Capa do livro: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E INTERCULTURALIDADES <br> Coleção Educação e diversidade <br>Volume 1

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E INTERCULTURALIDADES
Coleção Educação e diversidade
Volume 1

Autores: Ângela do Céu Ubaiara Brito - Brigida Ticiane Ferreira da Silva (Orgs.)

Os textos aqui reunidos resultam da constatação, por parte dos(as) autores(as), de certo cansaço e inconformismo, diante da retórica de estímulo ao ódio ao diferente que vem crescendo em nossa sociedade, nos colocando em uma arena de disputas e de desigualdades. Todos, nas suas singularidades e pontos de confluência, partem dos diversos movimentos que são produzidos dentro da escola e fora dela, no sentido de incluir e valorizar as diferenças. É tempo de superarmos a lógica binária que tem colocado em um plano dicotômico o eu e o outro, bem como de colocarmos entre parênteses a fixidez através da qual as lutas pela identificação têm se construído. Acreditam os(as) autores(as) que as identidades devem ser pensadas como resultado histórico de tensões, conflitos e negociações, configurando um novo patamar de relações. Dessa maneira, não restam dúvidas de que o movimento engendrado pelo neolibertalismo e pelo neoconservadorismo não colaboram para a construção de uma sociedade mais igualitária em todos os aspectos. Porém, resistir a uma visão pessimista e estagnante é imprescindível no contexto atual, por acreditar na capacidade germinativa e transformadora da educação e dos movimentos sociais.

Eugénia da Luz Silva Foster
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amapá
Coordena o Grupo de Pesquisas sobre Educação,
Relações Étnico-Raciais e Interculturais

Impresso
de R$ 71,60 por
R$ 55,08
Digital
de R$ 67,08 por
R$ 41,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3228-0
DOI: 10.24824/978854443228.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E INTERCULTURALIDADES <br> Coleção Educação e diversidade <br>Volume 1
ADRIANA MACHADO DE SOUZA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (1998), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX (2004), Especialista em Tecnologias da Educação – PUC-Rio (2010), Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Professora efetiva do Quadro Funcional do Estado do Amapá.

ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá. Licenciado em Artes Visuais (FAV/UFG, 2003), mestre em Cultura Visual (FAV/UFG, 2008) e Doutor em Educação (PPGED/UFU, 2013).

ANA KAREM BRITO OLIVEIRA
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Estado do Amapá (2012), pós-graduada em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Amapá (2016), mestranda do Programa de pós-graduação Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).

ANDRESSA COSTA DOS SANTOS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2016).

ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Consultora pedagógica em unidade escolar pública e privada. Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Avaliadora de projetos educacionais a nível de extensão e especialização do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia (UEAP). Coordenadora da Brinquedoteca da Universidade do Estado do Amapá. Autora do livro Práticas de Mediação e o Brincar na Educação Infantil (ISBN: 978-85-8148-830-1), publicado pela editora Paco/SP, 2015. Tem experiência na área de Pesquisa da Infância e Educação Básica atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, Jogos, brinquedos e brincadeiras, Formação de Professores e Política Públicas para a Infância.

ANNE CAROLINA PACHECO DE SOUSA
Professora da Educação Básica do Estado do Amapá desde 2010 – Macapá. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH). Pós-graduanda em Estudos Culturais e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

BRIGIDA TICIANE FERREIRA DA SILVA
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – Belém (1996), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Plinio Augusto do Amaral, Amparo – São Paulo (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Ciências da linguagem pela Universidade de Franche-Comté (França) na área da didática do ensino-aprendizagem com enfoque nas representações sociais, objeto de estudo interdisciplinar (psicologia social e sociologia), Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de Friburgo (Suíça) na área da sócio-antropologia da imigração com enfoque nas reconstruções identitárias de imigrantes a partir de depoimentos. Membro do grupo de pesquisa Migration, Interculturalité et Education em Amazonie (MINEA) da Universidade da Guiana Francesa. Autora do livro Le proche-lointain ou le lointain-proche. Représentations des enseignants brésiliens de FLE sur la Guyane voisine, (ISBN: 978-30-3431-050-5) publicado pela Editora Peter Lang: Berna – Suíça, 2012. Possui publicações em revistas estrangeiras: França, Canadá, Suíça, Chile, Porto Rico. Tem experiência na área da Educação e Diversidade e Migração atuando nos seguintes temas: interculturalidade e educação, diversidade cultural, migração, identidade e representação social e formação de professores. Atualmente é professora efetiva do colegiado de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá.

CRISLENE PONTES DE MELO
Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP, 2018).

DILNÉIA ROCHANA TAVARES DO COUTO
Doutora em Ética e Democracia pelo Programa de Doutorado Interuniversitário da Universitat Jaume I (UJI), Castellón de la Plana/Espanha (2012). Mestrado profissional em Direção Estratégica da Comunicação, também pela Universitat Jaume I (UJI) (2010). Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (2008). Bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, também pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (2005). Líder do Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (UNIFAP). Membro do Grupo de Pesquisa Ética Pós-Metafísica em Teorias da Justiça: as novas democracias e os desafios da educação para a justiça (UFPel). Coordenadora do Grupo de Estudos em Filosofia Política Contemporânea (UEAP). Coordenadora do Grupo de Estudos em Gênero e Feminismos (UEAP). Tem experiência nas áreas de estudos em Ética, Éticas Aplicadas, Ética da Comunicação Social, Filosofia Política, Teorias Feministas, Teorias da Justiça.

ELICE MARTINS NOBRE
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2001), em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (2008). Advogada atuante em Direito Tributário, Administrativo e Penal. Especialista em Psicopedagogia (Faculdade FAMA) e Gestão Escolar (UNIFAP). Atualmente, é Professora Efetiva no Curso de Pedagogia da UEAP. Tem experiência em Gestão Pública, Gestão de Processos, Administração de Sistemas Educacionais e Legislação Educacional.

ELISÂNGELA PIRES ALVES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – UEAP, Brasil (2018). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UEAP) 2015-2018, exerceu atividades no subprojeto de Licenciatura em Pedagogia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS/UEAP), atuou como secretária deste grupo de pesquisa (2014-2018), continua como participante da linha de pesquisa: o brincar em diferentes contextos. Tem grande interesse por pesquisar temas relacionados à Educação Infantil, Jogos, Brinquedos, Brincadeiras, Brincar tradicional, Culturas Infantis, Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia, Ludopedagogia, Formação Continuada, Educação Inclusiva, Interdisciplinaridade na escola, dentre outros.

EUGÉNIA DA LUZ SILVA FOSTER
Professora Associada do Curso de Pedagogia, vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGMDR/UNIFAP, na linha de Pesquisa: Sociedade, Cultura e Desenvolvimento Regional. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UNIFAP, na linha de Pesquisa Educação, Culturas e Diversidades. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, sob supervisão da prof. Dra. Nilda Guimarães Alves. Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ sob orientação da profa. Dra. Célia Linhares. Atua também como Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET/PEDAGOGIA/UNIFAP – Conexões De Saberes, financiado com bolsas pelo MEC. Membro Titular do Comité de Ética em Pesquisa da UNIFAP. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Desenvolvimento Regional – PPGMDR/UNIFAP, de março de 2016 a fevereiro de 2017. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, de maio de 2017 a maio de 2018.

IRANIR ANDRADE DOS SANTOS
Mestranda profissional em Planejamento e Políticas Públicas-(UECE); Especialista em Docência do Ensino Superior – (UNIMETA), Esp. em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde – (UNIFAP); Esp. em Gestão em Saúde Pública – (UNIFAP); Qualificação em Gestores do SUS – (ENSPSA/UNIFAP); Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (2006). Socióloga do quadro permanente da Universidade do Estado do Amapá – UEAP das áreas Sociologia da educação; Educação em Comunidades Afrodescendente; Educação e relações étnico-raciais. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC.

JACKS DE MELLO ANDRADE JUNIOR
Possui Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (2005); Pós-Graduação Lato Sensu em nível de especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Institucionais, pela Universidade Castelo Branco e Exército Brasileiro (2008), com chancela da UNESCO. Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, na linha de pesquisa Sociedade, Cultura e Políticas Públicas. É consultor e instrutor credenciado ao SEBRAE na área de Marketing e Vendas e acumula experiência em consultorias, palestras e cursos de curta duração nas áreas de Comunicação, Marketing, Relacionamento e Empreendedorismo. É membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa COMERTEC – Comunicação, Mercado e Tecnologia.

KÁTIA PAULINO DOS SANTOS
Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Atualmente é Reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) referente ao quadriênio 2018-2022. Professora vinculada ao Colegiado de Pedagogia, atuando nas Disciplinas Educação, Diversidade e Interculturalidade; Sociedade, Trabalho e Educação; Educação e Relações Étnico-Raciais. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão – GEPPEG/UEAP. É professora vinculada ao Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE), onde atua na disciplina Metodologia do Ensino Superior. Tem experiência em planejamento e gestão de Políticas Públicas.

LARISSA ALMEIDA FREITAS
Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas- 2018. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP, 2017). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA) e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Foi bolsista do programa institucional de Bolsas de iniciação à docência PIBID/CAPES/UEAP (2014-2017) com atuação nos anos iniciais do ensino fundamental (Macapá-AP) e bolsista do programa segundo tempo/SEDEL na escola estadual Antônio Cordeiro Pontes (2013). 

MARCELA CARDOSO SEOANE
Mestranda em Educação, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP, 2017). Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA) e na Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBICT/UEAP 2015-2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pelo Colegiado de Licenciatura em Pedagogia (2016-2017).

MARIA CAROLINA HENRIQUE MARQUES
Mestranda em Educação, na linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS/UEAP). Atuou por dois anos como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

PRISCILLA PANTOJA DO NASCIMENTO BRANDÃO
Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – FATECH (2018). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – UEAP, (2017). Mestranda em Educação, pertencente a linha de Pesquisa de Educação, Culturas e Diversidades, da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Pesquisadora, membro do grupo Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS), colaboradora da Brinquedoteca – UEAP, Participante e monitora voluntária do projeto de pesquisa e extensão “Tenda educativa de jogos: Brincar e aprender com a luz” e no Curso de extensão “Formação de Professor Educador da Infância”, ofertados na UEAP, para os educadores de Escolas Públicas do Amapá. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos saberes culturais do brincar ribeirinho no arquipélago do Bailique/AP.

RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES
Doutora em educação, pela universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Gestão escolar, educação do campo, zoneamento ecológico econômico e de Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarino, atuando na Zona Costeira Amazônica. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de licenciatura em Pedagogia, onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE). Além disso, orienta iniciação cientifica, com estudos voltados as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá.

ROBSON DA COSTA FERREIRA
Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Naturais na Universidade do Estado do Amapá – UEAP. Atualmente é estudante de iniciação científica da Universidade do Estado do Amapá como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq. Integrante do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional – GISAE. Atua com ênfase em Educação Ambiental.