Capa do livro: MÉTODO PILATES NA INFÂNCIA – TEORIA E PRÁTICA

MÉTODO PILATES NA INFÂNCIA – TEORIA E PRÁTICA

Autores: Jeanne Merlo - Eros de Oliveira Junior

O método Pilates é considerado como um tipo de exercício físico, que pode ser aplicado como parte de processo de reabilitação, ou voltado para o condicionamento físico, sendo que uma de suas características é o controle consciente de todos os movimentos, ou seja, o trabalho de consciência corporal durante a execução dos movimentos. A sua aplicabilidade pode englobar qualquer indivíduo, em qualquer faixa etária, sendo que para o público infantil, ele irá auxiliar a criança no processo de desenvolvimento, desde o início da sua fase escolar, contribuindo principalmente na aquisição de habilidades motoras e na correção postural. A presente obra tem como objetivo disponibilizar um material de consulta para profissionais habilitados no método Pilates que trabalham com crianças. O livro é composto de seis capítulos, os quais contemplam conteúdos sobre o desenvolvimento motor da criança e suas características, alterações posturais na infância, princípios e benefícios do método Pilates, recomendações de aplicabilidade do método para crianças e sugestões de exercícios. Juntamente com a imagem ilustrativa, os exercícios incluem objetivo e descrição teórica, desde a fase inicial, execução do movimento e fase final. O material proposto servirá de orientação aos profissionais para o desenvolvimento do método Pilates para crianças, podendo, desta forma, contribuir de forma significativa no seu aprimoramento, visando orientar os profissionais habilitados, desenvolvendo a promoção da saúde na população infantil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3010-1
DOI: 10.24824/978854443010.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

MÉTODO PILATES NA INFÂNCIA – TEORIA E PRÁTICA
JEANNE MERLO
Graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Londrina, Paraná. Graduação em Fisioterapia pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL) – Londrina, Paraná.
Pós-Graduação em Exercício Físico e Reabilitação, Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Londrina, Paraná, respectivamente. Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde – Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Londrina, Paraná. Doutoranda em Ciências da Reabilitação UEL / Unopar, Londrina. Docente no curso de graduação em Fisioterapia (UNOPAR – Arapongas). Tutora Eletrônica no curso de graduação em Fisioterapia, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR –Londrina). Ministra Curso de Formação do Método Pilates e Pilates Infantil.

EROS DE OLIVEIRA JUNIOR

Graduação em Educação Física pela PUC-PR – Curitiba. Graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná – Curitiba. Pós-Graduação em Fisiologia e Treinamento Desportivo, PUC-PR – Curitiba.
Pós-Graduação em Anatomocinesiologia do Aparelho de Movimento, Universidade Tuiuti do Paraná – Curitiba. Mestrado e Doutorado em Ciências Biomédicas, opção Reabilitação, pela Universidade de Montreal – Canadá. Pós Doutorado em Ortopedia Clínica com ênfase em reabilitação do joelho pela Clínica de Ortopedia do Hospital Sacré-Coeur de Montreal, hospital afiliado à Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal – Canadá. Docente nos cursos de graduação e nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Exercício Físico na Promoção da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR – Londrina), membro do Comitê de Ética em Pesquisa e do Comitê de Assessoramento para Projetos de Pesquisa da UNOPAR.