Capa do livro: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA: <br> instituições, culturas escolares e trajetórias docentes

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA:
instituições, culturas escolares e trajetórias docentes

Autores: Antonieta Miguel - José Augusto Ramos da Luz (Orgs.)

 A obra História da Educação na República: instituições, culturas escolares e trajetórias docentes resulta da discussão do Grupo de Discussão coordenado pelos professores José Augusto Ramos da Luz, Antonieta Miguel e Dulcineia Cerqueira Coutinho Barros no IV Encontro Estadual de Ensino de História da ANPUH-BA e reúne pesquisas de diferentes lugares e programas de graduação e pós-graduação que permitem conhecer o estado atual do conhecimento historiográfico na Bahia. Com um recorte temporal sobre a República Brasileira, aborda temas relativos à História das Instituições Educativas e suas culturas escolares; à formação de professores, trajetórias docentes e suas práticas educativas; bem como relativos à história da legislação educacional e aos currículos escolares. Além de considerar uma discussão sobre as fontes para a história da educação no processo de pesquisa e para a preservação da memória da educação no país.
Nessa coletânea, o leitor acessará diferentes espaços e tempos do território baiano conhecendo aspectos importantes da história da educação no período republicano. Os textos percorrem diferentes temáticas em três amplos campos de investigação: cultura escolar, instituição escolar e arquivo escolar. Os autores analisam os processos educativos nos chamados “intervalos democráticos” e durante os anos de ditadura (Estado Novo e governos militares de 1964).  “Nos quadros do presente momento que estamos vivendo no Brasil, nos parece mais do que importante o tema central deste livro que vem a público”

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3132-0
DOI: 10.24824/978854443132.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA: <br> instituições, culturas escolares e trajetórias docentes
ANTONIETA MIGUEL
Doutoranda em Educação pelo programa Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991) especialização em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus VI, atuando na graduação e pós-graduação (lato-sensu); compõe a Comissão Departamental de Estágio do Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. Coordenou o Laboratório de Pesquisa em Didática da História, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. Coordenou a Especialização Educação e Diversidade Étnico-Racial. Integra os grupos de pesquisa NHIPE – Núcleo de História Social e Práticas de Ensino e do PROMEBA – Grupo de pesquisa sobre História da Educação na Bahia.

JOSÉ AUGUSTO RAMOS DA LUZ
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1994); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB na UEFS. Tem experiência na área de História (no ensino presencial e na modalidade EaD), com ênfase em História da Bahia e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia e Didática do ensino de História, História da Educação, cultura organizacional escolar, sociedade e infância.

SOLYANE SILVEIRA LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Infância, Memória, Instituições e Práticas Educativas.

RAFAEL DE JESUS SOUZA
Graduado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi bolsista do Museu Casa do Sertão e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID). No PIBID desenvolveu pesquisa/intervenção no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola e novas temáticas para o currículo de História. Atua em pesquisas sobre as Memórias dos estudantes e professores do Colégio Estadual Alberto Torres durante a Ditadura Militar em Cruz das Almas-BA. Mestrando na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DULCINEA CERQUEIRA COUTINHO BARROS
Licenciada em História (UEFS, 2000). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB, 2001) e em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação (UNEB, 2007). Mestra em História (UEFS, 2015). Desde 2001 é professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia, lecionando, atualmente, no Instituto de Educação Gastão Guimarães.

ELISEU RODRIGUES DA SILVA
Graduado em História, pela Universidade do Estado da Bahia. Participou do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na condição de bolsista e também bolsista de iniciação científica PICIN-UNEB. Em 2018 ingressou como professor efetivo da rede municipal de educação de Muquém do São Francisco – Ba

GILMARA FERREIRA DE OLIVEIRA PINHEIRO
 Licenciada em História (1996), Especialista em Teoria e Metodologia da História (1999) e Mestra em História (2012), todos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente nível B da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: História da América Latina, História do Brasil e Didática e Ensino da História. Docente da área de pratica de ensino do Departamento de Educação e Pesquisadora do grupo de Pesquisas em História em História da Educação- NUHEB, vice-coordenadora do grupo de Pesquisa HISTEICE - História da Educação, Infância e Centros escolares, ambos na Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente Pesquisa a Ordem religiosa dos Cistercienses e suas práticas escolares no interior do Estado da Bahia nas décadas de 1940 a 1960.

JUCIMAR CERQUEIRA DOS SANTOS
Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Estudo Étnicos Raciais, Cultura e Identidade pelo IFBA-SSA e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Atuação na docência do nível básico, formação de professores e formulação de cadernos pedagógicos e referenciais teóricos pelo ICEP- Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Pesquisas na área de História Social da Educação da População Negra no final do século XIX e início do século XX.

MÁRCIA SCHLAPP
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2017), Aluna Especial no mestrado profissional em História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas. Atualmente participa como pesquisadora nos grupos de estudos: Grupo de Estudos Pesquisa em História da Educação - GEPHEG/UEFS – na linha, Formação de Professores e, História e Memória da Educação Brasileira - HIMEB/UFRB – História da Educação no Recôncavo da Bahia.
 
VELSA DE FATIMA DONATO TEIXEIRA FERREIRA
Graduanda em licenciatura em História pela UNEB. Participou do Projeto Missões de Pesquisa pelo Laboratório de Pesquisa em Didática da História – LAPEDHI. Desenvolve pesquisa na linha de História da Educação, atuando na catalogação do Patrimônio Escolar. Bolsista CNPQ   PIBID.

VÂNIA MUNIZ DOS SANTOS
Mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Professora da Rede Estadual de Educação do estado de Minas Gerais. Atua na área da História da Educação com enfoque em História das Disciplinas Escolares e História das Instituições Escolares.

MARTA MARIA GUIMARÃES ALVES DE LIMA
A autora é licenciada em História pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e atualmente encontra se em vias de finalização do Mestrado em Educação (UFBA/FACED). Pesquisa educação na Bahia com ênfase em história da infância abandonada.

ANDREIA PEREIRA DOS SANTOS
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (2017), mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), integrando o Grupo de Estudos e Pesquisas: História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico da UESB.

MARYANA GONÇALVES SOUZA
Licencianda em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)- Campus VI. Realiza estudos e investigações na temática da História da Educação desde o primeiro semestre da sua graduação, através do desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica (FAPESB, PICIN e IC voluntário) e pelo Grupo Missões de Pesquisa: Levantamento e Catalogação de Fontes sobre História da Educação no interior baiano. Atualmente é bolsista residente do programa Residência Pedagógica- CAPES e anteriormente foi bolsista de Iniciação à docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como também foi monitora do Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPDHI).

PEROLINA DA COSTA PINTO SILVA NETA
Graduada em Licenciatura em História - UEFS (2004); Especialista em Política do Planejamento do Pedagógico: Didática, currículo e avaliação - UNEB (2007); Professora da rede estadual de ensino, atuando nas áreas de História, Filosofia e Sociologia.