Capa do livro: A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores: João Debastiani Neto - Clélia Maria Ignatius Nogueira

Piaget estabeleceu que o conhecimento pode ser de três naturezas distintas cujas particularidades podem ser observadas segundo a interação existente entre o sujeito e o objeto. O conhecimento lógico-matemático é aquele originado das relações que o sujeito estabelece entre os objetos e, assim, não pode ser depreendido deles, embora neles se apoie; já o conhecimento físico é o que permite conhecer as propriedades físicas dos objetos, tais como cores e tamanho e, portanto, pode ser depreendido deles e o conhecimento social se refere ao aspecto convencional, arbitrário ou subjetivo de um determinado fenômeno. Ao considerar as especificidades da natureza do conhecimento em uma vertente pedagógica, observam-se alguns equívocos no que se refere a maneira como são abordados os conteúdos das diferentes disciplinas. Segundo pressupostos da Epistemologia Genética, cada disciplina deve contemplar as particularidades do conhecimento de sua área, não importando práticas pedagógicas de campos distintos. No entanto, quando se considera a modalidade de Educação a Distância (EaD), um novo ambiente é criado, ocasionando modificações nas interações didáticas, principalmente no que se refere às distâncias espaço-temporais entre alunos e professores. Todavia, essas mudanças de natureza prática influenciam na maneira como os conteúdos são abordados pelos docentes? Dito de outra forma, os professores que atuam na EaD consideram as diferentes naturezas do conhecimento para preparar suas aulas? Ou realizam práticas similares às do Ensino Presencial? Com interrogações dessa magnitude, foi estruturada esta obra, que buscou identificar se os docentes consideram as diferentes naturezas do conhecimento quando ministram aulas na modalidade a distância.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2833-7
DOI: 10.24824/978854442833.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
JOÃO DEBASTIANI NETO
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no ano de 2009. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2012. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da mesma universidade. Docente da Universidade Estadual de Maringá – Departamento de Ciências – Campus de Goioerê. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de professores de ciências naturais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB-UEM). Atua na área de Educação Matemática, Avaliação e em Epistemologia Genética.

CLÉLIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atualmente é professora do Centro de Estudos Superiores de Maringá – CESUMAR e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. É autora de livros didáticos de Educação Matemática e de Libras para cursos de Pedagogia e de Educação Especial na modalidade a distância. Autora de livros sobre ensino de Matemática segundo a perspectiva da epistemologia genética e sobre o ensino de Matemática para surdos. É membro do Conselho dos Conselhos Consultivos da Revista Paranaense de Educação Matemática – RPEM e da Schème – Revista Eletrônica de Epistemologia e Psicologia Genética (UNESP/Marília). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEGE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação (UNESP / Marília) ; GEPSEM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática  (UNESPAR); membro do GEPEMCAM: Grupo de Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão (UNESPAR); participou do GT1: Educação Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental por 14 anos e membro fundadora  e atual coordenadora do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática, ambos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.