Capa do livro: ENTRE LUGARES:  <br>ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade <br>Volume 2

ENTRE LUGARES:
ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade
Volume 2

Autores: Antônio Carlos Fontes Atta - Fabiana dos Santos Nascimento - Rosangela Patrícia de Sousa Moreira (Orgs.)

A sociedade contemporânea está imersa em uma diversidade de processos tecnológicos e, estes, estão cada dia mais presentes nos ambientes educacionais em seus diferentes estágios de formação. Nesse sentido, a obra Entre Lugares: ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade, em seu segundo volume, se materializou numa proposta de ampliação acerca das discussões apresentadas na obra anterior, abordando aspectos teóricos e práticos, bem como estratégias e intervenções relacionadas à temática norteadora da obra – “Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade”. Portanto, o próprio termo “entre lugares” representa um elo entre as mais diversas experiências e trajetórias, por meio de práticas pedagógicas, pressupostos teóricos e contextuais inerentes à dinâmica educacional, levando em consideração a própria sociedade contemporânea e seus nuances (geo)tecnológicos. Como resultado, a produção conta com um grupo comprometido de autores / pesquisadores que, no contexto da sua prática dentro e fora do Brasil, apresentam aos leitores interessados nessa vertente, discussões acerca de experiências em diversas esferas do processo de investigação, ensino e aprendizagem, possibilitando a reflexão, construção e difusão de conhecimentos atrela- dos a possibilidades outras na esfera da educação e suas múltiplas amplitudes de alcance, êxito e eficácia, frente aos processos geotecnológicos já enraizados na sociedade e cada dia mais presentes nos ambientes educacionais.

Impresso
de R$ 90,87 por
R$ 69,90
Digital
de R$ 75,48 por
R$ 52,43

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3256-3
DOI: 10.24824/978854443256.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 324
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENTRE LUGARES:  <br>ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade <br>Volume 2
ÁDILA FERREIRA LOPES DE FARIA
Doutorada em Estudos da Criança, especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação (Universidade do Minho). Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Barcelos. Investigadora no projeto europeu COST Action: The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY).

ADINEIDE OLIVEIRA DOS ANJOS
Mestranda em Geografia (UFS). Professora da Educação Básica. Pesquisadora na área de Dinâmica Ambiental, participante do Grupo de pesquisa Geografia, diversas Linguagens,e Narrativas de Professores – GEO(BIO)GRAFAR /UNEB.

ANA FLÁVIA FERREIRA DE BRITO OLIVEIRA
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia GESTEC - UNEB. Especialista em Formação de Professores para Educação Infantil com Mídias Interativas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdades Olga Metting. Licenciada em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Federal da Bahia.

ANA PAULA ANDRADE ALVES
Doutorada em Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa (Universidade do Minho). Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho, Braga. Cenários inovadores de aprendizagem. Embaixadora da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT) / Future Classroom Lab (EUN)”, Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral de Educação. Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho, Braga.

ANTÔNIA REIS BARBOSA
Mestranda GESTEC (UNEB). Especialista em Metodologia da Educação Profissional e Educação à Distância. Professora orientadora de Estágio do Colégio Lomanto Jr. Salvador, Ba. Participante do Grupo de Pesquisa RedePub, História e Memória dos Espaços Educativos/GEOTEC-UNEB.

ARIANNE DE OLIVEIRA LIMA
Especialista em Psicopedagogia (UNIFACS). Professora da Rede Particular. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação à Distância e Psicopedagogia.

CATIA NERY MENÊZES
Mestre em Educação (UNEB). Professora da Educação Básica da prefeitura municipal de Cariacica-ES. Pesquisadora na área de Alfabetização, multiletramentos e Letramento, formação de professor – GEOTEC/UNEB.

ELIS SOUZA DOS SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professora da Rede Municipal de Educação de Salvador. Pesquisadora na área de Educação e Gênero e Educação e Relações Étnico Raciais. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades (UNEB).

ELISEU RISCAROLI
Phd em Democracia e Direitos Humanos – FDUC. Doutor em Educação – UFSCar. Atuação profissional na Universidade Federal do Tocantins. Área de pesquisa em Gênero, sexualidade, direitos humanos e infância. Rede de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino Americana – REGGSILA, Infância e infâncias – CNPq.

ESIEL PEREIRA SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB. Professor da Educação Básica. Pesquisador na área de Educação Científica, participante do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/UNEB.

GENIVALDO FERREIRA SÁ
Mestrando/UNEB. Atua na Gestão Escolar. Pesquisa na área de Educação e Tecnologias.

IMAIRA SANTA RITA REGIS
Mestre em Geografia (UFBA). Professora da Educação Básica da rede estadual de ensino da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Geotecnologias em Educação-GEOTEC (UNEB).

INAIÁ BRANDÃO PEREIRA
Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professor da Rede Estadual de Educação (SEC/BA). Pesquisador na área de Educação e Geociências, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, cartografia, geotecnologias, jogos digitais e Educação Geográfica. Integrante do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB).

JEANE CRISTINA DA PAIXÃO E SILVA
Especialista em Direito Público e em Gestão Pública – UNIFACS.

JOCENILDES ZACARIAS SANTOS
Pós-Doutora/UNEB. Atua no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA/UNEB. Pesquisa na área de Educação e Tecnologias.

JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO
Doutor em Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da UFBA, FACED/UFBA, Brasil. Professor Efetivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Departamento de Ciências Humanas e do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação (GESTEC). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão (NUPE). Pesquisador da área de Ciências Humanas, linha de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) do Grupo de Pesquisa RedePub, História e Memória dos Espaços Educativos.

JOSÉ EDUARDO FERNANDES DA CUNHA
Mestre em Educação, especialização em Tecnologia Educativa (Universidade do Minho). Professor de Matemática do Ensino Secundário no Agrupamento de Escolas de Barcelos. Tecnologia no Ensino da Matemática do Grupo de Trabalho T3 (Teachers Teaching with Technology) da Associação de Professores de Matemática.

JOSEMEIRE MACHADO DIAS
Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB. Professora da Universidade do Estado da Bahia, Campus I - Salvador, dos cursos de graduação em Design e do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/UNEB.

JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus XI – Serrinha. Pesquisadora na área de Educação Geográfica, Ensino de Geografia e Narrativas (Auto)biográficas de professores de Geografia. Líder do Grupo de Pesquisa GEO(BIO)GRAFAR: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB.

KÁTIA SOANE SANTOS ARAÚJO
Mestre em Educação (UNEB). Professora da Educação Básica – Secretária Municipal de Educação de Salvador/BA. Pesquisadora na área de Educação, Difusão de Conhecimento e Educação Científica, participante do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – UNEB.

LEANDRO COELHO CORREIA
Professor Substituto do Depto. de Ciências Exatas e da Terra (DCET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor dos cursos de Especialização em Banco de Dados e Especialização em Big Data e Business Intelligence da Universidade Salvador (UNIFACS). Analista de Desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Pesquisador na área de Jogos Digitais e Gamificação. Participante do GEOTEC – Grupo de Pesquisas em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade da UNEB.

LEANDRO GILENO MILITÃO NASCIMENTO
Mestre em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação/ UNEB. Gestor Escolar e Coordenador do Projeto de fortalecimento e valorização da Gestão Escolar na Regional Cabula. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – DIVERSO/UNEB.

MAIARA HORA DA CRUZ
Especialista em Educação Científica e Popularização das Ciências (IFbaiano). Professora no Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM). Pesquisadora na área de Educação Científica, participante do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/UNEB.

MARCELO OLIVEIRA DE FARIA
Doutor em Educação FACED – UFBA. Professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA. Pesquisador do Grupo Carta Imagem (UEFS) & do Grupo: Lugar, formação docente e elaboração de material didático – pedagógico sobre Feira de Santana – BA.

MARIA CRISTINA GOMES MACHADO
Doutora em Educação – UNICAMP. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Bolsista produtividade do CNPq Nível 1C. Pesquisadora na área de História da Educação, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares – GEPHEIINSE/UEM.

MÔNICA CLARA XAVIER LIMA CARVALHO
Mestranda em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB. Especialista em Gestão com Ênfase em Coordenação Pedagógica (FAP) e Atendimento Educacional Especializado (UNESP). Professora do ensino fundamental dos anos iniciais da Rede Municipal de Dias d’Ávila-Ba. Participante do Grupo de Pesquisa RedePub, História e Memória dos Espaços Educativos/GEOTEC-UNEB.

NÍVIA BOMFIM QUEIROZ RODRIGUES
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Especialista. Centra seus estudos na Teoria das Representações Sociais, na Educação em Direitos Humanos e no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).

PATRÍCIA ALMEIDA MOURA
Mestre em Educação (GESTEC/UNEB). Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Salvador. Pesquisadora do Grupo de Geotecnologias, Educação e contemporaneidade (GEOTEC/UNEB).

PRISCILA LOPES NASCIMENTO
Especialista em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação. Professora de geografia do Colégio da Polícia Militar – Unidade II – Lobato. Pesquisadora na área de Tecnologias aplicadas à Educação. Membro do Grupo de Geotecnologias Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

REGIS GLAUCIANE SANTOS DE SOUZA
Mestra e Doutoranda em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (PPG-NEIM /UFBA). Professora da Secretaria Municipal da Educação de Salvador – Bahia. Participante da linha de estudos e pesquisas Educação e Ciência – PPG-NEIM/UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC.

RÊMULO VELOSO DOS SANTOS
Bacharel em Segurança Pública (UNEB). Licenciatura em História (UNIJORGE). Professor do Colégio da Polícia Militar – Unidade Luíz Tarquínio. Pesquisador na área de educação científica e egressos, participante do Grupo de Pesquisa Geotecnologia Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/UNEB.

ROBERTA PEREIRA SOUZA DO CARMO
Mestre em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação – UNEB. Diretora Escolar. Professora e coordenadora do curso de Pedagogia da UNINASSAU – unidade Pituba. Pesquisa na área de Gestão Escolar e Liderança em espaços educacionais. Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação – GP-GEPE.

SARA TALITIANE VIANA MACHADO LEANDRO DE LIMA
Mestre em Educação (UEM). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Pesquisadora na área de História da Educação, participante do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares – GEPHEIINSE/UEM.

SILVIA LETÍCIA COSTA PEREIRA CORREIA
Mestre em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação/ UNEB. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Professora e Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Salvador. Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade – GIPRES.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB. Bolsista Pesquisa em nível de Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Programa de Demanda Social – DS. Assistente Técnico-Pedagógico da Unidade Acadêmica de Educação a Distância – UNEAD/UNEB. Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/UNEB.