Capa do livro: DOCÊNCIA EM MOVIMENTO

DOCÊNCIA EM MOVIMENTO

Autores: Francisco Ari de Andrade - Flávio Muniz Chaves - Valdemarin Coelho Gomes (Orgs.)

Esta coletânea é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil (concluída ou em andamento), envolvendo diversos projetos de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e demais parcerias com outros programas e Instituições de Ensino Superior, local e nacional, que comungam o fazer investigativo na área educacional. A publicação desta coletânea é um esforço coletivo de seus autores e organizadores, que decidem levar ideias e práticas pedagógicas a um grande público. Acreditamos que por meio de tal coletânea estamos a prestar contas com a sociedade sobre o trabalho que a universidade brasileira desenvolve, no âmbito da pesquisa, da docência e da extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com os princípios da liberdade acadêmica, assegurados no âmbito constitucional, cada artigo é de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo-se seus organizadores de qualquer responsabilidade pelo que for publicado. A autonomia acadêmica de pensar e expor à coletividade pontos de vistas depõe, favoravelmente, sobre o sentido teleológico de um texto acadêmico escrito e publicado tendo em vista a reflexão.
Agradecemos às agências de fomentos que apoiam a pesquisa no Brasil: a Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Externamos, também, agradecimentos às agências estaduais de fomento à pesquisa.

Impresso
de R$ 82,52 por
R$ 63,48
Digital
de R$ 74,28 por
R$ 47,61

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3137-5
DOI: 10.24824/978854443137.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA EM MOVIMENTO
ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES
Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

ALEXSANDRA BESERRA TORRES
Especialista em Saúda da Família pela UFC e Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará.

AMURABI OLIVEIRA
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Política e em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Ceará (UFC). É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO
Doutora em Educação e pós-doutora pela Boston College, Massachusetts –EUA. Professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino – FACED/UFC. coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-reitoria de graduação da UFC.

ANE FRANK ARAÚJO TALMAG
Graduada em Terapia Ocupaciona pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação pelo POLEDUC – Programa em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – POLEDUC, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Funcionária Técnico-Adminstrativa, da Universidade Federal do Ceará.

ANTONIO EVANILDO CARDOSO DE MEDEIROS FILHO
Graduado em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA), Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE/CNPq) e do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (Niafe/UECE/CNPq). Colaborador no Sistema Municipal de Avaliação Educacional de Quixeramobim-CE.

BRUNO BATISTA FREIRE
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão de Instituições Educacionais, pela UCAMPROMINAS. Gerente de Consultoria Pedagógica, SAS Plataforma de Educação.

CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS
Graduado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Teologia pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum – Roma/Itália. Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma/Itália. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É Professor e Diretor Geral da Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM).

ELAINE APARECIDA FEITOSA DA COSTA

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Piaui – UFPI.

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS

Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutorando em Educação, na Linha de Pesquisa “Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação”, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2010).

FAUSTON NEGREIROS
Doutor em Educação. Professor-pesquisador adjunto IV do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pesquisador no grupo de pesquisa Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, da Universidade de São Paulo/USP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE.

FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC, fui Bolsista CAPES, cursei o Doutoramento Intercalar/Sanduíche (CAPES PDSE 2016) na Universidade de Lisboa – Portugal o rientado pela Profª Drª Maria João Mogarro. Esse programa intercalar é considerado como uma modalidade de estágio supervisionado em uma instituição superior no exterior. Mestre em Educação – UFC.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Associado – DE, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação; Docentes e Pesquisador do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade, Pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe. Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Histíoria da Educação do Ceará – GEPHEC.

FRANCISCO MAYCCON PASSOS COSTA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Atualmente é professor titular da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar e Psicólogo do Colégio Diocesano Santa Luzia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, aprendizagem, inclusão, desenvolvimento e Ensino.

FRANCISCO REGIS ALVES VIEIRA
Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE – 40h/a com DE. Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC – 2011).

JAYLTON ÉDNEY MAIA DE SOUSA
Técnico em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pelo Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará -CREAECE (2013). Possui certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa – PROLIBRAS, pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2015). Graduando em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

JEANE BIZERRA BASTOS
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Apoio à Gestão Acadêmica da PROGRAD, fomentada pela UFC.

JESSICA APARECIDA SOUSA LIRA GOMES
Especialista em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

JÚLIA DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade federal do Ceará. Professora da Educação Básica, da rede particular de ensino de Fortaleza. Foi Bolsista de Iniciação Científica, da UFC, no período de 2014-2016.

JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal, e Pós-Doutorado em Educação, linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará.

JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pelo PPGE/UFC, mestre em Educação Brasileira pelo PPGE/UFC, especialista em Avaliação da Educação Básica pelo CAEd/UFJF, sociólogo pela UUNFOR e professor da Rede de Ensino Estadual.

LUCIANE GERMANO GOLDBERG
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação Ambiental (2004). Licenciada em Artes Plásticas (1999), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG – RS. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará – Departamento de Teoria e Prática de Ensino – Faculdade de Educação. Líder do diretório de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA).

MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA
Professora Assistente II da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C Simões. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo Ensino de Ciências. Coordenadora de Área de Biologia junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Biologia/CAPES/UFAL (2016-2018).

MARIA DA GUIA DA COSTA FERREIRA
Possui ensino médio segundo grau pelo Centro Educacional de Ensino Profissionalizante Calisto Lobo (2008). Tem experiência na área de Educação.

MARIA ELIANE SOARES FERREIRA
Possui ensino médio segundo grau pela Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra (2009). Tem experiência na área de Psicologia.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Professora, pesquisadora e orientadora na graduação e Pós-Graduação – (FACED/UFC) nos programas de pós-graduação em educação – (PPGE/UFC), e Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática – (ENCIMA/UFC). Atua nas áreas de Educação, Educação Matemática, Formação matemática do Pedagogo e do licenciado em Matemática, Ensino e aprendizagem de Matemática no ensino fundamental anos iniciais e finais, Currículo, Avaliação (interna e externa).

MORGANA TIMBÓ LIMA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Apoio à Gestão Acadêmica da PROGRAD, fomentada pela UFC.

NICOLINO TROMPIERI FILHO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, orientador de mestrado e doutorado.

PÂMELA PAULO OLIVEIRA
Atualmente é estudante da Universidade Federal do Ceará.

RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é docente associado I da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, FACED.

RAQUEL SALES MIRANDA
Atualmente é Doutoranda em Educação (UFC), Professora Efetiva da Prefeitura de Fortaleza e Graduanda em Pedagogia (UECE). Possui Graduação em Ciências Biológicas- licenciatura e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

ROGÉRIO PAES DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Graduado em Educação Física – licenciatura plena – pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

STENIO DE BRITO FERNANDES

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999).

TALITA ALMEIDA RODRIGUES
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursando o MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisa os processos relacionados à Formação de Professores.

TANIA VICENTE VIANA
Mestre e doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (Faced/UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced/UFC.

TIAGO BRUNO AREAL BARRA
Doutorando em Educação (UFC); Mestre em Educação (UFC), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Sistema Prisional do Ceará (UFC), Graduado em Pedagogia (UFC).

VALDEMARIN COELHO GOMES
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Fundamentos da Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFC. Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Ceará (2003); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2006); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010).

WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA
Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 – bolsista CAPES). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pesquisador do CNPq.