Capa do livro: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:  <br>saberes e perspectivas

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:
saberes e perspectivas

Autores: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira (Org.)

Esta obra traz resultados de pesquisas e de ensaios teóricos de professores/pesquisadores e profissionais com longa experiência no campo de trabalho, bem como de estudantes de pós-graduação que participam, em sua maioria, de diversos grupos de pesquisa na Universidade de Brasília. Os temas abordados nos diversos capítulos congregam-se em torno das representações sociais e das subjetividades humanas. Mais especificamente, na formação de professores e seu olhar para a criança em situação de negligência e da sua própria prática docente; na escuta sensível e na gestão do planejamento educacional pela comunidade escolar; na psicanálise com foco na educação; no olhar sobre o feminino presente na literatura infantil, especialmente nos contos de fadas clássicos; na experiência de médicos – cuidadores – sobre seus pacientes e sobre a prevenção da Aids para com jovens universitários; e, por último, um olhar relevante para os aspectos relacionados aos operadores do direito – uso da BPMN na modelagem de processos jurídicos.

Impresso
de R$ 75,60 por
R$ 64,80
Digital
de R$ 75,60 por
R$ 52,92

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3148-1
DOI: 10.24824/978854443148.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:  <br>saberes e perspectivas
ANA CAROLINA SANTOS DO NASCIMENTO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2004). Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (2008) e em Direito Diversidade e Cidadania pela (UFG). Mestrado na Universidade de Brasília em Comunicação, Artes e Educação. É doutoranda em Educação também pela Universidade de Brasília onde estuda as Representações Sociais e os significados simbólicos dos mitos dos contos de fadas. Atuou como diretora pedagógica do Centro de Educação Progressão, foi orientadora e Coordenadora da Unidade SESC LER Samambaia. Atualmente trabalha na Secretaria de Educação do DF no Serviço Especializado de Aprendizagem e é professora da Graduação e da Pós-Graduação (especialização) e professora conteudista do Instituto de Formação Integral (IFI).

ANDREIA DOS SANTOS GOMES VIEIRA
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com experiência no trabalho com a Educação Infantil, em suas dimensões docente, gestão e coordenação pedagógica. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade JK (2004), Especialista em Gestão da Educação pela Escola de Gestores da Universidade de Brasília (2011), Especialista em Docência da Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2015). Mestranda em Educação, Universidade de Brasília (2017).

CINDIA RODRIGUES E SILVA CARPINA CURY
Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2018), pós-graduada em Gestão Escolar, também pela Universidade de Brasília, graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1997). É professora concursada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal a 23 anos; já atuou como Diretora de Escola no Distrito Federal por 8 anos consecutivos e também como Pedagoga, na Equipe  Especializada de Apoio à Aprendizagem por 3 anos. Atualmente, está como diretora na Escola Classe 2 do Guará. Participou do projeto Observatório da Educação -uma parceria Universidade de Brasília com CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas, possui especialização em Educação e Informática, Inclusão e Desenvolvimento Humano, e Gestão Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, ensino e aprendizagem, desenvolvimento de competências e habilidades, avaliação diagnóstica, gestão escolar e formação contínua e continuada.

ELZA FRANCINET SIQUEIRA DE CERQUEIRA
Formação acadêmica: Especialização em Saúde da Família e Comunidade – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro/RJ – Período: 2015 a 2016. Curso de  Graduação em Medicina – Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – Teresópolis/RJ – Período: 2007 a 2012. CRM: 52-97009-3 RJ Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – Universidade de Brasília (UnB) – Brasília – DF. Período: 2004 a 2007. Estágios: Estágio em regime de Internato no Hospital Federal de Bonsucesso – Rio de Janeiro/RJ Realizado no período de 12 de julho a 05 de dezembro de 2011 – com rodízio nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e  Emergência com carga horária de 30 horas semanais; Estágio em regime de Internato Eletivo no Hospital Ana Nery – Hospital Escola da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador – Bahia. Realizado no período de 10 de janeiro a 15 de abril de 2011 – com rodízio nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Angiologia. Carga horária de 40 horas semanais; Projeto Alegria – participação das atividades realizadas no Projeto em hospital do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – Teresópolis-RJ – Realizado no período de fevereiro de 2007 a fevereiro de 2008 – carga horária – 8 horas semanais; Bolsista do PIC – Programa de Iniciação Científica – Bolsa da Capes – 2005 e 2006 – Desenvolveu Pesquisa na área de Psicologia da Educação. Universidade de Brasília – UnB.

FRANCISCO ASSIS CARTAXO PINHEIRO
Possui graduação em Matemática – modalidade informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Oxford, Reino Unido (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, engenharia de requisitos e processos de desenvolvimento de software.

INÊS MARIA MARQUES ZANFOLIM PIRES DE ALMEIDA
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (SP), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília/FE (1993), Doutorada em Psicologia pela Universidade de Brasília/IP (2001) e Pós-Doutorado na FEUSP (2003). Ocupou a função de vice-diretora (2002-2006) e diretora da Faculdade de Educação/UnB (2006/2010). Indicada como representante da Universidade de Brasília, conselheira do Conselho de Educação do DF (2007/2008). Experiência na área de Educação, concurso em Psicologia da Educação atuando como docente e pesquisadora nas áreas de formação inicial e continuada de professores na interface Psicanálise e Educação. Participação em eventos nacionais e internacionais, tendo publicado livros e organizado coletânea além de artigos em periódicos e no Scielo através de Anais de Congressos, Conferências e Colóquios. Na pós graduação como pesquisadora – colaboradora é integrante do Diretório Lattes no Grupo de Pesquisa Educação e Ecologia Humana e na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS) eixo Educação e Subjetividade na Abordagem Transdisciplinar Psicanalítica.

JEZABEL GONTIJO MACHADO DE OLIVEIRA

Nasceu na cidade de Jaraguá-Goiás. Em 1978, mudou-se para a cidade de Taguatinga-DF onde morou até 1991. Atualmente reside na cidade de Brazlândia-DF. Possui graduação em Letras pelo UNICEUB (1988), possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Saber (2007); é Mestre pela Universidade de Brasília (2011), na Área de Educação e Ecologia Humana. Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuou no âmbito do Ensino Fundamental e Médio.

JOSÉ ANTONIO SIQUEIRA DE CERQUEIRA
Estudante, graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Informática, também na Universidade de Brasília. Linha de Pesquisa: Computação em Nuvem e Análise de Requisitos e aluno do Curso de Engenharia da Computação, também pela Universidade de Brasília.

LARISSA SIQUEIRA CAVALCANTE

Mestrado em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (2015); Especialização em Neuropsicodiagnóstico (andamento) pela Universidade Unichristus. Psicóloga Clínica e Forense. Tutora do PET SAUDE- UNIFOR. Foi professora substituta da Universidade Federal do Ceará (2015-2017), ministra atualmente as disciplinas de psicologia jurídica, análise experimental do comportamento, saúde mental e supervisora de estágio em psicologia Jurídica.

MARIA CREUSA MOTA
Possui graduação em Pedagogia pela UnB (2000)! Fez especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional no Instituto de Psicologia da UnB (2002) É mestre em Educação pela UnB (2011) e também possui formação em Psicologia Clínica no Uniceub (2016). É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal atuando durante muito tempo como docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental! Atualmente atua como Pedagoga da Equipe de Apoio à Aprendizagem da rede pública de Ensino do DF, avaliando e atendendo alunos encaminhamos com problemas de aprendizagem.

ROBERTO CARDOSO TRISTÃO
Médico com graduação pela Escola Superior de ciências da Saúde, possui experiência em clínica médica ambulatorial adulto e geriatria. Plantonista em enfermaria de clínica médica adulto e UTI adulto. Proficiente em urgências e emergências clínicas pela USP.

TERESA CRISTINA SIQUEIRA CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
É doutora em Educação na Área de Concentração em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – São Paulo (2000). Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia, mestrado em Psicologia na Área de Concentração em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente é professora da Universidade de Brasília – UnB trabalha na Faculdade de Educação exercendo atividades docentes tanto na Graduação como no Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado e doutorado. Tem diversos livros publicados sobre representações sociais, subjetividade, escuta sensível, estilos de aprendizagem e formação de professores. A autora tem publicado, também, artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre os mesmos temas de suas linhas de pesquisas. Possui experiência na Área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia Social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas e eixos de interesse: representações sociais, estilos de aprendizagem, formação de professor, autoconceito e subjetividade