Capa do livro: PELAS FRESTAS:  <br>pesquisas em estudos culturais da educação

PELAS FRESTAS:
pesquisas em estudos culturais da educação

Autores: Catarina Carneiro Gonçalves - Fernando Cézar Bezerra de Andrade (Orgs.)

A educação é uma prática cultural que bem pode ser representada pela fresta, feita de entrecruzamentos: pessoas, grupos, instituições, seus objetivos, suas experiências, suas formas de ver e valorar o mundo, a vida, a sociedade. Culturas, diferenças, identidades, histórias, conflitos e acordos, modos de ser e de se transformar, tudo é, em princípio, marcado pelas práticas educacionais que, nesse sentido, são, simultaneamente, meio e fim dos jogos político-culturais, pois não é possível humanizar-se sem se submeter, ao menos inicialmente, às alternativas dispostas por cada grupo; mas, tampouco, é possível tornar-se humano sem transformar tais alternativas, sem pô-las em questão para pensar outras que se afinem com valores mais democráticos e justos, menos desiguais. O campo dos Estudos Culturais, sobretudo no âmbito da educação, propõe-se a levantar debates e sustentar, epistemológica e metodologicamente, temáticas que, embora não sejam recentes, ainda estão longe de ser exauridas, pela necessidade de que múltiplos e diferentes olhares se entrecruzem para sua compreensão e, ainda, por sua condição de incompletude. Mas, também, pelo caráter dinâmico das relações culturais: tensões, conflitos, arranjos que sustentam as práticas educacionais, dentro e fora da escola, do mesmo modo decorrem das impermanências próprias aos movimentos de disputa pelo poder, em todas as suas formas. Assim, os problemas abordados pela pesquisa nos Estudos Culturais na Educação são inevitavelmente abertos – ou, senão, precisam sê-lo, produzindo, como fresta de luz pela janela do cotidiano, sob a força de uma crítica solar, efeitos de mudança em relações educacionais que tendem a tratar as diferenças como inferioridades naturais, como evidenciam os estudos das autoras e dos autores neste livro.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3503-8
DOI: 10.24824/978854443503.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PELAS FRESTAS:  <br>pesquisas em estudos culturais da educação
ANA DORZIAT
Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação Especial, doutorado em Educação. Realizou pós-doutorado na UL em Portugal, onde desenvolveu estudos em torno da educação de surdos. Foi professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Campus I, João Pessoa/PB, também atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPB, na linha de Estudos Culturais da Educação, com ênfase nos temas: Inclusão e Estudos Surdos. Atualmente é professora Visitante da Universidade Federal de Campina Grande.

CATARINA CARNEIRO GONÇALVES
Graduada em Pedagogia, Especialista em Desenvolvimento e Aprendizagem, Pós-graduada em Gestão Escolar, Mestre em Educação e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora da Universidade Federal da Paraíba, onde pesquisa temas ligados aos conflitos, à violência escolar e ao bullying.

EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND
Pós-Doutora pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT –Portugal, Doutora em Sociologia – Université Paris I Panthéon Sorbonne, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes- MPGOA.

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE
Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. É professor do Departamento de Fundamentação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB.

FRANCISCO UÉLISON DA SILVA
Graduado em Filosofia, Graduado em Letras/Libras, Especialista em Filosofia Clínica, Gestão Escolar e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Atualmente é professor do Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Cajazeiras e  Professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Também leciona Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nas Faculdades Santa Maria – FSM e São Francisco da Paraíba – FASP.

GEOVANNA CRISTINA FALCÃO SOARES RODRIGUES
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Mestre em Linguística e Ensino. É professora nos Municípios de João Pessoa e Mari, ambos na Paraíba, e possui experiencia na área educacional com enfoque nas áreas da aprendizagem, tecnologías, software educativos e josgos eletrônicos educativos.

JEANE FÉLIX
Pedagoga. Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Docente vinculada ao Departamento de Habilitação Pedagógica (DHP) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

LUCAS ROMÁRIO
Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação em Direitos Humanos e em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Pedagogia, com aprofundamento em Educação Especial. Graduado em Serviço Social.

LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA
Graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Pós doutora pela Universidade do Minho de Portugal (2013). Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Campus de Araraquara. Pesquisadora e vice-líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp.

LUZENICE SIMEY MACEDO DE CARVALHO
Graduada em Letras com habilitação em LIBRAS, realizando pesquisas em Educação Especial, com ênfase no estudo das culturas surdas e das identidades surdas.

MAIANE MACHADO DE MORAIS
Possui graduação em Pedagogia e em Letras-Libras, sendo Pós-Graduada em Libras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Libras e em Educação Especial, atuando em Salas de Recursos Multifuncionais – AEE.

MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Graduada Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas, PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University e  Pós-doutora pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Gradução em Educação. Líder do grupo de pesquisa Currículo Transversal nas interseções escola-família-comunidade e na formação-prática docente.

NILENE MATOS TRIGUEIRO
Graduada em Educação Física, mestre em Educação e doutoranda em educação pela Universidade Federal da Paraíba. É professora do curso de Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte.

RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO
Mestra em Educação, Especialista em Atendimento Especializado e graduada em Pedagogia. Atua em temas voltados a formação docente, inclusão escolar e questões relacionadas às pessoas com deficiência, além de temáticas ligadas a construção da identidade e da diferença.

RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

ROSEMARY MARINHO DA SILVA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, na linha dos Estudos Culturais em Educação, com pesquisa em torno do Ensino de Filosofia, Gênero, Juventude e Pertencimento. Mestre em Filosofia e Especialista em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo. Graduada em Filosofia e em Teologia. Professora Assistente de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba no Campus IV – Mamanguape/Rio Tinto.

SIMONE JOAQUIM CAVALCANTE
Doutoranda em Educação/UFPB, com estágio doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha. Possui Graduação em História e Especialização em História: Pedagogia Afirmativa: Educação, Cultura e História na Perspectiva Afro-brasileira e em em Direitos Humanos. É mestra em História e membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero/NIPAM/UFPB.