Capa do livro: PSICOLOGIA DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:  <br>pesquisas e reflexões

PSICOLOGIA DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
pesquisas e reflexões

Autores: Maria Aparecida Crepaldi - Sônia Regina Fiorim Enumo - Maria Beatriz Martins Linhares (Orgs.)

Este livro consiste no resultado de 20 anos de parceria entre pesquisadores reunidos no Grupo de Trabalho GT-Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), que descreve e analisa a produção científica do GT ao longo desse período. Trata de temas fundamentais para embasar as atividades de pesquisa e de intervenção de profissionais que trabalham na área de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento da criança e do adolescente, nos diferentes níveis de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde/SUS brasileiro. Organizado em seis capítulos, aborda relevantes temas sobre o histórico da Psicologia Pediátrica, área que se destaca como cenário importante para a realização das práticas de cuidados na área da Saúde à população infanto-juvenil, as políticas de saúde destinadas à atenção nessa área e a formação e atuação profissional em Psicologia Pediátrica. Adicionalmente, apresenta temas relevantes para o contexto da Saúde, tais como os estudos sobre a teoria motivacional do coping e as crenças de alunos de Medicina e de Enfermagem sobre o desenvolvimento da criança.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3349-2
DOI: 10.24824/978854443349.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:  <br>pesquisas e reflexões
ALESSANDRA BRUNORO MOTTA
Psicóloga, com Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde e Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

ALLAN WAKI DE OLIVEIRA
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestrando em Psicologia pela PUC-Campinas, com bolsa do CNPq. Graduação em Direito e Especialização em Direito Tributário pela PUC-Campinas e Especialização em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura. Educador social voluntário no Projeto Pescar (Campinas, SP).

ANA CRISTINA BARROS DA CUNHA
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora associada do Instituto de Psicologia e Pesquisadora da Maternidade-Escola da UFRJ. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

ANA EMÍLIA VITA CARVALHO
Psicóloga pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Ciências e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto). Atualmente é docente do curso de Medicina e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, área concentração Educação Médica, no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do curso de Medicina no CESUPA.

ANITA COLLETES BELLODI
Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma, SP, com Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Psicologia pela PUC-Campinas e docente da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas.

BEATRIZ SCHMIDT
Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutoranda no Núcleo de Infância e Família da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Curso de Graduação em Psicologia da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo.

CLÁUDIA MARIA GASPARDO
Psicóloga pela Faculdade de Ciências de Bauru, da Universidade Estadual Paulista. Aprimoramento profissional em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde, mestrado e doutorado em Saúde Mental (FMRP-USP), Bolsa FAPESP. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP/USP, Bolsa PNPD-CAPES. Atua como pesquisadora, docente-colaboradora e coorientadora no Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (LAPREDES-FMRP/USP), sob orientação da Prof.ª Dr.ª  Maria Beatriz Martins Linhares.

ELENICE BERTANHA CONSONNI
Psicóloga pela UFSCar, mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Unesp de Botucatu e doutorado em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto. Docente do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, ministrando aulas nos cursos de Enfermagem e Medicina. Atua na área de Psicologia e Saúde, com ênfase em medicina fetal e psicologia da gravidez, parto e puerpério.

ELISANGELA BÖING
Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Mestrado e Doutorado pela mesma Universidade. Especialização em Saúde da Família/ Modalidade Residência pela UFSC e em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico.  É Docente do Departamento de Psicologia/ UFSC e Integrante do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC/UFSC).

ERIKA DA SILVA FERRÃO
Psicóloga e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa-sanduíche no Couseling&SchoolPsychologyProgram da San SiegoStateUniversity (EUA). É docente do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública e do curso de Psicologia da Universidade Vila Velha, em Vila Velha, ES.

FABIANA PINHEIRO RAMOS
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFES.

FERNANDA NASCIMENTO PEREIRA DOCA
Psicóloga pela PUC de Goiás, especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Associação de Combate ao Câncer (IEP/ACCG), em Goiás. Especialista em Psicologia Clínica, Gestalt Terapia, pelo Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Mestrado e Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano, pela Universidade de Brasília. Psicóloga clínica e da saúde do Centro de Atendimento e estudos psicológicos da Universidade de Brasília (CAEP/UnB).

FLÁVIA HELENA PEREIRA PADOVANI
Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP- Ribeirão Preto) e doutora em Psicologia pela mesma instituição. Atualmente é docente do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-UNESP), onde atua nos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e no Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar em Pediatria.

GIMOL BENZAQUEN PEROSA
Psicóloga pela PUC-SP, mestrado em Psicologia da Educação e doutorado em Psicologia Social pela mesma instituição. Docente aposentada do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-UNESP), onde ministrou cursos de Psicologia Médica e Psicologia do Desenvolvimento nos cursos de Enfermagem e Medicina. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FMB-UNESP.

KELY MARIA PEREIRA DE PAULA
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

LUCIANA LEONETTI CORREIA
Psicóloga pela UFSCar, Mestrado e Doutorado em Ciências em Saúde Mental pela FMRP/ USP- RP e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Foi professora adjunto-IV do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário e coordenadora de área de Psicologia do PIBID. Atualmente, é psicóloga do Judiciário e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD.

MARIA APARECIDA CREPALDI (ORGANIZADORA)
Psico?loga com graduac?a?o pela Universidade de Sa?o Paulo (USP- Ribeira?o Preto), especialista em Psicologia Hospitalar e em Psicologia Cli?nica Infantil pelo HC-RP/USP, mestre em Psicologia Cli?nica pela PUC/RJ e doutora em Sau?de Mental pela Faculdade de Cie?ncia Me?dicas/UNICAMP. Po?s-doutorado pela Universidade do Que?bec em Montre?al/UQA?M e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Professora titular e docente permanente do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Psicologia/UFSC. E? docente e formadora do Familiare Instituto Siste?mico de Floriano?polis, SC. Membro do Comite? Assessor da área de Psicologia e Serviço Social do CNPq (2017-2019). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, ni?vel 1-C.

MARIA BEATRIZ MARTINS LINHARES (ORGANIZADORA)
Psicóloga graduada pela Universidade Gama Filho (UGF, RJ), especialista em Psicologia Hospitalar e em Psicologia Clínica Infantil. Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, SP). Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia daUniversidade de São Paulo (USP, SP). Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá). Professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP e em Psicologia da FFCLRP-USP. Coordenadora do Serviço de Psicologia Pediátrica do HCCriança do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção em Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança – LAPREDES. Membro do Comitê Científico do Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1-A.

SANDRA WILLÉIA MARTINS
Médica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pediatra pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, ES e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Tem mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Preceptora do curso de Medicina no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes da UFES.

SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO (ORGANIZADORA)
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. É professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUC-Campinas.

TATIANE LEBRE DIAS
Psicóloga pela Universidade Católica Dom Bosco, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) edoutorado em Psicologia (Universidade Federal do Espírito Santo). É docente do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do Laboratório de “Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica” (UFMT) e membro do GT de Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente (ANPEPP).