Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>pesquisas com ênfase na escola do campo

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
pesquisas com ênfase na escola do campo

Autores: Solange Helena Ximenes-Rocha - Maria Lí­lia Imbiriba Sousa Colares

livro impresso
de R$ 46,91 por
livro digital
de R$ 46,91 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

 

                          Não se trata de uma caminhada que se inicia agora. Já temos um movimento expressivo de experiências pedagógicas inovadoras, fundadas na cultura popular e na matriz da gente do campo. A pequena e quase simbólica substituição da expressão "escola no campo" por "escola do campo" traduz esta passagem de uma escola urbana, apenas adaptada ao contexto rural sem alteração de suas características e estratégias pedagógicas, para uma escola emergente da relação visceral entre a educação e o homem do campo com suas tradições e cultura e trabalho.                                Trata-se de um modelo educacional próprio do campo ainda em construção, enriquecido, dia a dia, com novos conhecimentos empíricos e teórico-críticos, temperados na forja quente e martelante da experiência quotidiana e que, seguramente, abrirá caminho ao reconhecimento do sujeito do campo como portador pleno de direitos numa sociedade democrática e justa.

                        As pesquisas publicadas no presente volume nos confrontam com esta realidade abrindo-nos os olhos para a distância entre o previsto em lei e a realidade concreta da educação do campo. Os trabalhos mostram a realidade, realçando os problemas do deslocamento, da formação e condição de trabalho dos professores, da falta de recursos materiais, das classes multisseriadas. São trabalhos de modo algum restritos ao interesse local uma vez que, desde contextos específicos e bem concretos, contribuem para entender fenômenos gerais da educação do campo do interesse de todos os brasileiros e, em especial, dos responsáveis pela formulação de políticas públicas para o setor, além, é claro, daqueles diretamente envolvidos na práxis pedagógica.

                        Os autores partilham com o leitor um esforço auspicioso de investigação, cuja meta maior é a construção de uma escola básica do campo e não apenas uma escola básica no campo como destacam algumas passagens dos textos. Trata-se de fundar um projeto de educação tomando como ponto de partida a cultura e história do homem do campo, com seus sentidos e identidade próprios. Os textos mostram que não se trata apenas de fazer uma escola do campo adaptada às condições materiais e culturais da realidade rural, mas de promover, também, consciência e visão críticas dessa mesma realidade com vistas à sua superação.

                        O livro que o leitor tem em mãos representa uma contribuição nesse sentido. São leituras e tentativas de resposta, circunstanciais e parcelares, mas fecundas porque focadas na realidade concreta do campo. Se o desafio é construir uma escola adequada ao movimento e à dinâmica do campo que, aos poucos, se difunda pelo país, é desejável que trabalhos como estes se ampliem, aprofundem e multipliquem.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-187-3
DOI: 10.24824/978858042187.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>pesquisas com ênfase na escola do campo

Autores

Solange Helena Ximenes -Rocha (Organizadora)

 

É Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Professora pesquisadora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, onde também ocupa o cargo de Diretora de Ensino. É membro do Conselho Editorial da Editora CRV e da revista Exitus. É vice-coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar vinculado à Escola de Gestores UFOPA/MEC/SEB. É membro do HISTEDBR/UFOPA e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – FORMAZON. É organizadora do livro Aprendizagem da Docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e as recentes pesquisas na área (Curitiba: CVR, 2009) e autora de diversos artigos publicados em periódicos, livros e anais de eventos. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Professores e Didática.

 

 

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (Organizadora)

 

Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Integra o corpo docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, Instituto de Ciências da Educação/ICED. É avaliadora institucional e de cursos pelo MEC/INEP. Diretora Estadual da ANPAE/PA. Coordenadora da Revista Exitus. Coordenadora do projeto de pesquisa Construção de indicadores para análise da política educacional destinada à educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental em Santarém (PIBIC/CNPq). Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar vinculado ao Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica (SEB/MEC). Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisa HISTEDBR/UFOPA e  FORMAZON. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Gestão Educacional e Formação de Professores.

 

 

 

Alene Gomes da Silva

 

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.

 

 

Ana Hiarley Castro Silva

 

Acadêmica do curso de Pedagogia – UFOPA. Foi bolsista PIBIC/FAPESPA e bolsista de extensão PIBEXT/UFPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA. Tem diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.

 

 

Anselmo Alencar Colares

 

Graduou-se em Pedagogia na UFPA (1988) onde também fez especialização em Docência no Ensino Superior (1994). Concluiu Mestrado, Doutorado e pós doutorado em Educação na UNICAMP (1998, 2003 e 2011). Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Associado I. Integra o corpo docente do Instituto de Ciências da Educação na UFOPA e do Mestrado em Educação na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Está desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de formação de professores e história da educação. Coordena o Projeto Formação Docente e Diversidade Cultural (CNPq). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR, UFOPA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas FORMAZON (UFOPA). Atua principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; educação de jovens e adultos; formação de professores; planejamento, avaliação e gestão educacional. É avaliador de instituições e de cursos, pelo INEP/MEC. Autor de livros, capítulos de livros e artigos (individual e em coautoria).

 

 

Clênya Ruth Alves Bentes

 

Possui graduação plena em Pedagogia – UFPA. É aluna do Curso de Especialização em Gestão Escolar/Escola de Gestores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.

Fabiana Pinheiro da Rocha

 

 

Graduação em licenciatura plena em Pedagogia – UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.

 

 

Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia de Ensino de História e Geografia- EDUCON. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense - UFOPA. Tem diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.

 

 

Heliene Pimentel de Sousa

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense.

 

 

Heloisa Helena Martins Sousa

 

Pedagoga pela UFPA e concluinte do curso de Especialização em Educação e Direitos Humanos – UFOPA. Foi bolsista PIBIC pela UFPA e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense.

 

 

Maria Caetana Bentes Mota

 

Especialista em Informática na Educação – UFPA. Graduação em Formação de Professores das Series Iniciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Foi diretora da Escola Afroamazônida de Murumuru e é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.

 

 

 

Maria Francenilda Teixeira Castro

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2002). Especialista em Informática na Educação – UFPA. Atualmente é consultora de inclusão digital no grupo Ágora Digital e servidora efetiva nível 2 da Prefeitura Municipal de Santarém, atuando como professora de Informática Educativa.

 

 

Maricelli Cunha da Silva

 

Possui graduação plena em Pedagogia – UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense - UFOPA. É aluna do Curso de Especialização em Gestão Escolar/Escola de Gestores. Tem diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.

 

 

Milka Oliveira de Vasconcelos

 

É estudante de licenciatura plena em Pedagogia – UFOPA. Foi bolsista PIBIC/CNPq e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense - UFOPA. Fez intercâmbio na Universidade do Minho no Campus de Gualtar-Braga pelo Programa Erasmus Mundus no período de agosto de 2010 a julho de 2011. É bolsista PIBIC/UFOPA. Tem artigos publicados em livros e diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.

 

 

Orivan José de Matos Campos Júnior

 

Especialista em Educação Matemática e Licenciado Pleno em Matemática pela UFPA. Servidor do INCRA e Coordenador do PRONERA em Santarém.

 

 

Patrícia Mascarenhas dos Santos

 

Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Pedagogia – UFOPA. Foi bolsista PIBIC/UFPA/AF e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense. Tem diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.

 

 

Paula de Souza Ferreira

 

Acadêmica do curso de Pedagogia – UFOPA e bolsista PIBIC/FAPESPA. Foi bolsista de Extensão da UFPA. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense UFOPA. Tem artigos publicados em livros e diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.

 

 

Raimunda Luzilene Sousa dos Santos

 

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.

 

 

Rayana Silva Frota

 

Acadêmica do curso de Pedagogia – UFOPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de professores na Amazônia Paraense UFOPA.

 

 

Shelzya Tallita Alves Bentes

 

Possui graduação plena em Pedagogia – UFPA. É aluna do Curso de Especialização em Gestão Escolar/Escola de Gestores e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense - UFOPA.

 

 

Waldenira Santos Guimarães

 

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade. Professora da Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense (FORMAZON). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Linha: Formação de Professores. Tem diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.