Capa do livro: PRÁTICAS DE LINGUAGENS E ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA

PRÁTICAS DE LINGUAGENS E ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA

Autores: Tania Regina Montanha Toledo Scoparo - Luiz Antonio Xavier Dias - Eliane Aparecida Miqueletti - Eva Cristina Francisco (Orgs.)

O pensamento reflexivo é um instrumento de emancipação humana. Quanto maior a faculdade de reflexão, mais significativo será o pensar utilizado na produção do conhecimento, o qual se alimenta, dentre outras coisas, da inquietação da pesquisa científica, incentivada pelo espírito crítico do homem. Dessa maneira, em uma prática científica é reputado o compromisso com a transmissão do conhecimento que ela realiza. Não há sentido em conceber conhecimento que não seja propagado, publicado e posto em diálogo com diferentes leitores. Nessa perspectiva, em Práticas de linguagens e ensino de línguas e literatura, apresentamos uma reunião de textos que confluem para reflexões sobre o conhecimento em diversos eixos epistêmicos, o leitor encontrá na Linguística, na Semiótica e na Literatura embasamento para estudos e pesquisas em diversos campos do saber, trazendo subsídios teóricos para reflexão e análise.
O conjunto de artigos que forma esta obra mostra pesquisas relacionadas a diferentes perspectivas do conhecimento teórico, dentre as quais destacamos: tecnologias digitais de informação e comunicação; multimodalidade; gêneros discursivos/textuais; o conceito de normas no português brasileiro; visibilidade e identidade na mídia; a presença dos signos na sociedade; ensino de línguas; análise do discurso; semiótica discursiva e argumentatividade; adaptações/transmutações literárias, fílmicas, HQs; a leveza na literatura; a diversidade do insólito literário; ensino e prática de literatura; entre outras, que evidenciam o caráter interdisciplinar que forma a obra.
Convidamos a todos os leitores para uma reflexão necessária sobre as investigações da contemporaneidade. Partilhamos com vocês esta obra especial, cujas discussões estão ancoradas na nossa realidade e podem, portanto, dar suporte a diversos estudos da linguagem.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3316-4
DOI: 10.24824/978854443316.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DE LINGUAGENS E ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA
SOBRE OS ORGANIZADORES
ELIANE APARECIDA MIQUELETTI

Doutora em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina-PR. Tem experiência com Ensino Fundamental, Médio e Superior. É professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Atualmente, desenvolve trabalhos com os seguintes temas: semiótica francesa, discurso midiático e escolar na relação entre indígenas e não indígenas, estágio supervisionado e ensino de Língua Portuguesa. Participa dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e pesquisa sobre multiculturalismo, interculturalidade e Educação Inclusiva – UEMS. Grupo de estudo e pesquisa políticas educacionais e formação de professores – GEPPEF/UEMS. Gêneros discursivos e formação de professores – GEDFOR/UFGD.

EVA CRISTINA FRANCISCO
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília – UNIMAR. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelas Faculdades Internacionais de Curitiba (FACINTER/UNINTER). Licenciada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA – Atual UENP). Licenciada em Letras/Espanhol pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus – São Paulo. Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Avaré.

LUIZ ANTONIO XAVIER DIAS
Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Jacarezinho – PR. Professor efetivo da Seed, Secretaria do Estado da Educação do Paraná na área de Língua Portuguesa e Literatura. Supervisor do Projeto PIBID/CAPES – UENP na área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras/Linguística, Crítica Genética, Teoria Cinematográfica, Leitura e Ensino.

TANIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO
Doutora e pós-doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora pesquisadora dos Grupos: Semiótica da Narrativa Verbal e Visual – UEL/Londrina; Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino – UENP/Jacarezinho. Tem experiência nas áreas de Linguística e Comunicação, principalmente nos seguintes temas: narrativas literária e fílmica, teoria do cinema, semiótica discursiva, linguística aplicada, ensino de língua portuguesa e literatura. Atua na Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

SOBRE OS AUTORES
CAMILA FERNANDES ROCHA

Pedagoga pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR / Polo Avaré. Discente em Letras Português / Espanhol pelo Instituto Federal de São Paulo – IFSP / Campus Avaré. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ensino-Aprendizagem de Línguas e Interdisciplinaridade: a formação do professor (EALIFP/IFSP – Campus Avaré).

DANIEL BARBOSA DE SOUZA
Graduando em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP / Campus Jacarezinho. Bolsista de Programa de Iniciação Científica (PIBIC) com apoio financeiro da Fundação Araucária. Integrante do Grupo de Pesquisa “Leitura e ensino” (UENP/CNPq).

DANUZA AMÉRICO FELIPE DE LIMA
Doutoranda em Literatura de Língua Portuguesa na Universidade de Coimbra – U.C. – com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAr. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ensino-Aprendizagem de Línguas e Interdisciplinaridades: a Formação do Professor” (EALIFP/ IFSP-Avaré).

DENISE BATISTA PINTO SABINO
Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, ensino de arte, arte visual, comunicação e pesquisa narrativa. Participa de grupo de pesquisa intitulado “A formação do professor de artes visuais em uma pesquisa autobiográfica”, com foco na formação de professores, no Departamento de Artes (CECA/UEL).

EDINA REGINA PUGAS PANICHI
Graduada em Letras Anglo Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974), mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Tem pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estilística e Crítica Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: construção textual, gênese do texto, imagem e análise de texto. Finalista do Prêmio Jabuti 2004 na área de Teoria/Crítica Literária com a obra, escrita em coautoria, Pedro Nava e a Construção do Texto (Eduel/Ateliê Editorial). Desenvolve Projeto de Pesquisa, cadastrado no CNPQ, nas áreas Crítica Genética e Estilística.

ELAINE CRISTINA DE FREITAS SILVA
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade do Norte Pioneiro (UNIESP) FANORPI – (20012), Graduanda em LETRAS/ESPANHOL pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP – (2018), Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí-ESAP (2013), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2017). Atua como professora do Ensino Fundamental I, 5º ano. É Professora colaboradora na área de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Santa Terezinha– SEED– Santo Antônio da Platina.

ÉLIDA CRISTINA DE CARVALHO CASTILHO
Doutoranda em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa, Discurso, subjetividades e ensino de línguas, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS / Campus Três Lagoas. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – IFSP / Campus Avaré. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ensino-Aprendizagem de Línguas e Interdisciplinaridade: a formação do professor” (EALIPF/IFSP), no grupo de trabalho “Epistemologias, subjetividades e discursos no e sobre o ambiente escolar”.

ESTHER GOMES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (São Caetano do Sul – 1978), especialização pelas Faculdades São Judas Tadeu (SP – 1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor Associado C da Universidade Estadual de Londrina, atuando principalmente nos seguintes temas: Semântica, Língua Oral, Argumentação. Fundadora do CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná), em novembro de 1986, juntamente com outros professores e alunos do curso de Letras.

FELIPE DA SILVA MENDONÇA
Graduando em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP / Campus Jacarezinho. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária. Integrante do Grupo de Pesquisa “Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino” (UENP/CNPq).

FLAVIA HATSUMI IZUMIDA ANDRADE
Mestra em Linguística, na linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Línguas”, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/ Campus São Carlos. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/ Campus Avaré. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ensino-Aprendizagem de Línguas e Interdisciplinaridade: a formação do professor” (EALIPF/IFSP), no grupo de trabalho “Línguas e Interdisciplinaridade”.

GEOVANA LOURENÇO DE CARVALHO
Mestre em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa, Linguagem e Educação, pela Universidade Estadual de Londrina– UEL/ Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ensino-Aprendizagem de Línguas e Interdisciplinaridade: a formação do professor” (EALIPF/IFSP).

IRENÍ APARECIDA MOREIRA BRITO
Mestre em Letras – Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Três Lagoas. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Unidade Universitária de Dourados e Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Dourados – MS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais, Semióticos e Fronteiriços – GESC – UEMS e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia – GEPEGRE-UEMS.

JEAN CARLOS DA SILVA ROVERI
Mestrando em Docência para Educação Básica, na linha de pesquisa “Ensino de Línguas Estrangeiras”, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/ Campus Bauru. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/ Campus Avaré. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ensino-Aprendizagem de Línguas e Interdisciplinaridade: a formação do professor” (EALIPF/IFSP), no grupo de trabalho “Línguas e Interdisciplinaridade”.

LETÍCIA JOVELINA STORTO
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professora adjunto do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Campus de Cornélio Procópio. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e do Mestrado em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Norma Urbana Culta, de São Paulo – NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino – DIALE (UENP), Mídia, Religião e Cultura – MIRE (InterCom).

LUCIANA BRITO
É formada em Letras pela UNESP/Assis, com Mestrado na área de Teoria Literária/Literatura Comparada e Doutorado na área de Literatura e Vida Social também pela UNESP/Assis. Atualmente é docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP.

MARGARIDA PAULINO DE CERQUEIRA PINTO
Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais; graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho; Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e professora da Prefeitura Municipal de Ourinhos, estado do Paraná.

MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS STRIQUER
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Integrante do Grupo de Pesquisa “Diálogos linguísticos: saberes e práticas” (DIALE) (CNPq/UENP).

NATALIA GUERRA BRISOLA GOMES GODOI
Mestra em Estudos Literários pelo PPGL-UEL, doutoranda no mesmo programa e bolsista CAPES. Formada em Letras pela UENP, participa de seus GPs “Literatura e História: Memória e Representação” e “Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino”.

NERYNEI MEIRA CARNEIRO BELLINI
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2004), na área de concentração Teoria Literária e Literatura Comparada. Professora associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná, onde ministra aulas de Literatura de Língua Espanhola e Prática de Ensino de Língua Espanhola e orientação de estágio. Coordena o Grupo de Pesquisa Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna (cadastrado no CNPq) e o Grupo de Estudos Leituras do insólito, nos quais orienta alunos de Iniciação Científica. Participa e publica ativamente em eventos científicos e revistas qualis, ademais, em 2010, organizou, com outros docentes, o livro Ler e escrever é da hora, em 2015, a obra Leitura e Ensino: da pesquisa à sala de aula e, em 2017, publicou o livro O caleidoscópio de José J. Veiga: narrativas do insólito.

PATRÍCIA CRISTINA DE OLIVEIRA DUARTE
Doutora em Estudos da linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Centro de Letras, Comunicação e Artes–CLCA/ Campus Jacarezinho. Líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino (UENP/CNPq).

PAULO GERSON RODRIGUES STEFANELLO
Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professor convocado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Integrante dos Grupos de Pesquisa Linguagens em Tradução – LEETRA (UFSCar) e do Núcleo de Estudos Linguísticos (UFGD).

RAFAELA FAUSTINO DE SIQUEIRA
Recém-graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Jacarezinho. Integrante do Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino (UENP/CNPq).

RITA DE CÁSSIA LAMINO DE ARAÚJO RODRIGUES
Graduanda em LETRAS pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2006), Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (2010) e doutora em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2015). Atua como Professora Colaboradora na área de Literatura Portuguesa, Teoria Literária e Prática de Ensino de Literatura no Centro de Letras, Comunicação e Artes na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – campus de Jacarezinho. Participa do grupo de pesquisa Literatura e Ensino e Leituras Literárias: Teoria Crítica, Análise e Ensino. Linha “Estudos Do Romance”.

SOLANGE APARECIDA DE SOUZA MONTEIRO
Possui mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara – UNIARA (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1989). Possui Especialização em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1992). Trabalha como pedagoga do Instituto Federal de São Paulo campus São Carlos (IFSP/Câmpus Araraquara-SP). Participa do Núcleo de Gêneros e Sexualidade do IFSP (NUGS) e do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Desenvolve sua pesquisa acadêmica na área de Educação, Sexualidade e em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e/ou Relações Étnico-raciais.

VALDIRENE SILVÉRIO KIKUTA
Graduada em Pedagogia (2011) e Letras Português e Espanhol (2018) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Especialista em Educação Especial pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – UNIVALE (2012), Especialista em Neuropedagogia pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – UNIVALE (2015). Atua como professora de Ensino Fundamental no município de Siqueira Campos – PR.

VERA MARIA RAMOS PINTO
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2011) em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora adjunta do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. É líder do Grupo de pesquisa Leitura e Ensino, do CLCA da UENP/CJ, atuando nas linhas de pesquisa: Formação do professor leitor e Metodologias para o ensino de leitura, com pesquisas voltadas ao estudo e didatização de diferentes gêneros discursivos/textuais, sobretudo, gêneros das esferas midiática, publicitária, literária e digital. Nessa perspectiva, tem se dedicado ao desenvolvimento de metodologias de ensino que, por meio dos gêneros, integrem as práticas de leitura, análise linguística e produção textual. Tem experiência na orientação e aplicação de Projetos de Ensino, voltados para a Educação Básica, focando o letramento literário dos alunos e o trabalho com temas transversais, como também desenvolve projetos visando à educação sociolinguística consciente, intentando buscar respeito e igualdade para a diversidade linguística, étnico-racial e cultural.