Capa do livro: A BNCC E A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:<br> aportes para a leitura e a escrita?

A BNCC E A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:
aportes para a leitura e a escrita?

Autores: Ana Paula Barbieri De Mello - Edite Maria Sudbrack

O desenvolvimento efetivo e funcional da leitura e da escrita e as possibilidades que dela refletem são capazes de contribuir para a emancipação, a autonomia e o exercício da cidadania dos sujeitos. No entanto, o contexto Educacional evidencia excessivo índice de fracasso escolar, marcado pelo analfabetismo, dificuldades escolares e evasão escolar. Assim, este livro traz, para a discussão, compreensão, reflexão e interpretação, o lugar da Consciência Fonológica nas Políticas Públicas Educacionais, mais especificamente na forma como o documento da BNCC para a Educação Infantil insere ou valoriza a Consciência Fonológica enquanto um mecanismo de contribuição na construção da leitura e da escrita. Sabemos que, para o desenvolvimento da linguagem escrita ser efetivo e funcional, várias habilidades devem ser estimuladas desde a Educação Infantil e, dentre estas, está a Consciência Fonológica (CF). O desenvolvimento da CF (capacidade de reflexão e de manipulação dos sons da fala, de maneira consciente e intencional) favorece e facilita o aprendizado da leitura e da escrita no estágio posterior, em que a criança estará inserida no Ensino Fundamental e em processo de alfabetização.


Este livro sobre educação e políticas públicas originou-se de uma dissertação de mestrado, motivada pela inquietude e pelo inconformismo frente ao fracasso escolar. Tem o propósito de colaborar com estudos no campo das Políticas Públicas Educacionais, a fim de contribuir para a construção de uma leitura e escrita efetiva e funcional. Engloba a análise de documentos e o caminho percorri do desde a Constituição Federal de 1988 até a BNCC.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3043-9
DOI: 10.24824/978854443043.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A BNCC E A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:<br> aportes para a leitura e a escrita?
EDITE MARIA SUDBRACK
Pós-Doutora (2016), Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Graduada em Pedagogia pela UFSM (1975). Está em estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro/Portugal. É pró-reitora de Ensino e docente do PPGE da URI. Coordenadora local do DINTER – UNISINOS/URI. Diretora Acadêmica (2002-2010). Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Líder do GPE.

ANA PAULA BARBIERI DE MELLO
Mestre em Educação pela URI (2018), especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Garantia de Direitos pela UNOESC (2016), aperfeiçoamento em Voz pela Clínica Francisco Pletsch (2006), especialista em Audiologia pela UNIVALI (2002). Graduada em Fonoaudiologia pela UNIVALI (2000). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação/GPE da URI. Membro da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior da Universidade do Oeste de Santa Catarina – RIEPPES.