Capa do livro: PRÁTICAS DOCENTES E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

PRÁTICAS DOCENTES E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Mikaelle Barboza Cardoso (Org.)

Neste livro, os autores abordam elementos importantes acerca das Práticas Docentes e Tecnologias no ensino de Matemática, evidenciando o crescente interesse em compreender as diversas metodologias de ensino e de aprendizagem e o papel das tecnologias nesse processo, com suas inúmeras possibilidades, desafios e limites no contexto educacional. Nessa perspectiva, os estudos apresentados têm como área principal as pesquisas voltadas para a Educação Matemática. 
O leitor poderá compreender como esse campo investigativo é amplo, tendo como foco a análise, intervenção, caracterização e interpretação dos processos educacionais, em especial, o ensino e a aprendizagem matemática. Além disso, é reconhecida pelos seus referenciais teóricos e tendências metodológicas consolidadas, atualmente estudadas por diversos pesquisadores e Programas de Pós-Graduação em todo o Brasil.
Espera-se com esta obra poder ampliar as discussões relevantes da Educação Matemática, procurando evidenciar as suas contribuições para o ensino e a aprendizagem de Matemática, com foco especial na região do Ceará.

Impresso
de R$ 45,60 por
R$ 39,60
Digital
de R$ 45,60 por
R$ 31,92

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3331-7
DOI: 10.24824/978854443331.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DOCENTES E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001), Especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2008). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE – 2017), campus Cedro.

CELESTINA BARROS DE SOUZA
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

DANIEL BRANDÃO MENEZES
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, currículo e ensino no eixo ensino de matemática. Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenador do Projeto Federal Residência Pedagógica.

DIANARA FIGUEIRÊDO FREIRE
Aluna do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus Quixadá – CE. Bolsista do Laboratório de Educação Matemática – LaboMática, atuando no Programa de Extensão: formação continuada em educação matemática. Membro do Grupo de Estudo em Educação Matemática da FECLESC (GEEM).

ERICA FERREIRA DE CASTRO
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

FRANCISCO EDISOM EUGENIO DE SOUSA
Doutor (2015) e Mestre (2005) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC); e Licenciado em Pedagogia (1993) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Professor da UECE, no curso de Pedagogia da FECLESC; Professor integrante do quadro docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UECE/FECLESC); Professor do Ensino Fundamental na cidade de Quixadá.

FRANCISCO JOSÉ DE LIMA
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

GABRIELA NAYARA DUARTE OLIVEIRA DAMAZIO
Bacharelanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Cedro. Participou do projeto de extensão PAPEX 2017, edital 001/2017 – PROEXT, sob o tema “Elaboração de um serviço web para auxílio e gerenciamento de atividades culturais”. Ainda em 2017, participou do Programa de Estudante Voluntário em Pesquisa e Inovação, sob o projeto de pesquisa: Determinação da massa corporal de codornas europeias de corte por meio de visão computacional.

HERMÍNIO BORGES NETO
Concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital.

HUMBERTO BELTRÃO DA CUNHA JÚNIOR
Mestre em Engenharia de Sistemas e bacharel em Engenharia da Computação, ambos os títulos obtidos pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE). Tem experiência na área de programação para dispositivos móveis e desenvolvimento de software, com residência em análise de testes (de software) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Motorola Inc., já tendo trabalhado profissionalmente em empresas do ramo. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

IARLI BARRETO LEITE FALCÃO JUNIOR
Graduado em Matemática pela UECE, Especialista em Ensino de Matemática pela UCAM e mestrando em Ensino de Matemática pela UFC. Já atuou como professor e coordenador de área na rede pública estadual e técnico educacional na Seduc-CE. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

JOELMA NOGUEIRA DOS SANTOS

Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Formação de Professores de Matemática. Concluiu o mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo.

KAROLINE DE SOUSA BEZERRA
Atualmente é estudante de Bacharelado em Matemática na Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório MultiMeios atua na área de raciocínio logico, educação matemática e matemática aplicada. Membro do Grupo de Estudo em Matemática MultiMeios (GEM²).

LARISSA DE OLIVEIRA BEZERRA
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

MARIA GLÉCIA MONTEIRO COELHO
Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática da UECE, campus Quixadá-CE. Atua como bolsista PRAE/PBEPU no Laboratório de Educação Matemática (LABOMÁTICA) – FECLESC. Membro do Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM).

MAURICIO JOSÉ NASCIMENTO MACÊDO
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Cedro e Pós-Graduação em Matemática e Física pela Faculdade Integrada de Araguatins – FAIARA. Atualmente é professor de Matemática e Ciências Naturais da Prefeitura Municipal de Quixelô.

MIKAELLE BARBOZA CARDOSO
Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura Plena em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE) e Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE – 2017), campus Cedro, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (IFCE/Cedro). Suas áreas de estudo são: ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, formação de professores e representações semióticas.

MONIZIA ELÉN DA SILVA OLIVEIRA
Técnica em Informática (IFCE/Cedro) e aluna do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, campus Cedro.

PATRICIA ALVES DA SILVA
Graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Cedro em Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino e Aprendizagem (IFCE/CEDRO).

ROBERTA DA SILVA
Graduada em Formação de Professores para as Séries Finais do pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Doutora em Psicologia pela UNIFOR, linha de Pesquisa: Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais. Professora do Instituto Federal do Ceará, atuando na Licenciatura em Matemática com as disciplinas do núcleo pedagógico: Estágio Supervisionado, Didática Educacional, Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Metodologia da Pesquisa Educacional, Currículos e Programas e Projeto Social.

SEBASTIÃO WESLEY FREITAS DA SILVA
Professor efetivo da rede municipal de ensino do Município de Missão Velha-CE, atuando nos anos finais do Ensino Fundamental. Especialista em Tecnologias Digitais para a Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará – UECE vinculada à Universidade Aberta do Brasil – Polo de Limoeiro do Norte. É Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus de Cedro. Por fim, é criador do canal Guia Matemático, na plataforma de vídeos Youtube.