Capa do livro: O LUGAR DA MEMÓRIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>uma leitura psicanálitica

O LUGAR DA MEMÓRIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
uma leitura psicanálitica

Autores: Inês Maria Marques - Zanforlin Pires de Almeida (Org)

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Sinopse

Do laço Educação – Psicanálise, das inquietações dos autores e de seus percursos de formação é que se inscrevem as inúmeras demandas do cenário pedagógico e viabilizam-se saídas para lidar com os efeitos dos processos inconscientes.

Nessa perspectiva, a trajetória da memória educativa ocupa um lugar de centralidade nas pesquisas e produções acadêmicas dos autores. Movidos por esse percurso de produção, busca-se refletir acerca da formação de professores a partir de conceitos psicanalíticos, a saber, a transferência, o afeto, o narcisismo, dentre outros.

 Assim sendo, algumas interrogações emergem: Que efeitos a escrita da memória educativa provoca no sujeito-professor? De que forma o professor pode ressignificar a sua práxis em contato com sua história pessoal? Quais as implicações das marcas inconscientes no cotidiano escolar? Trabalho-psicanálise e trabalho-pedagógico: quais aproximações possíveis?

Neste livro, os autores, enlaçados pelo fenômeno do inconsciente, transcendem a dimensão da formação de professores e situam o lugar da memória educativa, como dispositivo de pesquisa no cerne da constituição subjetiva docente. Dispositivo esse inspirado nos registros freudianos que expõem ser a escrita da memória um meio de falar e ouvir-se, ressignificando sua própria história. Desse modo, a importância de o professor reconhecer as inscrições da caminhada escolar, para compreender as marcas que o constitui, sinaliza que a escolha profissional apresenta-se muito mais para ser, do que só fazer.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-298-6
DOI: 10.24824/978858042298.6
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

O LUGAR DA MEMÓRIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>uma leitura psicanálitica

Autores

INÊS MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA 

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus (Bauru/SP); Especializações em Docência, Metodologia do Ensino Superior e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; Mestrado em Educação (FE/UnB); Doutorado no Instituto de Psicologia (UnB) e Pós doutorado na FEUSP. Ocupou a função de vice-diretora da Faculdade de Educação (UnB) de 2002-2006 e direção (2006-2010); foi membro do Conselho de Educação do GDF (2007-2009). Experiência como docente na área de Psicologia da Educação, com ênfase nas relações Psicanálise e Educação. Orientações de PIBIC , TFC (graduação), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Publicações em Anais do ENDIPE, CONPSI e LEPSI e no periódico eletrônico Scielo. Coordenadora Geral do Curso de Especialização Escola de Gestores (2ª edição).  

ROSALINA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994); Especialização em Administração Escolar pela Universidade Católica de Brasília (1995); Especialização em Psicanálise e Educação pelo Instituto Saber (2000); Especialização em Psicanálise Clínica pelo Instituto Saber (2002); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília (2005); Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2007). Doutoranda no Programa de Pós-graduação da FE/UnB desde 2008. Participou do projeto "Educação integral e(m) tempo integral no ensino fundamental: concepções e práticas na educação brasileira" solicitado pelo SECAD/Ministério da Educação. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, desde 1983. Tem experiência na área de Educação Superior desde 2000.  

SANDRA MARY GONÇALVES PRAZERES

Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1990); Especialista em Formação dos Profissionais para a Educação Básica, pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB, 2002); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB, 2007); Professora colaboradora da Faculdade de Educação/UnB,  de 2000 a 2005. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1985. Em formação no curso de Psicopedagogia Clínica pela Escuela  Psicopedagógica de Buenos Aires. Realiza estudos na interface psicanálise e infância.  

JANAÍNA MOTA

Possui Graduação em Letras-Tradução, pela Universidade de Brasília (1999); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) em 2007; Doutoranda no Programa  de Pós-graduação da. FE/UnB; Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1999. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicanálise e Educação e atua como supervisora no programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), no Instituto de Arte desde 2008.  

NASTASSJA LOPES SILVA NÉTO

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB (2006). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco - UCB/Rio de Janeiro (2007). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2008). Foi tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unb-MEC-2008). Foi professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (2008-2009). Atualmente é servidora da UFRJ atuando como técnica em assuntos educacionais em um curso de pós-graduação. 

MÁRCIA BARRA MILHOMENS CHAUVET

Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1993) e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB (2008).  Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 

JEZABEL GONTIJO MACHADO DE OLIVEIRA

Possui Graduação em Letras - UNICEUB (1988), é Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011), na Área de Educação e Ecologia Humana. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1990, atuando no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. 

JAIR JOSÉ MALDANER

Licenciado em Filosofia pelo IFIBE/UPF-RS (1996), Mestre em Educação pela UnB (2009), Especialista em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1999) e em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino - Educon (2006). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas. Líder do grupo de pesquisa CNPq/IFTO Educação, trabalho e tecnologia.  

ADRIANA PEREIRA BOMFIM

Ggraduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2008) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação da FE/UnB (2011).  Dedica-se a estudos e pesquisas na área da Educação, em especial a Educação Inclusiva, desde 1998. Já atuou como professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), bem como foi Coordenadora Pedagógica na Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA-BA). Atualmente, é professora das Faculdades Alvorada e UNIPLAN de Brasília, das disciplinas Práticas Pedagógicas, Pesquisa em Educação e Profissionais da Educação; bem como realiza palestras e consultorias na área de Educação Inclusiva e Formação de Professores, em especial, na interface, educação-psicanálise.