Capa do livro: PRIMEIROS PASSOS NA SOCIALIZAÇÃO DE RESULTADOS <br>Coleção Pesquisas em Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na Amazônia <br>Volume 1

PRIMEIROS PASSOS NA SOCIALIZAÇÃO DE RESULTADOS
Coleção Pesquisas em Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na Amazônia
Volume 1

Autores: Nilton Varela Hitotuzi - Paola Piovezan Ferro (Orgs.)

As pesquisas na área da educação em língua inglesa e literaturas anglófonas ainda não são expressivas no Brasil e, menos ainda, no norte do país. Isso se evidencia pelo número reduzido de publicações nessa área, na região amazônica. Visando contribuir para mitigar esse problema, professores do Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vinculados ao curso de Licenciatura em Letras – Inglês (CLLI) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade, decidiram criar uma coleção de 10 livros para compartilhar resultados de estudos realizados em parceria com alunos de Graduação e de Pós-Graduação. Projetada para ser uma publicação anual, neste primeiro volume, a obra traz reflexões sobre desafios na formação inicial de professores de inglês; crenças de docentes em serviço; impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em egressos do CLLI; metodologias de ensino de inglês como língua adicional; produção de material didático sensível aos contextos físico e social do aprendente de inglês; a relação entre língua e poder em um cenário pós-colonial; e o papel ideológico da literatura na manutenção de estereótipos de gênero em uma determinada época. Ressalta-se, por fim, o valor desta obra pioneira do Programa de Letras tanto como um meio alternativo de socialização de resultados de investigações conduzidas por pesquisadores vinculados ao CLLI, quanto como um espaço de reflexão sobre o papel da língua inglesa e das literaturas de países anglófonos no contexto amazônico.

Impresso
de R$ 81,60 por
R$ 70,80
Digital
de R$ 81,60 por
R$ 57,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3403-1
DOI: 10.24824/978854443403.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRIMEIROS PASSOS NA SOCIALIZAÇÃO DE RESULTADOS <br>Coleção Pesquisas em Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na Amazônia <br>Volume 1
ALESSANDRA AGUIAR
Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, licenciada em Letras Integrado com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal do Oeste do Pará e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem interesse nas áreas de formação de professores de Língua Inglesa e metodologias de ensino.

CAROLINA COELHO DOS SANTOS MONTEIRO
Licenciada em Letras Ingle?s pela Universidade Federal do Oeste do Para?. Participou por dois anos como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciac?a?o a? Doce?ncia no subprojeto “English for Kids”. Atuou por um ano como professora volunta?ria no projeto de extensa?o “Alfabetizac?a?o em ingle?s norteada por princi?pios do me?todo fo?nico sinte?tico”. Tem como interesses especi?ficos a li?ngua inglesa como li?ngua adicional no cena?rio po?s-colonial e as relac?o?es entre li?ngua e empoderamento.

CRISTIELE PIMENTEL VIANA
Graduanda do curso de Letras – Inglês na Universidade Federal do Oeste do Pará. Participou por dois anos no PIBID em um projeto sobre o ensino de Inglês a crianças, e um ano em um projeto de Extensão para promover o ensino de Inglês através de abordagem multimétodos. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a estratégias de ensino na rede pública, uso da abordagem lúdica em sala de aula, interculturalidade e educação inclusiva.

ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Seus interesses de pesquisa incluem os Estudos Culturais, crítica materialista, literatura e cinema, literatura e outras artes, história do cinema norte-americano. Em seu doutorado, estudou a representação da classe trabalhadora em dois filmes hollywoodianos sobre o crime organizado nas décadas de 1930 e 1940.

HERLISON NUNES DE OLIVEIRA
Professor da SEMED-Mojuí dos Campos e SEDUC-PA. É licenciado em Letras – Língua Inglesa e mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Seus interesses de pesquisa incluem a formação contínua de professores de inglês, estratégias de ensino, produção de material didático e o ensino de inglês através da música.

JÉSSICA MARIA SAMPAIO DE LIMA
Especialista em Literatura Comparada e Licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Seus interesses de pesquisa incluem feminismo e representatividade feminina na literatura, crime stories, estudos culturais e pós-coloniais. Em suas pesquisas, explorou a presença da figura feminina nas obras do escocês Sir Arthur Conan Doyle, famosas por darem vida ao icônico detetive Sherlock Holmes.

KÁTIA LAIS SCHWADE
Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Suas pesquisas concentram-se principalmente no campo da formação inicial e contínua de professores. Entre seus temas de interesse estão: Lesson Study, Pesquisa em sala de aula, Comunidades de Prática, Estágio Curricular Supervisionado e Métodos e Estratégias de ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

LUANNA SAMARA RIBEIRO MAFRA
Graduada em inglês pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Seu Trabalho de Conclusão de Curso teve como título “A contribuição de um projeto extensionista na prática docente de licenciandos de Letras-inglês”. De 2016 a 2017, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto “O ensino de Inglês através de Filmes”. Em 2018, atuou como professora voluntária no projeto de extensão “Alfabetização em inglês norteada por princípios do método fônico sintético”.

LUZIANA PEREIRA CALDEIRA
Formada em Letras Língua Portuguesa e em Letras Língua Língua Inglesa pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Atua como técnica em Educação na Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCEE) da mesma universidade. Suas pesquisas concentram-se principalmente no campo do estudo de crenças de docentes. Entre seus temas de interesse estão: pesquisa em sala de aula e estratégias de ensino de línguas e literatura.

MAIRA GREYCE GODINHO DIAS
Graduanda do curso de Licenciatura em Letras – Inglês na Universidade Federal do Oeste do Pará. Foi bolsista por dois anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em um projeto sobre o ensino de Inglês através de filmes para alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Participou como professora, durante um ano, no projeto de extensão “Alfabetização em Inglês norteada por princípios do Método Fônico Sintético”, o qual tinha o objetivo de alfabetizar em inglês crianças matriculadas no 1° ano do Ensino Fundamental da escola pública. Seu Trabalho de Conclusão de Curso tem como título: “A integração de dois métodos de ensino de inglês como língua adicional em uma turma de crianças”. Seus interesses específicos estão relacionados a estratégias de ensino de inglês na sala de aula.

MARIA DA CONCEIÇÃO QUEIROZ VALE
Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Sua atuação concentra-se principalmente no campo da formação inicial e contínua de professores. Entre seus temas de interesse estão: Crenças de ensinar e aprender inglês como língua adicional, Estágio curricular supervisionado e Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

MARIA LUIZA FERNANDES DA SILVA PIMENTEL
Professora efetiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Possui mestrado em educação pela UFOPA (2016); especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e graduação em Letras-Língua Inglesa e Língua Portuguesa e literaturas pela União das Escolas Superiores do Pará (1992). É Membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI). Tem experiência na área de formação inicial e contínua de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Crenças de professores em formação e em serviço, metodologias do ensino de línguas estrangeiras e pesquisa em sala de aula.

NILTON VARELA HITOTUZI
Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Seus interesses de pesquisa incluem metodologias de ensino de línguas, pronúncia, drama-processo, pensamento crítico, pesquisa em sala de aula, documentação e descrição de línguas ameaçadas e educação indígena. Em sua pesquisa de doutoramento, investigou o uso do drama-processo na educação em língua inglesa por uma perspectiva crítico-dialógica.

PAOLA PIOVEZAN FERRO
Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Seus interesses de pesquisa incluem a formação de professores, uso da literatura no ensino de inglês, Estudos Culturais, crítica materialista e teatro norte-americano. Em seu mestrado, estudou a produção do grupo de teatro The Provincetown Players e a representação da classe média no início do século XX.

SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
Professora do programa de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Tem como interesses específicos a sala de aula de língua Inglesa como língua adicional, relações entre língua e empoderamento, interculturalidade na sala de aula de língua Inglesa como língua adicional, língua Inglesa como prática local e prática translíngue.