Capa do livro: BNCC EM DEBATE: <br>como fica a docência?

BNCC EM DEBATE:
como fica a docência?

Autores: Camila Rodrigues dos Santos - Márcia de Paula Brilhante Portela Sbrussi - Vilma Lúcia Silva Neves (Orgs.)

A Educação brasileira, a partir da segunda metade do século XX e início do século XXI, passou por diversas transformações, leis, diretrizes, propostas curriculares e filosóficas pautadas por muitas orientações sociais, políticas, ideológicas. No lastro desses caminhos, os cursos de formação inicial em licenciatura, principalmente o Curso de Pedagogia, foram direcionados a pensar o currículo escolar atendendo, ora de forma genérica, ora de maneira regional, às necessidades de aprendizagem dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (homologada em 2017) provoca cada um desses profissionais a pensar a docência lançando o olhar sobre a BNCC, proposta elaborada após três anos de debates e discussões, valorizando a riqueza de conhecimento regional e local. Como quem está na escola já está construindo seu trabalho diário, reconstruir o Projeto Político Pedagógico é o grande desafio de 2019. O conjunto de artigos que este livro traz provoca a reflexão sobre como a formação profissional pode continuar evoluído ao longo da carreira, dentro das escolas, pesquisando e aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos, incorporando o que é bom, criticando o que discorda, criando novas estratégias de ensino e aprendizagem.



CONFIRA COMO FOI O LANÇAMENTO!




             

O lançamento foi destaque no "blog do João Freire", confira no link abaixo:

Impresso
de R$ 71,60 por
R$ 55,08
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 41,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3184-9
DOI: 10.24824/978854443184.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

BNCC EM DEBATE: <br>como fica a docência?
ANA CRISTINA DE MEDEIROS ARAUJO
Graduada pela UFRN em Serviço Social (1985), Licenciada em História (1990) e Bacharel em História (1997). Especialista em História do Brasil (1990) e Gestão Pública (2001) pela UFRN e em Ciências da Educação (2011), pela FIP. Tem formação em áreas de Desenvolvimento Humano e Liderança, sendo Master em Programação Neolinguística e Master em Coaching. Autora do e-book “Escolha ser Poderosa e Sensual”, também é coautora dos livros “Mentalidade de Campeão” e “Universo Secretariado”. Facilitadora dos Workshops: “A arte de ser poderosa e sensual” e “Empoderamento feminino através do autoconhecimento”. Foi apresentadora de TV, com o quadro “Conversando com Ana Poderosa” – veiculado no programa "O melhor da Manhã", da TV Gazeta Natal. Aposentada da UFRN, atua como coach e faz atendimentos com Barra de Access e ThetaHealing, além de escrever artigos, facilitar workshops, oficinas e ministrar palestras no campo do autoconhecimento, sobre “Mudança interior”, “Gratidão”, “Empoderamento feminino” e “Autoestima”.

ARNALDO MOREIRA DE MATOS MARTINS
Pedagogo pela Universidade Estadual de Presidente Prudente/SP (UNIOESTE). Especialista em Administração Escolar pelo Instituto Dom Bosco Santa/RS. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Santiago Chile (SEK). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Del Mar (UDELMAR) Chile. Aposentado da Educação Básica do Estado do Paraná e pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atualmente trabalho como professor de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal-(FACEN). Presto assessorias para Secretarias Municipais do Estado do Rio Grande do Norte/RN.

CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS
Pedagoga pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UnP. Mestra e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Natal, professora na Educação Infantil na rede Municipal de Parnamirim, professora da pós-graduação lato sensu em Educação na UnP. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, profissionalização docente, representações sociais e políticas educacionais.

EFRAIN PANTALEÓN MATAMOROS
Possui Graduação em Ciências Físicas pela Faculdade de Física da Universidade da Havana (UH), Cuba em 1989. Mestre em Ciências Físicas pela Universidade da Havana em 1994. Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) em 2004. Foi Professor colaborador do Instituto Superior Politécnico Jose Antonio Echevarria (Cuba) desde 1992 a 1999. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Física da Universidade da Havana (Cuba), desde 1991 até 1996. Foi Funcionário da Empresa Motores Táino como especialistas em Materiais e desenvolvimento de produtos. Foi Funcionário da Empresa Aços Villares na área de engenharia e gerência da Manutenção. Foi Docente da Faculdade Anhanguera de Taubaté, Atualmente Professor Associado da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, em área de Negócios Tecnológicos atuando em Empreendedorismos Tecnológico, Industria 4.0 e Sistemas de Energia Renováveis. Tendo experiência na área de Tribo-sistemas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Manutenção (automação, monitoração e análise de sinais) e Planejamento Estratégico.

ERIVANIA MELO DE MORAIS
Possui Licenciatura em Ciências Sociais CCHLA/UFRN. Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN. Cursa Serviço Social pelo CCSA/UFRN e Doutorado em Ciências Sociais PPGCS/CCHLA/UFRN. Experiência como professora substituta do IFRN/Campus Apodi/RN, com disciplinas de História, Seminário de Pesquisa e Filosofia, Ciência e Tecnologia e experiência como professora externa da UNP ministrando disciplinas de Fundamentos da Aprendizagem e Concepções e práticas pedagógicas. Áreas de Interesse: Sociologia e Sociologia da Educação (Ensino de sociologia); Educação, Formação Docente, Políticas Públicas (Educação e Social); Interdisciplinaridade; Representações Sociais e Multirreferencialidade.

FELIPE MACEDO ZUMBA
Bacharel em Ciências e Tecnologias (UFRN) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (UFRN), profissionalmente atua como Professor temporário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais (FACEN). Durante o curso de Ciências e Tecnologias atuou como monitor de Metrologia Científica, Gestão e Economia da Ciência, Tecnologia e Inovação. No momento também atua como pesquisador na área de economia e gestão, focando suas pesquisas no aperfeiçoamento de modelagens matemáticas para aprimorar os métodos de avaliação dos riscos em negócios inovadores. Tem experiência profissional na área do ensino atuando entre 2010 á 2016 como professor no Centro de Reforço Escolar Raymundo de Sá, ministrando as disciplinas de matemática, física e história. Durante o primeiro semestre do ano de 2016 começou o projeto de iniciação a docência assistida no curso de Ciências e Tecnologias na UFRN, ministrando aulas de Microeconomia e Macroeconomia.

GABRIELA COSTA BELTRÃO DE ASSIS
Bióloga pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UnP. Especialista em Qualidade de vida e saúde do trabalhador pela UnP. Cursando Pedagoga pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) – Ibrapes. Escritora Potiguar de Literatura Infantil. Atualmente é Professora da Educação Infantil na rede Privada de Natal (Escola Lápis de Cor).

JULIMAR DA SILVA GONÇALVES
Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora de sociologia nos cursos de administração, ciências contábeis e tecnólogo em recursos humanos do Centro Universitário Facex – UNIFACEX e como professora de pós-graduação lato senso em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar – Unp. Tem experiência com pesquisas na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em antropologia cultural e urbana, atuando principalmente nos seguintes temas e campos empíricos: movimentos micropolíticos, resistências e inventividades juvenis nas periferias urbanas.

MÁRCIA DE PAULA BRILHANTE PORTELA SBRUSSI
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Educação (UFRN), e Gestão Universitária (UnP), Mestrado em Educação (UFRN) e Doutora em Educação (UFRN). Experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos da Pedagogia Freinet, em Educação Infantil, Fundamental e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Educação Superior, Formação de professores, Memorial. É Avaliadora do MEC para cursos e institucional desde 2007. Ministra as disciplinas: Didática Geral e Didática Aplicada; Práticas pedagógicas; Estágios Supervisionados; Introdução a Educação Superior, e na Pós-Graduação: Metodologia no Ensino Superior, entre outras. Foi Professora (2000-2010), Diretora do Curso de Pedagogia (2002-2010) e Coordenadora do processo de implantação do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Potiguar (2003 a 2005). Foi Tutora a Distância da disciplina Didática nos cursos de Educação a Distância da UFRN 2011/2012. Autora de Material Instrucional do ITB RN. Consultora para o Curso de Pedagogia da Faculdade Dom Heitor Sales. Foi Secretária de Educação do Município de Macaíba-RN, de jan/2013 a fev/2017. Consultora Educacional da ASG Qualidade em Educação mar/2017. Especialista Educacional do Conviva Educação ago./2018.

RAIMUNDA ALEIXO
Mestra em Ciências da Educação – Universidade Evangélica Del Paraguay – Paraguai, graduada em Ciências Sociais – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Psicopedagogia Institucional – Instituto de Ensino Superior de Pesqueira (ISEP), especialista em Educação e Políticas Públicas – Faculdade Integrada de Patos (FIP). Experiência de 21 anos como professora do Ensino Básico com as disciplinas Sociologia e Língua Inglesa. Professora de graduação  em Pedagogia e em pós graduação há 6 anos com as disciplinas:  Sociologia da Educação, Educação Indígena e Cultura Afro-brasileira, Sociologia para o desenvolvimento humano, Dinâmicas das relações familiares e aprendizagem,  Ética na Psicopedagogia, Educação Sexual nas Escolas, História da Educação, Aspectos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação, Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas, Família, Escola e Comunidade na relação com os portadores de Necessidades Especiais, dentre outras.  Experiência como palestrante com os seguintes temas: a) A  BNCC nas práticas pedagógicas:  desafios e possibilidades para o desenvolvimento integral do indivíduo; b) Ética nas Relações Interpessoais: reflexões e  possibilidades  à uma convivência mais humanizadora.

RAIMUNDO PAULINO DA SILVA
Licenciado em Ciências Sociais pela UFRN, com bacharelado em Sociologia (2004) e Antropologia (2008). Pós-graduado em Ciências Humanas e Suas Tecnologias (2006) pela FACINTER-PR. Possui experiência profissional na área da Educação, no curso de pedagogia, especialmente na área de formação de professores (disciplinas pedagógicas, filosóficas, sociológicas e metodológicas). Atualmente é Mestrando em Ciências Sociais pela UFRN e bolsista da Capes.

TAYSA FERREIRA DAS NEVES
Mestra em Ciências da Educação na Universidade do Minho – Portugal. Graduada em Ciências Biológicas – Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte – FACEX; concluindo graduação em Pedagogia – Faculdade da Lapa; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica – UVA, Especialista em Educação de Adultos – Universidade do Minho – Portugal. Realiza atendimento Psicopedagógico Clínico; experiências com os seguintes temas: Psicologia da Educação; Desenvolvimento Neuropsicológico e Psicomotor; Estilos de Aprendizagens; Educação Inclusiva; Transtornos Psicomotores; Jogos Educativos; Alfabetização; Estágio Supervisionado Institucional e Clínico.

VILMA LÚCIA SILVA NEVES
Possui Graduação: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Mestrado em Ciências: concentração Estado e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Assessora Técnica do FUNDESCOLA/MEC/BIRD (até 2005). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa pela UnP (2015 a 2013). Autora, Editora e Membro do Conselho de Consultores da Revista Científica CONEXXIO pela UnP. Membro da Comissão Assessora do INEP/MEC (até dias atuais). Coordenadora de Pesquisa e Extensão (2003 até 2014) pela UnP. Coordenadora de Atividades Complementares (2006 até 20013) pela UnP; Coordenadora de TCC na área de Gestão – Contabilidade e Administração, bem como na área de Educação (de 2001 a 2014) pela UnP. Coordenadora de Pós-Graduação na área de Gestão e afins (de 2003 a 2014), pela UnP. Coordenadora e professora na modalidade de Ensino a Distância (de 2006 a 2013), pela unP. Coordenadora do Curso de Gestão da Qualidade da Faculdade Maurício de Nassau da Faculdade Maurício de Nassau – Natal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, desenvolvimento, cidadania, capitalismo e ciências contábeis. Membro da Comissão Assessora do INEP/MEC. Autora de E-books: Sociologia, Didática e Currículo Escolar, e História da Legislação da Educação no Brasil (2016); Metodologia da Pesquisa Científica. Master Coaching – SLAC/ACT Coaching. Psicanalista pelo Instituto Nacional de Psicanálise (2015). Consultora e Assessora educacional, e gestão pública. Graduação em Administração pela UnP (em andamento, 2017). Psicanálise (concluído em 2015); Neuro psicopedagogia, e Neuro Educação (2017). Consultora e Assessora em Administração e Gestão Escolar.