Capa do livro: ENSINO DE CIÊNCIAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL:<br>tendências de pesquisas

ENSINO DE CIÊNCIAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL:
tendências de pesquisas

Autores: Tatiana Galieta Nascimento (org.)

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Sinopse

O livro “Ensino de Ciências em Programas de Pós-Graduação no Brasil: tendências de pesquisa” apresenta pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação de todo o país em níveis de mestrado e doutorado defendidas recentemente. São dez textos que abordam temáticas curriculares (ideológicas e de constituição de disciplinas escolares), educação inclusiva (relação de professores e alunos com deficiência e de professores de ciências e da sala de aula de recursos), elaboração de sequências didáticas (envolvendo conceitos de ciências e matemática) na educação infantil, interface entre educação e saúde (um capítulo que analisa as tipologias de abordagens de saúde em um livro didático de Biologia e outro que analisa imagens de livros didáticos buscando compreender a natureza dos discursos sobre saúde), pesquisa etnográfica educacional em uma escola de Educação de Jovens e Adultos, modos de leitura e as re-elaborações discursivas de licenciandos de Ciências Biológicas quando no emprego de textos de divulgação científica em suas regências, discursos de professores acerca do ato de ler e escrever em aulas de ciências e os próprios aspectos metodológicos da pesquisa, análise do perfil de professores que autoram em eventos destinados a professores de ciências buscando compreender para quem eles dirigem seus enunciados. É uma obra que pretende contribuir para atualização de alunos de cursos de formação inicial e professores em formação continuada uma vez que apresenta uma variedade de tendências de pesquisas recentemente produzidas em níveis de mestrado e doutorado.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-289-4
DOI: 10.24824/978858042289.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO DE CIÊNCIAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL:<br>tendências de pesquisas

Autores

Leonardo Fabio Martínez Pérez

Possui graduação em Licenciatura em Química e Mestrado em Docência da Química pela “Universidad Pedagógica Nacional”, Bogotá-Colômbia. É Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é professor assistente do Departamento de Química da “Univer­sidad Pedagógica Nacional” e coordenador do grupo de pesquisa: Alternativas para o Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, relações CTSA no Ensino de Ciências, Formação de Professores.

 

Washington Luiz Pacheco de Carvalho

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Univer­sidade de São Paulo (1985), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Professor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS­-UNESP) desde 1982. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP e professor/orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Realizou estágio de Pós-Doutora­mento na Michigan State University (USA), em 1996 e 1997, e Especialização em Educação Científico-Tecnológica em Israel, em 1991. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente, ensino de ciências, instrumentação para o ensino de física, educação continuada de profes­sores, e teoria e prática da explicação e da argumentação. É um dos criadores do Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática de Ilha Solteira, cuja sede foi financiada pela FNDE/MEC.

 

Mariana Cassab

É professora efetiva do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. Participa do grupo de pesquisa Currículo, Docência & Cultura (CDC/UFF), com especial interesse nos seguintes temas: Currículo, História das disci­plinas escolares, processo de produção do conhecimento escolar e formação docente. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - bacharelado em ecologia (1999) e licenciatura (2000). O mestrado foi realizado no NUTES-UFRJ (Núcleo de Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde), em 2003, atuando na área específica de Ensino de Ciências. Fez o doutorado no programa de pós-graduação em Educação da UFF (2007-2011), investigando a história de construção da disciplina biologia escolar. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Biologia, no nível fundamental - como professora efetiva de ciências - e no nível superior, como professora da FE-UFRJ.

 

Priscila Meier de Andrade

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Mestrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Atual­mente é professora da área de Ciências Humanas da UTFPR - Ponta Grossa, tutora online da UEPG do Curso de Pedagogia e professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

 

Liziane Martins

Liziane Martins é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas (UFBA), coordenado pelo prof. Charbel Niño El-Hani. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE, 2006), especialização em Citogenética Humana pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL, 2008) e mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Realiza pesquisas na área de Biologia Teórica, com ênfase em Ensino e Filosofia da Biologia, atuando principal­mente nos seguintes temas: abordagens de saúde, interface saúde-educação, análise de conteúdo de Livro Didático de Biologia. Atualmente desenvolve pesquisa sobre abordagens de saúde em Livros Didáticos de Biologia

 

Lucia Helena Pralon de Souza

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde /NUTES. Mestre em Tecnologias Educacionais nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de janeiro - UFRJ/NUTES. Graduada em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Professora de Ciências da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e formação inicial e continuada de professores.

 

 

Ana Paula Zandonai Kutter

Doutorado em andamento (vínculo PEC) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (UFRGS). Mestrado em Educação em Ciências pela UFRGS. Possui Graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2003). É servidora pública no município de Imbé - RS, na função de Professora de Ciências Biológicas.

 

Marcelo Leandro Eiclher

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS) e pesquisador da Área de Educação Química (UFRGS). As suas atividades de pesquisa estão relacionadas, principalmente, com a tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Tem experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia ambiental, informática educativa, material didático, formação de profes­sores e ensino de ciências.

 

Tatiana Galieta Nascimento (Org.)

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura (2000) e Bacharelado Em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação inicial, materiais didáticos, divul­gação científica, educação a distância, teorias sociais do discurso e linguagem.

 

Patrícia Montanari Giraldi

Possui graduação, Licenciatura Plena, em Ciências Biológicas pela Univer­sidade Federal de Santa Maria (RS), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Tem  experiência com ensino na Educação Superior e Educação Básica. Atua na área de pesquisa e Educação em Ciências e Biologia, nos seguintes temas: ensino de Biologia ,ensino de Ciências, linguagem do/no ensino de Ciências e Biologia e implicações sociais da ciência e tecnologia na educação. Atualmente é professora na Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Maria Cristina Ribeiro Cohen

     Graduada em Biologia pelo Instituto de Biologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro (Licenciatura e Bacharelado), mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/ NUTES / UFRJ e doutora em Educação em Ciências e Saúde também pelo NUTES / UFRJ. Atualmente, exerço atividades docentes e de pesquisa como professora efetiva do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ UFVJM. Tenho experiência na área de pesquisa em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: discursos da formação inicial e continuada de professores e divulgação em educação em ciências. Fundamentados teoricamente nos trabalhos sobre linguagens na perspectiva de Mikhail M. Bakhtin, os interesses de pesquisa voltam-se para produção e autoria discursiva, além das abordagens e movimentos enunciativos em espaços de educação e de divulgação em ciências e saúde. Apresento experiências nos Ensinos Fundamental e Médio como professor de ciências/ biologia; no Ensino Superior como professora da graduação e pós-graduação, como docente e coordenadora de curso.