Capa do livro: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:<br>dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual

Autores: Cristina J. Haguenauer - Francisco Cordeiro Filho (orgs.)

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Sinopse

Este livro tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ (www.latec.ufrj.br) sobre Educação no Contexto das Novas Tecnologias. Por meio dele, nos propomos a mostrar a importância da contribuição dos pesquisadores, que experimentam diferentes soluções, testam hipóteses, analisam diferentes possibilidades, para que os profissionais da educação possam, a seguir, trilhar caminhos mais seguros.

O presente trabalho procurou selecionar artigos que apresentam as contribuições dessas pesquisas para melhor compreensão da natureza dos ambientes virtuais de aprendizagem e das diferentes técnicas e ferramentas utilizadas em sua criação. Pretende-se com isso, inicialmente orientar o leitor sobre os caminhos percorridos na pesquisa sobre Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGAs) e Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGCs), além das linguagens dos sistemas multimídia em suas diferentes manifestações (hipertexto, hipermídia e hipervídeo).

Adiante, destaca-se a importância dos objetos de aprendizagem e os conceitos e técnicas de realidade virtual, utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais, convergindo-se para a utilização de games como ambientes de aprendizagem.

Como consequência dos recentes avanços tecnológicos, aborda-se ainda a conceituação de sites de redes sociais a potencialidade e as limitações do uso dessas plataformas no contexto educacional a partir de experiências realizadas no Brasil e no exterior. Outro tema importante incluído nesse volume refere-se à investigação da influência do hipertexto na organização do pensamento dos indivíduos e a identificação das vantagens e desvantagens de seu uso no processo de construção do conhecimento.

O uso mais recente de jogos educativos na promoção de uma aprendizagem significativa foi analisado em diferentes momentos do trabalho, no objetivo da construção dos novos conhecimentos e estimulando diferentes níveis de percepção da aprendizagem. Tornou-se importante enfatizar a presença da fantasia, da curiosidade e do desafio, na fascinante tarefa de envolver os atores do processo ensino-aprendizagem, na transformação de simulação em realidade. Um bom exemplo dessa união de fatores é relatado através da intertextualidade e jogos de linguagem por ocasião da análise da exposição virtual interativa “Dinos Virtuais”.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-299-3
DOI: 10.24824/978858042299.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:<br>dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual

Autores

Cristina Jasbinschek Haguenauer

 

Graduada em Engenharia Civil pela UERJ (1985), Mestre em Engenharia pela PUC-RJ (1988) e Doutora em Ciências e Engenharia pela UFRJ (1997). Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ; atua em ensino, pesquisa e consultoria na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação, com foco em Educação a Distância, Capacitação Profissional, Formação Continuada, Hipermídia, Jogos Educativos, Ambientes Virtuais de Aprendi­zagem, Portais de Informação e Realidade Virtual. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Infor­mação e da Comunicação - LATEC/UFRJ.

 

Francisco Cordeiro Filho

 

Doutor em Educação Brasileira pela Universi­dade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GEA/UFRJ) e do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas e Teorias e Métodos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental. 204

 

Álvaro José Rodrigues de Lima

 

Professor da Escola de Belas Artes da UFRJ. Mestre em Ciências em Arquitetura pela FAU/UFRJ e Douto­rando do Programa de Engenharia Civil da COPPE da UFRJ, área de concentração em Sistemas Compu­tacionais na linha de pesquisa Visualização Científica e Realidade Virtual, no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE. Coorde­nador GERGAV- Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais, tendo como áreas de interesse Realidade Virtual e Realidade Aumentada e suas aplicações.

 

Cíntia Regina Lacerda Rabello

 

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecno­logia Educacional para a Saúde da UFRJ (2007). Atua no ensino de inglês como língua estrangeira desde 1995 e por 4 anos atuou como gestora educacional em escola de idiomas. Participa como pesquisadora do LATEC/UFRJ nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto educacional, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sites de Redes Sociais.

 

Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho

 

Graduado em Letras - UFRJ (1999), Especialista em Gerência de Redes pelo Programa MoT CN – NCE/UFRJ (2005) e Mestrando do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PIPGLA/UFRJ. Atua como Gerente do CPD da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, tendo participando de projetos interdisciplinares de desenvolvimento de hipermídias e EaD. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual 205

Fabricia Silva de Carvalho

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou junto ao Labora­tório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), no desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem..

 

Fabiana Melo Macieira Lawinscky

 

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Professora de Língua Inglesa desde 1998. Pesquisadora do Labora­tório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ, pesquisando sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

Flavia Nogueira Martins

 

Mestranda do Programa Interdisciplinar de Linguís­tica Aplicada da UFRJ, pós-graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2010) e graduada em Pedagogia (2002) pela UFRJ. É colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), onde realiza pesquisas nas áreas de Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Desenho Instrucional. Atuou como desenhista instrucional em empresas como QuickMind, Universidade Estácio de Sá e Affero206

 

Gerson Gomes Cunha

 

Doutor (2004) e Mestre (1991) em Engenharia Civil pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Atualmente é Engenheiro/Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sócio Gerente da Simset Tecnologia de Simulação Ltda., Pesquisador da Fundação COPPETEC e Coorde­nador do Grupo de Realidade Virtual aplicada do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (GRVa/LAMCE/COPPE/UFRJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Computação Gráfica, Plataformas Flutu­antes, Exploração de Petróleo.

 

Lais Cappaun Dalsoquio

 

Mestranda do Programa Interdisciplinar de pós­-graduação em Linguística Aplicada da Universi­dade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como pesquisadora no LATEC (Laboratório de Pesquisa em Tecnolo­gias da Informação e Comunicação). Tem interesse nos seguintes temas: Ambientes Virtuais de Apren­dizagem; Interação; Blogs.

 

Luiz Landau

 

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Enge­nharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE/UFRJ- (1976) e Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ- (1973). Atual­mente é professor titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Enge­nharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual 207  (COPPE/UFRJ), coordenador do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia do Programa de Engenharia Civil (LAMCE/PEC/COPPE/UFRJ) e consultor da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnoló­gicos- Coppetec.

 

Luciana Guimarães Rodrigues de Lima

 

Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ. Especialista em Psicologia da Propa­ganda e Marketing) e Arteterapia em Educação e Saúde pela FAHUPE. Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela UFRJ. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do GERGAV/ EBA/UFRJ e do LATEC/UFRJ.

 

Marcus Vinicius Grandão Barboza

 

Dos 28 anos de atuação na área de educação, os últimos 15 anos foram dedicados à EAD (Educação a Distância), passando pela produção de material didático em papel, vídeo e web. Gerenciou e coordenou a implantação de projetos e cursos de EAD. Atualmente, finalizando o mestrado na Universidade Aberta de Lisboa em Pedagogia do E-learning para ampliar o conhecimento dos processos da educação globalizada.

 

Marcus Vinicius Mussi

 

Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela UFRJ, Especialização em Língua Inglesa, Aperfei­çoamento em Interpretação de Textos em Inglês e Neorolinguística, Graduação em Letras Português/ Literaturas pela UNEB, Graduação em Português/ Inglês pela UVA, além de cursos no exterior na área de ensino de idiomas. Tem experiência em docência de ensino fundamental, médio, superior, pré-vesti­bular, cursos de idiomas;e coordenação e direção 208 administrativas e pedagógicas em cursos de idiomas. Atualmente, pesquisador e tradutor do Laboratório de Pesquisa em Tecnologia da Informação e da Comuni­cação da Escola de Comunicação (LATEC/UFRJ) e do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS/UNEB), editor executivo da Revista Científica Educaonline (Qualis Capes B) e Pós Graduando em Docência do Ensino Superior.

 

Marise Castello Branco Altro Lopes

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Educação Corpo­rativa, tem longa vivência na concepção, implemen­tação e coordenação de projetos de educação a distância para grandes empresas. Na área acadêmica, foi pesquisadora no Laboratório de Tecnologia da Faculdade de Educação da UFRJ, onde pesquisou métodos didáticos para elaboração de materiais multimídia, com publicações científicas em congressos, livros e revistas especializadas. Atual­mente é consultora em capacitação na equipe de Gestão de Mudanças da Petrobras, planejando e desenvolvendo soluções educa­cionais para projetos de tecnologia, orientando a produção de mídias educacionais e monitorando os resultados dos treinamentos.

 

Martin Knöll

 

Estudou arquitetura na Universidade de Stuttgart, onde é doutorando no Instituto de Arquitetura Moderna e Design (Institut Grundlagen Moderner Architektur und Entwerfen) (IGMA) da Universi­dade de Stuttgart, na Alemanha. Como parte de sua tese de doutorado sobre a relação entre urbanismo e saúde, ele foi professor visitante no Centro Lansdown da Electronic Arts (LCEA) de Middlesex University em Londres, Reino Unido, onde lida com mídia interativa e saúde. Em 2008 / 2009, o seu projeto DiabetesCity foi premiado com o “Karl­-Steinbuch stipendium” do MFG Stiftung Baden-Württemberg, Alemanha. Desde maio de 2009, ele é aluno de doutorado do Landesgraduiertenförderung Baden-Würt­temberg, e bolsista de pesquisa da Akademie Schloss Solitude, na Alemanha, para o período 2010/2011. E-mail: martin.knoell @ gmx.de.AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual 209

Tereza Cristina Moraes do Nascimento

 

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras, com habilitação para Inglês e Língua Portuguesa pela FEUC, 1988 e especialista em Psicopedagogia e Informática Aplicada à Educação. Desde 1991, trabalha no Serviço Público Municipal, lecionando para o ensino fundamental e desde 1998 trabalha no serviço público estadual, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa. É pesquisadora do Labora­tório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ, da Escola de Comunicação da UFRJ.

 

Rogério Noboa da Silva Jr

 

Graduação em letras (português-literaturas) pela UFRJ. Mestrando no programa interdisciplinar em linguística aplicada da faculdade de Letras da UFRJ. Especialista em tecnologias na educação pela PUC-RJ. Atualmente é professor de língua portuguesa de escolas do ensino médio e dos cursos de graduação em administração, ciências contábeis e pedagogia do UNIFESO. Pesquisador do Labo­ratório de Tecnologias da informação e Comuni­cação da UFRJ (LATEC-UFRJ).