Capa do livro: DEBATES INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO EDUCACIONAL

DEBATES INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores: Jaci Lima da Silva - Virginia Marne da Silva Araújo dos Santos (Orgs.)

O Grupo de Pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia, criado em 2016, tem trabalhado com afinco no intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e de competências na comunidade acadêmica que culminem no fortalecimento da contracultura do modelo linear com os estudos sociais da ciência e tecnologia através de pesquisas, bem como da atuação na educação por meio do letramento científico e tecnológico, na problematização às maneiras de compreender as interações em CTS, cuja ênfase é tornar as pessoas capazes de compreender, de expressar opiniões, e de se posicionar sobre o cotidiano, suas implicações sociais, e sobre os impactos na qualidade de vida em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico. As páginas a seguir são um convite e uma provocação para pensarmos juntos sobre alternativas educativas que potencializem a aprendizagem e instiguem um novo olhar sobre o ensinar atrelado à Ciência, Tecnologia e Sociedade, à (res)significação do Ensino, e ao protagonismo no ensino e aplicabilidade de contextos interventivos na prática educativa.

Aventure-se a pensar para além do que é de costume.

Boa Leitura!

Impresso
de R$ 55,29 por
R$ 42,53
Digital
de R$ 47,40 por
R$ 31,90

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3364-5
DOI: 10.24824/978854443364.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DEBATES INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
ADELINE ARAÚJO CARNEIRO FARIAS
Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS, Mestre em Ciências pela UFRRJ, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Roraima – CEFET/RR (2008), Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2003), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1996) com habilitação em Pesquisa. Professora do Instituto Federal de Sergipe, lotada no Campus Aracaju. Experiencia de atuação nas modalidade de Educação presencial, EJA e EaD e nos níveis de ensino Formação Inicial e Continuada – FIC, Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Graduação e Pós-Graduação. Responsável por componentes curriculares nas áreas das Ciências Humanas, tais como, Sociologia, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social, Direitos Humanos, Educação e Diversidade, Fundamentos sócio-filosóficos da Educação Brasileira, Sociologia da Educação, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, Projeto Político Pedagógico: construção e gestão, Orientação de TCC, Metodologia de Trabalho Científico. Experiência na gestão e educação de políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. Orientadora de Projetos de Pesquisa, de conclusão de cursos (TCC) e de Extensão.

ESMERACI SANTOS DO NASCIMENTO
Licenciada em Letras e Literaturas pela Universidade Federal de Roraima (1994). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Especialista em Supervisão Escolar e Especialista em Psicopedagogia. Professora da modalidade de Educação a Distância e do Curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica. Tem experiência na área de administração de Unidades escolares e treinamento de pessoal técnico, administrativo e pedagógico. Trabalha do Dead do Campus Boa Vista na coordenação pedagógica dos cursos de Graduação Pós-Graduação. Atua como professora AEE no Napne/IFRR com o Projeto Letramento para Surdos e é membro da equipe multifuncional do NAPNE/ Campus Boa Vista.

FÁBIA MICHELINE DUARTE ALVES
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (2008), Pós-Graduação em MBA em Gestão Hospitalar pela FATEC Internacional e Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Profissional e Tecnológico com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável pelo IFRR. Atualmente trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, no cargo de Técnico Administrativo. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

IJANILEIDE GABRIEL DE ARAÚJO BRAGA
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e Especialização em Pneumologia pelo Complexo Hospitalar do Mandaqui (1994). Atualmente é professor assistente I da Universidade Federal de Campina Grande.

JACI LIMA DA SILVA
Possui graduação em Engª. Modalidade Eletrônica (Telecomunicações) pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1980), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Roraima (2002), graduação em Licenciatura em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1992), Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 1990; Mestrado em Ciência de la Educación Superior pela Universidade Camilo Cienfuego (2000), revalidado pela UFRGS e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, (2011). Atualmente é professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Roraima (IFRR); professor permanente do Programa Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Roraima/ IFRR. Tem experiência na área da Indústria Eletrônica, com treinamento na Mitsubishi do Japão; na área da Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, banca avaliadora, ciência, tecnologia e sociedade, – Cts e Proeja. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia.

JOCELAINE OLIVEIRA DOS SANTOS
Doutorado em Ciências Sociais pela UNISINOS na área de Concentração Políticas e Práticas Sociais, linha de pesquisa Identidade e Sociabilidade. Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe na área de concentração Estudos da Linguagem e Ensino, linha de pesquisa Teorias do Texto – UFS. Pós-Graduação em Teorias do Texto pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Graduação em Letras Português pela Universidade Tiradentes – UNIT. Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, com atuação nos Cursos Técnicos, Tecnólogos, Superiores e de Pós-Graduação. Elaborou material didático para cursos a distância no IFRR, onde também atuou como professora formadora da UAB e PARFOR, e coordenadora da UAB em 2012/2013. Coordenou a Pós-Graduação do IFRR – Campus Boa Vista e atuou como coordenadora local do Mestrado em Educação Agrícola da UFRRJ em 2016/2017. Atualmente é professora da área de Letras do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Estância. Membron do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Contemporaneidades (IFRR) e Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de texto, leitura e linguagem – GETELL (IFS), ambos certificados. Áreas de atuação e pesquisa: Formação de professores, identidade e sociabilidade docente, Educação Profissional, Educação a Distância; Profissão Docente, Interculturalidade e Educação. Práticas discursivas e Análise do Discurso.

KARINE CANANI DE OLIVEIRA
Pedagoga Psicopedagoga Clínica e Institucional e Especialista em Educação Global e Inteligências Humanas, Pós Graduanda em Autismo. Atua como Supervisora Pedagógica e como Psicopedagoga Clínica. Temas de Interesse: Psicopedagogia, Pedagogia, Psicanálise e Desenvolvimento Infantil.

LUCIANA SIQUEIRA LIRA DE MIRANDA
Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Luterana do Brasil/RS (2002) ; Pós Graduada em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e Saúde da Família; Mestranda em Educação – UERR/IFRR; Diretora Pedagógica – Instituto Batista de Roraima; Psicopedagoga Clínica e Institucional.

LYSNE NÔZENIR DE CAMELO DE LIMA
Graduada em Pedagogia e Licenciatura em História, Especialista em Planejamento, Inovação, Gestão Práticas Educativas – Universidade Gama Filho, Especialização em MBA em Gestão de Pessoas – Estácio/AM, Mestre em Educação pela Universidade Alcalá de Henares – ES, cursando Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Roraima – UERR. Professora da Secretária Estadual de Educação do Estado de Roraima – SEED, exercendo função de formadora no Centro de Formação dos Profissionais de Educação em Roraima – SEED/CEFORR/RR. Professora Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologias diferenciadas e Práticas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, família, cidadania, políticas públicas, educação escolar indígena e escola pública.

MARIA BETANIA GOMES GRISI
Doutora (2017) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) na Universidad Americana), Mestre em Educação – pela Universidad de Alcalá de Henares (2010), Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação no Norte/FACETEN-2005, Especialista em Design Instrucional pela Faculdade de administração, Ciências e Letras – FACEL(2015) e Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Desenvolve suas atividades profissionais na Diretoria de Políticas de Educação a Distância-DIPEAD, da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR. A pesquisa de Doutorado teve como objeto de investigação “O papel da Leitura Argumentativa no Curso Letras Espanhol e Literatura Hispânica , ofertado na Modalidade a Distancia – EAD do IFRR – Campus Boa Vista Centro: Implicações para o fenômeno da evasão. O Mestrado teve o foco “A Violência Social no ambiente escolar” abordando investigamos a questão da violência que vem permeando, de forma significativa, as relações no espaço escolar.

MARIA CELINA DE ASSIS
Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Roraima (1994), Especialização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Especialização em Educação de Jovens e Adultos Integrados ao ensino Médio PROEJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) Atualmente é professora Vinculada as a Diretoria de Educação superior e Diretoria Pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima ? Campus Boa vista . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores,educação de jovens e adultos, educação profissional, e mais atualmente em formação de professores na Educação Indígena.

RICARDO CARVALHO DOS SANTOS
Professor Assistente na área de Química da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e lotado na Licenciatura Intercultural Indígena. Possui Graduação e Mestrado em Química, Doutorado em Biotecnologia; e Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Tem artigos e resumos publicados, trabalhos completos, capítulo de livro e livro. Tem experiência em equipamentos analíticos (Shimadzu), bem como análise dos dados: de Infravermelho, Ultravioleta e HPLC. Participa do Grupos de Pesquisas: 1 – Oleoquímicos (Como pesquisador. Área de Química (UFRR)); 2 – Alternativas Tecnológicas para Áreas de Savana em Roraima (Como pesquisador. Áreas de Química, Biotecnologia e Agronomia (UFRR)) e; 3 – Educação, Ciência e Tecnologia (Como pesquisador. Área de Ensino com foco em CTS (IFRR)).

TOMAS ARMANDO DEL POZO HERNANDEZ
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2013). Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Espanhola pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX (2008). Graduado em Licenciatura em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2011). Graduado em Cultura Física pela Universidad de Ciego de Avila – CUBA (1999). Atuação nas áreas de ensino e aprendizagem de Língua Espanhola e Formação de professores de Língua. Áreas de pesquisa: Estudos Aplicados na adquisição, ensino e aprendizagem de línguas; Educação de Surdo; Ensino de Línguas na modalidade EAD. Professor do quadro efetivo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR.

VIRGÍNIA MARNE DA SILVA ARAÚJO DOS SANTOS
Possui graduação em Psicologia – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual da Paraíba (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (2017). Atualmente é docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação, Ciência e Tecnologia e também pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisa autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima (GEPAIIRR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professor, Ciência,Tecnologia e Sociedade – CTSA, Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem.