Capa do livro: POLÍTICA, GESTÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

POLÍTICA, GESTÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores: Raimundo Sousa - Áurea Peniche Martins - Luiz Miguel Galvão Queiroz - Maria do Socorro Vasconcellos Pereira (Orgs.)

Uma das vias para a superação do fosso de desigualdade historicamente produzida é a prática educativa emancipatória. Apreender o fenômeno educacional sob diferentes abordagens epistemológicas traduz o quanto é desafiador desvendar os inúmeros objetos científicos contidos no espaço geográfico amazônico. Também é possível pensar a função social da educação para além dos intentos do capital, visando acima de tudo formar o sujeito crítico e autônomo. Destarte, neste livro o leitor encontra rico material que possibilita a análise e reflexão crítica sobre a política e gestão pública educacional, bem como sobre a produção do conhecimento no campo da educação. Os temas específicos versam sobre o ensino médio, educação profissional, relação público-privada, a formulação do problema na pesquisa em educação, a análise do discurso, política pública na educação do campo, abordagem histórico-metodológica para a História da Educação, materialismo histórico-dialético e a pesquisa em educação, dentre outros.
Dr. Luiz Miguel Galvão Queiroz

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3063-7
DOI: 10.24824/978854443063.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICA, GESTÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
ADRIANA DIAS DE MOURA
Doutoranda em Educação, PPGED/ICED/UFPA. Mestre em Educação, PPGED/ICED/UFPA (2015), na linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade da Amazônia (2011). Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Pará (2004). Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Rondon do Pará. Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Pará (SEDUC).

AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1990) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015). É vice-coordenador do Campus Universitário de Abaetetuba; Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas Cidades, Territórios e Identidade, Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Sociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e na Educação do Campo – Gepeseed. É pesquisador na área de Educação, com ênfase em Gestão Municipal de Ensino e Políticas Educacionais do Ensino Médio.

ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2016). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2010). Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2003). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É Coordenadora da Linha de Pesquisa Gestão Escolar e Qualidade da Educação Básica (GEQEB) vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas e Educação. GEPEPGE da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática/ OBSERVE/PPGED-UFPA. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Desenvolveu atividades no campo da EaD, tendo coordenado o Curso de Educação em Direitos Humanos oferecido pela UFMA, de 2010/2011. Tem experiência na Docência Superior, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Didática, Metodologia Científica e Educação de Jovens e Adultos.

ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO
É Licenciada em Pedagogia pela UFPA (2004), Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico e em Educação em Ciências e Matemática/UFPA (2007) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/PPEB, na Linha de Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica/UFPA/Belém/PA. Atua como auxiliar de pesquisa do Grupo de Pesquisa e Extensão Sociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e na Educação do Campo – Gepeseed, como Docente SEMEC/Abaetetuba/PA e Especialista em Educação – 3ªURE/SEDUC-PA.

ANA MARIA RAIOL DA COSTA
Doutoranda em Educação, na linha de Políticas Públicas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciência da Educação. Docente da Educação Básica, vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC/PA) desde o ano de 2004. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará no ano de 1999 e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA) no ano de 2012. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação (GEPTE) e associada da ANPED, no GT 09.

ÁUREA PENICHE MARTINS
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA), na linha de Políticas Públicas Educacionais. Mestra em Educação pelo PPGED/UFPA (2012). Especialização em Gestão Escolar-2008 (UNAMA-EGPA). Pedagoga pela Universidade Federal do Pará (2002). Possui experiência como professora, na educação infantil, no ensino fundamental (séries iniciais, finais e EJA). Já atuou como Gestora de escola, como coordenadora pedagógica e como docente no nível superior nas modalidades presencial e à distância (IFPA e UEPA), ministra aulas no PARFOR (UFPA, UFRA). Foi diretora de Ensino na Secretaria Municipal de São Miguel do Guamá -PA (2013). É ministrante de Cursos na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). Atualmente é Especialista em Educação pela Secretaria de Educação do Estado do Pará. Integrou o Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON/UFPA). É integrante do grupo de pesquisa Observatório de gestão Escolar Democrática/OBSERVE-UFPA e também integrante do Grupo de estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Educação (GEPPED/UEPA).

BRENO PIOVEZANA RINCO
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (2017) e graduação em enfermagem pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2007). Mestrando em Ciências da Educação pela Emill Brunner World University. Especialista nas seguintes áreas da enfermagem: Terapia Intensiva de Alta Complexidade; Traumato-ortopedia; Auditoria em Serviços de Saúde. Foi aluno especial do Mestrado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia; Atualmente é professor do grupo Kroton pela Faculdade Anhanguera de Brasília e Gerente de Promoção e Atenção à Saúde na GEAP.

CASSIO VALE DA COSTA
Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de políticas públicas educacionais. Licenciado em Pedagogia pela mesma instituição e foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq por quatro anos. É associado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQE) vinculado à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob coordenação da Profa. Dra. Albiane Oliveira Gomes.

ERBIO DOS SANTOS SILVA
Doutor em Educação (PPGED/UFPA – 2017) e Doutorado Intercalar em Avaliação das Aprendizagens (PDSE/Capes Instituto de Educação – Ulisboa – 2016); Mestre em Educação (PPGED/UFPA – 2011) e Especialista em Gestão do Terceiro Setor (JHU – SENAC/SP) e em Informática e Educação (CCSE/UEPA – 2003). É docente dos Cursos de Pedagogia, Serviço Social, Psicologia e Administração da Faculdade da Amazônia; Professor Pesquisador II no PARFOR UEPA. Atuou no PARFOR/UFPA por sete anos; É membro do grupo de Pesquisa GEPEIF/UFPA e Colabora com o Gepte e Observe/UFPA; É Especialista em Educação (SEDUC/PA); Supervisiona o Programa Jovem de Futuro e é formador do PNAIC (SEDUC/PA). Atua na Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação profissional, política pública, gestão escolar, planejamento, avaliação educacional, relação público-privada, ensino-aprendizagem, ensino fundamental e prática pedagógica. É autor do livro “Práticas Formativas nas unidades móveis do Senac: repercussões à educação profissional na Amazônia paraense” e colaborador de outros seis.

GILMAR PEREIRA DA SILVA
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1993) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). Atualmente é Professor Associado III e vice-reitor da Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED (Mestrado e Doutorado) do Instituto de Ciências da Educação da UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura-PPGEDUC (Mestrado) do Campus de Cametá. Tem experiência na área de Políticas Públicas Educacionais, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Educação, Educação Profissional, Educação do Campo, Movimentos Sociais e Educação; e Educação e Desenvolvimento Regional. É associado as seguintes entidades Acadêmico-cientificas: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE). Foi Secretário Municipal de Educação no Município de Cametá- Pará (2014-2016).

JOSÉ VALTEMIR FERREIRA DA SILVA
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2007). Especialização em Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa e Estrangeira; (2013). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Altamira e Secretário Executivo na Universidade Federal do Pará. Colaborador do projeto de Pesquisa – “Da Transamazônica a Transocêanicas: memórias, culturas e meio ambiente na integração hidroviária entre o Brasil e Peru”. Colaborador do projeto de Pesquisa – “Memórias e histórias de regimes autoritários no século XX na literatura: Europa e Brasil”.

LUIZ MIGUEL GALVÃO QUEIROZ
Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA); Mestre em Educação pelo PPGED- UFPA (2010); Pedagogo pela Universidade do Estado do Pará (2004) e é Técnico em Mineração formado pela ETFPa. Atuou em programa de prospecção mineral na Província Mineral de Carajás (1981-1997). Facilitador do GQT-CVRD/DOCEGEO. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Currículo – NEPEC e Grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão escolar Democrática – Observe. Docente da disciplina Políticas Educacionais – UAB2/IFPA. Docente do curso de Pedagogia da Escola Superior Madre Celeste. Técnico em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

MAGALI FRANCISCA DE OLIVEIRA SILVA
Pós-graduada em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva – Faculdade Redentor RJ, Pós-graduada em Gestão Pública – UFRPE, Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista Profissional em Terapia Intensiva com área de atuação no Adulto pela associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia intensiva (ASSOBRAFIR) e sócio-efetivo. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (2017). Atualmente é fisioterapeuta da EBSERH/HUB – DF.

MARIA AMÉLIA DA SILVA QUEIROZ
Pedagoga. Especialista em Educação Profissional. Atuou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; Coordenação Curricular do PRONATEC na SEDUC-PA.

MARIA DO SOCORRO VASCONCELLOS PEREIRA
É Licenciada em Pedagogia pela UFPA (2003), Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará – Cesupa (2005), Mestre em Educação pela UFPA (2010), Doutoranda em Educação pelo PPGED/UFPA, na Linha de Políticas Públicas Educacionais. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe) e auxiliar de pesquisa do Grupo de Pesquisa e Extensão Sociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e na Educação do Campo – Gepeseed. É membro do Fórum Municipal de Educação de Abaetetuba/PA. Atua na equipe gestora de Cursos Profissionalizantes do Centro de Formação Profissional Cristo Trabalhador, como docente SEMEC/Abaetetuba/PA e Técnica em Educação – 3ª URE/SEDUC/PA.

NELI MORAES DA COSTA MESQUITA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e vinculada ao Grupo de Pesquisa “Observatório de Gestão Escolar Democrática “Observe” sob a coordenação da Profª Drª Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. Especialista em Estudos Culturais da Amazônia. É professora de Sociologia no Ensino Médio-Secretaria de Estado de Educação do Pará, ministrando os seguintes temas: Sociologia, Educação e Políticas Públicas, Cidadania, Democracia e Sociedade. É coordenadora do Projeto “O que eu encontrei aqui?” e do grupo de teatro estudantil “Estudando e atuando para não dançar na vida” conforme orientação de protagonismo juvenil instituído pelo MEC- SEDUC.

PRISCILA MIRANDA DE CARVALHO COLETTO
Bacharel em Enfermagem pela Escola de Ciências e Educação Sena Aires – FACESA (2014). É Residente de Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS/SESDF (2018), atuando nos principais hospitais públicos do DF. Atualmente é mestranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela UNOPAR, na linha de pesquisa Formação de professores e ação docente em situações de ensino. Especialista em Enfermagem e Trabalho e Especialista em Saúde da Família – INTERVALE. Atualmente, Coordenadora dos cursos superiores de saúde na Faculdade Anhanguera de Valparaíso de Goiás e Docente do curso superior de Enfermagem na mesma instituição. Ministrando disciplinas com ênfase Habilidades Técnicas em Enfermagem e Metodologia Científica.

RAFAEL DA SILVA QUEIROZ
Licenciado em Letras. Mestre em Literatura Amazônica. Docente da Rede Pública Estadual do Amazonas. Docente do Sistema de Ensino Equipe – Unidade Canaã dos Carajás – PA.

RAIMUNDO SOUSA
Doutorando em Educação – Políticas Públicas Educacionais – pela Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED). Mestre em Educação com ênfase em Políticas Públicas Educacionais, pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (2015), graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012), graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003), especialização Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) (2010). Atuou como Coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Altamira-Pará (2008-2013); Professor da Educação Básica (1996-2003); professor na UFPA-Campus Altamira (2005-2006). Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Altamira (2008-2009); Técnico em Educação da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PA) – 10ª Unidade Regional de Ensino (2008). É docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira. É filiado à Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (ADUFPA) e à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Atua principalmente nas áreas de Política e Gestão da Educação, Sociologia da Educação, Didática e Prática pedagógica na Educação Básica. É autor do livro “Gestão Educacional e o Planejamento das Ações Governamentais”. É membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe) da UFPA.

RENATO PINHEIRO DA COSTA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, Especialista em História e Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará-UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores; Doutor em Educação da linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História, Pesquisador do Núcleo de Estudos Pesquisas em Educação e Currículo-NEPEC, com ênfase no estudo da História da Educação, História das Instituições Escolares, EJA, Tecnologia da Educação, Currículo e Formação de Professores, Professor Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira/PA. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA

SONIA MARIA DA SILVA ARAÚJO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação também pela Universidade de São Paulo (2002). Fez Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008), realizando estudos sobre pós-colonialismo, colonialidade e educação do campo no Brasil. É professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta alunos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural e educação do campo; cultura e educação; etnia e educação; Amazônia e práticas de escolarização; pensamento educacional latino-americano. Desenvolve pesquisas sobre etnia, gênero e educação. No momento, executa um projeto de pesquisa sobre o pensamento educacional de duas mulheres latino-americanas do século XIX (Brasil e Argentina). Apresenta publicações em que se estabelecem reflexões sociológicas, históricas e antropológicas de práticas e discursos em educação. É coordenadora do grupo de pesquisa José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano; e do grupo Constituição do Sujeito, Cultura e Educação; (ECOS). Faz intercâmbio com o Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Grupo Epistemologias alternativas, movimentos sociais e educação (IFPE). Foi representante da região norte na direção da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) entre os anos 2009-2013. Atualmente, é vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd.

TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1971), Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ (1981), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1986) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e Pós-doutoramento em Administração de Sistemas Educacionais na Universidade de Aveiro em Portugal, concluído em 2006 e em Antropologia Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro concluído em 2010. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal do Pará atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de gestão escolar democrática – Observe, além de ser vice-presidente da Região Norte da ANPAE e vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão educacional, política educacional, pesquisa, avaliação de políticas públicas e gestão democrática e controle social e desenvolvimento.