Capa do livro: MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS

MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS

Autores: Francisco Ari de Andrade - Getuliana Sousa Colares - Wendel Melo Andrade (Orgs.)

Esta coletânea é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil (concluída ou em andamento), envolvendo diversos projetos de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e demais parcerias com outros programas e Instituições de Ensino Superior, local e nacional, que comungam o fazer investigativo na área educacional. A publicação desta coletânea é um esforço coletivo de seus autores e organizadores, que decidem levar ideias e práticas pedagógicas a um grande público. Acreditamos que por meio de tal coletânea estamos a prestar contas com a sociedade sobre o trabalho que a universidade brasileira desenvolve, no âmbito da pesquisa, da docência e da extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com os princípios da liberdade acadêmica, assegurados no âmbito constitucional, cada artigo é de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo-se seus organizadores de qualquer responsabilidade pelo que for publicado. A autonomia acadêmica de pensar e expor à coletividade pontos de vistas depõe, favoravelmente, sobre o sentido teleológico de um texto acadêmico escrito e publicado tendo em vista a reflexão.
Agradecemos às agências de fomentos que apoiam a pesquisa no Brasil: a Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Externamos, também, agradecimentos às agências estaduais de fomento à pesquisa.

Impresso
de R$ 71,60 por
R$ 55,08
Digital
de R$ 64,68 por
R$ 41,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3460-4
DOI: 10.24824/978854443460.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS
ADRIANA SOUZA COLARES SANTOS
Graduada com Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2002), Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2010) Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Kurios.

ANA FLÁVIA JERÔNIMO DA SILVA
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Educação Básica.

ANA LÚCIA DA SILVA FERREIRA
Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Atua como professora na rede municipal de ensino da cidade de Itapajé – CE, nos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente participa do Grupo de Estudos de Educação Financeira – GEEF da UVA. Interessa-se por Educação Financeira.

ANTÔNIA CLAUDIANA MARTINS BEZERRA
Especialista em Educação Infantil pela FAPSS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

ANTÔNIO GERMANO MAGALHÃES JUNIOR
Professor Associado da UECE, leciona no programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE), Mestrado em Ensino na Saúde da UECE (CMEPES) e Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas da UECE. Graduado em Pedagogia (UFC) e História (UECE). Mestre e Doutor em Educação (UFC). Pós-Doutor (UFRN).

CLEMILDO ANACLETO DA SILVA
Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1989), e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário La Salle (2009), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista IPA. Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Intolerância Religiosa e Direitos Humanos, Educação e Tolerância, Filósofos Cínicos, Bioética.

ELIETE DE CASTRO CORDEIRO
Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas, pela UECE. Professora efetiva de História da rede estadual de ensino do Ceará e municipal de Juazeiro do Norte (CE).

EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA
Professor do IFCE-Canindé, atuando nas áreas de Fundamentos da Educação, Política, Planejamento e Gestão Educacional. Professor permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PPGEF UNILAB-IFCE). Mestre e Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduado em Pedagogia (1997), Teologia (1997), Recursos Humanos (2016) e Ciências Sociais (2018) pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador-colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. Atualmente desenvolve pesquisas em ontologia marxiana, especificamente no campo da crítica à Economia Política.

FÁBIO COSTA SANTOS
Graduado com Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2009), Especialização em Mídias na Educação pela UFC – Universidade Federal do Ceará e Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo, pela Universidade Federal do Carirí – UFCA.

FABIANO GERALDO BARBOSA
Licenciado em Pedagogia (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Mestre em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutor em Educação (UFC). Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Maranguape. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino na Educação Básica. Coordena as pesquisas “Os paradigmas sócio educacionais estabelecidos pela ONU e seus pressupostos” e “Trabalho e Formação Omnilateral: bases ontológicas da educação profissional e tecnológica”. Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF IFCE-UNILAB).

FRANCISCA CLÁUDIA FERNANDES FONTENELE
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007), Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013, 2018). Atualmente, na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, é professora do Curso de Licenciatura em Matemática e membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática – GPEEMAT.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo PPGE-UFS. Doutor em Educação Brasileira pelo PPGE-FACED-UFC. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE (Mestrado e Doutorado), da linha de pesquisa História e Memória da Educação, do eixo História da Educação, da Pedagogia e das Instituições escolares – PPGE-FACED-UFC.

GETULIANA SOUSA COLARES
Mestra em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação do Campo – Saberes da Terra pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Professora efetiva da rede municipal de Canindé.

GILMAR PEREIRA COSTA
Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas, pela UECE. Professor efetivo de Arte da rede estadual de ensino do Ceará e municipal de Tauá (CE).

JOÃO MONTEIRO DA SILVA JÚNIOR
Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Graduado em História pela URCA.É professor efetivo de História no ensino médio da rede pública estadual. Leciona na E.E.M Governador Adauto Bezerra, em Juazeiro do Norte-CE.

JORGE LUIZ AYRES GONZAGA
Doutor em Educação pela Universidade Lasalle/Canoas. Mestre em Reabilitação e Inclusão e Licenciado em História pelo Centro Universitário Metodista IPA. Docente da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenador Pedagógico Adjunto da SEDUC-RS. Formador Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

LIAMARA ABREU BRASIL
Graduada com Licenciatura em História pela Estadual Vale do Acaraú – UVA (2010), Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada UVA (2014). Habilitação em Pedagogia pela FAK – Faculdade Kurios – UVA (2016).

LUCAS EDUARDO FERREIRA
Mestrando em Sociologia e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Acaraú. Coordenador pedagógica na EEM Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, Acaraú, CE.

MARIA CIBELLE MOREIRA DE ARAÚJO
Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas, pela UECE. Professora efetiva de Sociologia da rede estadual de ensino do Ceará.

MARIA LUCILEIDE GOMES DO NASCIMENTO
Especialista em Administração Estratégica de Arquivo pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Pedagógica pela Universidade Braz Cubas. Bibliotecária da Biblioteca Pública Estadual do Ceará.

MARIA LUCINEIDE GOMES DO NASCIMENTO
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela faculdade Kurios. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduanda em Pedagógica pela Universidade Braz Cubas. Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – CE.

MARIA ROSILANE DA COSTA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Formada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Vale do Acaraú e em Pedagogia pela FAK. Coordenadora pedagógica na EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, Acaraú, Ce.

NILTON JOSÉ NEVES CORDEIRO
Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, é professor do Curso de Licenciatura em Matemática, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática – GPEEMAT e coordenador do Grupo de Estudos de Educação Financeira- GEEF.

OSMAR MARTINS DE SOUZA
Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, na Linha de Marxismo, Lutas de Classes e Educação e Professor do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão – PR.

ROSÂNGELA MARIA ALBUQUERQUE
Professora Licenciada em Matemática. Possui Especialização em: Ensino de Matemática – UVA, 2012; Especialização em Educação Especial – UCDB, 2013; Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio – UVA, 1999. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC.

TEREZINHA CÉLIA DE SOUSA ARAÚJO
Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú. Coordenadora pedagógica na EEM Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, Acaraú, CE.

WENDEL MELO ANDRADE
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui mestrado em Educação pela UFC (2017), especializações em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2005), em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ (2011) e em Mídias na Educação pela UFC (2011), é licenciado em matemática pela UVA (2003). Atua como professor de matemática da Rede Estadual de Ensino do Ceará e ministra formações na área de Educação Matemática.