Capa do livro: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ONLINE E A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO LATEC/UFRJ

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ONLINE E A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO LATEC/UFRJ

Autores: Cristina J. Haguenauer - Francisco Cordeiro Filho (orgs.)

livro impresso
de R$ 53,63 por
livro digital
de R$ 53,63 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Neste volume, o leitor acompanhará o desenvolvimento de propostas de ensino-aprendizagem construídas com metodologias que utilizam ambientes virtuais colaborativos, promovendo através da interatividade a superação de dificuldades de aprendizagem dos indivíduos e discussões sobre o uso de Novas Tecnologias Digitais no apoio ao ensino presencial e no apoio ao ensino Online.

O processo investigativo adotado nos estudos apresentados permitiu chegar-se a algumas conclusões: (a) a produção coletiva conseguiu beneficiar-se do processo contínuo de inovações, estabelecendo novas conexões entre os saberes, ampliando assim as funções cognitivas de jovens e adultos em escolas e empresas; (b) a construção de uma cultura interativa favoreceu mudanças de comportamento dos indivíduos frente aos desafios da atualidade, que exigem diferentes usos de ferramentas para proporcionar processos de comunicação mais rápidos e eficientes; (c) a diversidade de recursos midiáticos desenvolveu o sentimento de liberdade de participação nos processos de troca, proporcionando assim prazer no ato de aprender; (d) a internet confirma-se, como poderoso instrumento de desenvolvimento social estimulando percepção, memória e inovação; (e) a troca de conhecimentos entre os grupos contribui para uma maior agilidade na superação de dificuldades que se manifestam nos indivíduos principalmente na resistência a mudanças de comportamento; (f) a constatação da importância das teorias de aprendizagem que reforçam a necessidade de uma aprendizagem apoiada numa proposta construtivista aplicada aos programas de educação que utilizam as novas tecnologias da informação e da comunicação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-176-7
DOI: 10.24824/978858042176.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ONLINE E A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO LATEC/UFRJ

Autores

Cristina Jasbinschek Haguenauer (Org.)

 

Graduada em Engenharia Civil pela UERJ (1985), Mestre em Engenharia pela PUC-RJ (1988) e Doutora em Ciências e Engenharia pela UFRJ (1997). Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ; atua em ensino, pesquisa e consultoria na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação, com foco em Educação a Distância, Capacitação Profissional, Formação Continuada, Hipermídia, Jogos Educativos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informação e Realidade Virtual. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ.

 

 

Francisco Cordeiro Filho (Org.)

 

 

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GEA/UFRJ); é vice coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Latec/UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas e Teorias e Métodos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

 

 

Ana Lúcia Quental Victorino

 

 

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou, junto  LATEC/UFRJ, do desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

 

Bianca Jussara Borges Clemente

 

 

Graduada em Letras Português/Inglês (2006), com Especialização em Gêneros Textuais e Interação, pelo Centro Universitário Plínio Leite (2007). Atualmente é professora da Rede Pública Estadual. Participa como pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ.

 

 

Cíntia Regina Lacerda Rabello

 

 

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ (2007). Atua no ensino de inglês como língua estrangeira desde 1995 e por 4 anos atuou como gestora educacional em escola de idiomas. Participa como pesquisadora do LATEC/UFRJ nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto educacional, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sites de Redes Sociais.

 

Fabiana Melo Macieira Lawinscky

 

 

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, professora de Língua Inglesa desde 1998. Atua junto ao Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ, desenvolvendo pesquisas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

 

Flavia Nogueira Martins

 

 

Mestranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ, pós-graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2010) e graduada em Pedagogia (2002) pela UFRJ. É colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), onde realiza pesquisas nas áreas de Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Desenho Instrucional. Atuou como desenhista instrucional em empresas como QuickMind, Universidade Estácio de Sá e Affero.

 

João José Bignetti Bechara

 

 

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da UFRJ (1978), M. Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1984) e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ (2006). Tem experiência na área de educação de adultos, com interesse em educação a distância, e-learning, estilos de aprendizagem e Work Based Learning.

 

 

Luciana Guimarães Rodrigues de Lima

 

 

Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ. Especialista em Psicologia da Propaganda e Marketing) e Arteterapia em Educação e Saúde pela FAHUPE. Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela UFRJ. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do GERGAV/EBA/UFRJ e do LATEC/UFRJ.

 

 

Marcus Vinicius Grandão Barboza

 

 

Dos 28 anos de atuação na área de educação, os últimos 15 anos foram dedicados à EAD (Educação a Distância), passando pela produção de material didático em papel, vídeo e web. Gerenciou e coordenou a implantação de projetos e cursos de EAD. Atualmente, finalizando o mestrado na Universidade Aberta de Lisboa em Pedagogia do E-learning para ampliar o conhecimento dos processos da educação globalizada.

 

 

Marcus Vinicius Mussi

 

 

Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela UFRJ, Especialização em Língua Inglesa, Aperfeiçoamento em Interpretação de Textos em Inglês e Neorolinguística, Graduação em Letras Português/Literaturas pela UNEB, Graduação em Português/Inglês pela UVA, além de cursos no exterior na área de ensino de idiomas. Tem experiência em docência de ensino fundamental, médio, superior, pré-vestibular, cursos de idiomas;e coordenação e direção administrativas e pedagógicas em cursos de idiomas. Atualmente, pesquisador e tradutor do Laboratório de Pesquisa em Tecnologia da Informação e da Comunicação da Escola de Comunicação (LATEC/UFRJ) e do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS/UNEB), editor executivo da Revista Científica Educaonline (Qualis Capes B) e Pós Graduando em Docência do Ensino Superior.

 

 

Mauricio A. P. Peixoto

 

 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Medicina (Clínica Obstétrica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Medicina (Clínica Obstétrica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Líder do GEAC-Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição, grupo de estudos reconhecido pelo CNPq. Atua em ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de aprendizagem, metacognição e psicologia diferencial. Orientador de alunos de mestrado e doutorado. Suas pesquisas tem apoio do CNPq, FAPERJ e FUJB.

 

 

Tereza Cristina Moraes do Nascimento

 

 

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras, com habilitação para Inglês e Língua Portuguesa pela FEUC, 1988 e especialista em Psicopedagogia e Informática Aplicada à Educação. Desde 1991, trabalha no Serviço Público Municipal, lecionando para o ensino fundamental e desde 1998 trabalha no serviço público estadual, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ, da Es