mesma Universidade. Possui experiência em pesquisa e extensão, atuando nos seguintes temas: formação e atuação do psicólogo, método materialista histórico-dialético, desenvolvimento comunitário e pesquisa –intervenção psicossocial em contexto escolar.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Psicóloga, pesquisadora, orientadora e docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade de São Paulo, atua na área de Psicologia Escolar e Educacional junto aos cursos de Graduação em Psicologia (USP) e de Pós-Graduação Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Integração da América Latina. Membro da Diretoria da ABRAPEE, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e da APP – Academia Paulista de Psicologia. Coordena o LIEPPE, Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (USP).

NILZA SANCHES TESSARO LEONARDO

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1988), mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa sobre queixa escolar, educação medicalizada, educação especial e a Teoria Histórico-Cultural. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia escolar.

OSWALDO HAJIME YAMAMOTO
Doutor em Educação, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PABLO DE SOUSA SEIXAS

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Santa Cruz (FACISA). É psicólogo, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Educação e Psicologia e Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, psicologia na educação, psicologia e políticas sociais, formação e atuação de psicólogos.

PAULA FERREIRA DA SILVA
Psicóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, com formação em bacharel e licenciatura. Pós-Graduanda em Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade pela Universidade Unyleya. Atualmente realiza atendimento clínico individual com crianças, adolescentes e adultos, atividades grupais e projetos de desenvolvimento pessoal e profissional, seguindo a linha da Análise do Comportamento.

REGINA LÚCIA SUCUPIRA PEDROZA
Psicóloga com mestrado e doutorado pela UnB; Pós doc na universidade de educação Paris V; Professora Associada no departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento no Instituto de Psicologia – UnB.

ROSELI FERNANDES LINS CALDAS
Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (UPM) e Doutora em Psicologia Escolar (USP). Professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência voltada para Psicologia Escolar, Educação e Formação de Professores. Pertence a grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes áreas: processos de escolarização, medicalização da educação, políticas públicas em educação, inclusão de imigrantes e refugiados na educação pública, formação de professores e atuação do psicólogo na educação. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.

SARAH RUTH FERREIRA FERNANDES
Graduada em Psicologia pela UFRN, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Atualmente é doutoranda pela mesma instituição, além de atuar como psicóloga escolar.

SELENA DOS SANTOS BASTOS
Graduada em Licenciatura e Formação de Psicólogos pela Universidade Anhembi Morumbi.

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
Psicóloga (PUC Campinas), Mestra e Doutora em Educação (Unicamp); Professora Titular do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional e Primeira Secretária da ABRAPEE.

SONIA MARI SHIMA BARROCO
Graduada em Psicologia (UEM), fez pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia – USP), doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). É mestre e especialista em Educação (UEM). É professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, no qual atuou como coordenadora (2011-2014) e coordenadora adjunta (2008-2011, 2016-2018). Foi professora da rede estadual de educação do Paraná, psicóloga das Secretarias de Educação e da Saúde do Município de Maringá. Pesquisa no âmbito da: psicologia histórico-cultural, aprendizagem e desenvolvimento humano, educação, educação especial e arte. Coordenou os cursos de especialização: Educação Especial em Contexto de Inclusão e Teoria Histórico-Cultural – Turma IV, V e IX.

SUENNY FONSÊCA DE OLIVEIRA

Psicóloga e licenciada em Psicologia (2004), possui Mestrado em Psicologia Social (2006) pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Psicologia Social (2010) pelo Programa de Pós-Graduação Integrado realizado entre as Universidades Federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte (UFPB/UFRN). Elaborou o Projeto Pedagógico e coordenou o Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Patos (FIP) até 2014. Lecionou em cursos de graduação e Pós-Graduação (Especialização e Mestrado) e foi membro do Comitê de Ética da mesma instituição. Atualmente é professora adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi Coordenadora de Unidade Acadêmica de Psicologia e Coordenadora de Estágio do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi Conselheira e presidente da Comissão de Descentralização do CRP 13/PB (gestão 2013-2016). Atualmente compõe o Grupo Gestor da subsede do CRP 13/PB em Campina Grande. Fez parte da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP (2015 – 2017) e está em sua segunda gestão (2017 – 2019).

THAISA DA SILVA FONSECA
Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Psicóloga Escolar e Educacional. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)/Representação Piauí, do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar (PSIQUED) e do Grupo de Pesquisa Psicologia e Processos Educativos (PSIPED). 

VÂNIA APARECIDA CALADO
Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Atua como coordenadora do Serviço Integrado de Psicologia, professora do curso de Psicologia e do curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Psicoterapia Infantil da Universidade Potiguar – Laureate International Universities, Natal, RN.