Capa do livro: CONTEXTUALIZAR A EDUCAÇÃO, DAR SENTIDO AOS SABERES

CONTEXTUALIZAR A EDUCAÇÃO, DAR SENTIDO AOS SABERES

Autores: Edmerson dos Santos Reis - Edilane Carvalho Teles (Orgs.)

Esta obra assenta-se numa premissa básica: a relação indissociável entre Educação e Contexto, compreendendo que o processo de contextualização curricular imprime sentido aos saberes escolares, e reconhece os educandos e educadores, sujeitos da práxis pedagógica, como seus protagonistas. Temos aqui um princípio político-pedagógico assentado num referencial epistemológico contra-hegemônico, de fundamental relevância para o que denominamos de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro.
A Contextualização dos processos educativos no Semiárido vem se constituindo num marco teórico no campo da Educação, resultante de múltiplas e diversas práticas educativas enraizadas na tradição da educação popular e da pedagogia crítica em diálogo com outros referenciais contemporâneos.
Nesse sentido, podemos afirmar que a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido denuncia os limites da Pedagogia Moderna, a falência das narrativas hegemônicas, a descontextualização e colonização dos currículos escolares no Semiárido Brasileiro (SAB), situando-se e transitando teoricamente entre a perspectiva crítica e a pós-crítica. Configura-se numa proposta de Educação articulada a um projeto de sociedade que questiona o modelo burguês neocapitalista e neoliberal, e afirma um projeto de sociedade para o Semiárido (e todo o país) assentado em relações sociais, políticas, econômicas e culturais equitativas e horizontais.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3319-5
DOI: 10.24824/978854443319.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 86
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CONTEXTUALIZAR A EDUCAÇÃO, DAR SENTIDO AOS SABERES
ADELAIDE PEREIRA DA SILVA
Mestre em Educação, Professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Membro da Rede de Educação do Semiárido Brasileira – RESAB RESAB  e do Fórum Nacional de Educação do Campo – FONEC.

ÁDMA HERMENEGILDO ROCHA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Membro voluntário do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada e do Grupo EDUCERE, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

ADRIANA MARIA SANTOS DE ALMEIDA CAMPANA
Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA – UNEB). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Bacharelado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Clínica e Hospitalar.Tem experiência na área de Educação, mais especificamente com livro de imagem na Educação infantil. Contadora de histórias. Integrante do Grupo de pesquisa Práxis Artistico/Educativas Multi, Inter e Trans em Artes-MITA e Grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE.

ANA CÉLIA MENEZES SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1997), especialista em Educação Sexual pela faculdade de Medicina do ABC Paulista (1998), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e Doutora em Educação pela mesma universidade (2017). É professora da Universidade Federal da Paraíba e atua como formadora da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB). Tem experiência na área de Educação em espaços escolares e não escolares e atua nos seguintes temas: Currículo e Política Educacional; Educação do Campo e Educação para Convivência com o Semiárido; Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular.

EDMERSON DOS SANTOS REIS
Professor do Departamento de Ciências Humanas – Campus III da Universidade do Estado da Bahia, Pedagogo, Mestre em Educação, Especialista em Desenvolvimento Local, Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Líder do Grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE, Membro da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro –RESAB  e do Fórum Nacional de Educação do Campo – FONEC.
 
EDILANE CARVALHO TELES
Doutoranda do Programa de Po?s-graduac?a?o em Comunicac?a?o da Universidade de Sa?o Paulo (PPGCOM – USP); Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Cie?ncias Humanas, Campus III. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE.

FLÁVIA MARIA DE BRITO PEDROSA VASCONCELOS

Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto – Portugal, bolsista CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Diplomação reconhecida no Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás – UFG. Mestra em Artes Visuais – UFPB/UFPE, pós Lato sensu em Arte-Educação e Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri – URCA, graduada em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. No Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, é docente adjunta. Professora colaboradora do Mestrado e Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Líder do Grupo de Pesquisa Multi, Inter e Trans em Artes – MITA – CnPQ – UNIVASF. Membro do Observatório da Formação de Professores – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.