Capa do livro: O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:<br> reflexões teóricas e relatos de experiência com a Cultura Corporal na primeira etapa da Educação Básica

O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
reflexões teóricas e relatos de experiência com a Cultura Corporal na primeira etapa da Educação Básica

Autores: Anegleyce Teodoro Rodrigues - Dayse Alisson Camara Cauper - Leonardo Carlos de Andrade - Poliana de Carvalho Martins (Orgs.)

Nesse livro, construído a muitas mãos, reunimos professores da licenciatura e da educação básica que, comprometidos com a educação pública lutam para assegurar o direito de acesso ao conhecimento elaborado, desde a mais tenra idade com vistas a formação crítica e autônoma.

Impresso
de R$ 43,20 por
R$ 36,00
Digital
de R$ 43,20 por
R$ 30,24

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2909-9
DOI: 10.24824/978854442909.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:<br> reflexões teóricas e relatos de experiência com a Cultura Corporal na primeira etapa da Educação Básica
AMANDA CLÉSCIA RODRIGUES GUEDES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Educação Infantil. Atualmente atua como professora substituta no Departamento de Educação Infantil da UFG. Desenvolve estudos na área de arte e educação. É contadora de história formada pelo grupo Gwaya, possui formação continuada em Interpretação Teatral pela Instituto Basileu França. Compõe como atriz no grupo de teatro Brikatores. Membro do grupo de Estudos e Formação continuada do Departamento de Educação Infantil da Universidade Federal de Goiás.

ANEGLEYCE TEODORO RODRIGUES
Possui formação básica em Educação Física pela FEF/UFG (1996). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação FE/UFG (1998), Especialização em Educação Física Escolar pela FEF/UFG (1999), Mestrado em Educação Brasileira pela FE/UFG (2001) e Doutorado em Educação pela FE/UFG (2011). Atualmente é professora Adjunto IV da Faculdade de Educação Física e Dança/UFG e do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG Tem experiência docente e de pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em educação básica, formação de professores, estágios, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, currículo, didática, organização do trabalho pedagógico, política educacional, universidade e ensino de graduação.

DAIANY OLIVEIRA VIEIRA
Licenciada em Educação Física, pela Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO, atualmente trabalho na área da Educação sendo servidora pública pelo município de Senador Canêdo.

DAYSE ALISSON CAMARA CAUPER
Mestra em ensino na educação básica pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho – ESEFM. Licenciada em Educação Física pela Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON. Atuou como professora contratada na rede pública estadual de Minas Gerais e do Amazonas. No ensino superior, foi tutora presencial do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e lecionou, em exercício provisório, na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Foi professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, campus São Gabriel da Cachoeira e atualmente é professora no Colégio Militar de Juiz de Fora.

ELIANE SILVÉRIO DE SOUZA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2014). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atuou como professora de Educação Física na secretaria Municipal de Educação. Atualmente é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Estado.  Atualmente é professora do Departamento de Educação Infantil – DEI do Centro de Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE –UFG.

GABRIELA BORGES KÜHN
Graduanda em Educação Física na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO) da Universidade Estadual de Goiás.

HÉLIO MARINHO DE ASSIS JUNIOR
Graduando em Educação Física na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO) da Universidade Estadual de Goiás.

JACIARA OLIVEIRA LEITE
Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2006). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, área de concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, linha de pesquisa Esporte e Lazer em Culturas Contemporaneas. Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília – UnB, linha de pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo. Professora Assistente da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás – FEFD/UFG. Membro do Núcleo de Didática e Prática de Ensino – Nudipe/FEFD/UFG. Membro do Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza – Labphysis/FEFD/UFG. Membro do Grupo de Pesquisa Análise e intervenção pedagógicas – FE/UnB. Tem experiência nas área de Educação Infantil, Educação Física e Educação do Campo. Ênfase nos temas: Escola, Infância, Educação do Campo, Formação de Professores, Práticas Aquáticas, Extensão Universitária.

LÊNIN TOMAZETT GARCIA
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor de Educação Física no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas à Educação – UFG. Trabalha com pesquisas em Ciências Sociais e Humanas, com ênfase em Sociologia da Educação e Educação de Jovens e Adultos.

LEONARDO CARLOS DE ANDRADE
Licenciado em Educação Física e Pós-Graduando em Psicologia dos Processos Educativos pela Universidade Federal de Goiás; Bacharel em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Psicomotricidade e Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Catalão. Professor no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG) e da rede particular de Educação. Orientador no Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Infantil e Direitos Humanos da Universidade Federal de Catalão. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no campo escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, escola, educação infantil.

LÍLIAN BRANDÃO BANDEIRA
Possui licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG, mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Atuou como professora de Educação Física Escolar na Rede Municipal de Educação de Goiânia e na Rede Estadual de Educação de Goiás. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO) na área de Didáticas, Práticas e Estágios em Educação Física onde desempenhou a função de coordenadora do PIBID de Educação Física e exerceu durante dois anos as funções de Coordenadora Adjunta de Estágio e Coordenadora do NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estágio). Atualmente está vinculada ao Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA) da Faculdade de Educação da UFG e ao Práksis (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, teoria social e educação) da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG. Atualmente exerce a função de coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica da UEG, programa nacional de formação de professores financiado pela CAPES.

MARILIA TEODORO DE LELES
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Tecnologia de Palmas. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás, nível de mestrado. Desenvolve pesquisas com enfoque em Circo e atividades circenses. É professora em regime de contrato temporário da Universidade Estadual de Goiás, Campus Goiânia/ESEFFEGO, com atuação na disciplina Dança I, Dança II e Estágio Supervisionado II e IV, referentes à atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil.

POLIANA MARTINS CARVALHO
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2002). É especialista em Educação Infantil (2004) e em Educação Física Escolar (2006), ambos os cursos pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolveu atividades de coordenação administrativa na gestão da Creche UFG de 2006 a 2008 e atuou na coordenação pedagógica desta mesma instituição em 2009. Atualmente é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Goiás e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação – PPGEEB/CEPAE/UFG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação física, contação de história e educação.

RAFAELA DE MORAIS RAMOS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2008), especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2014), mestra em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás (2016). É professora no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino Aplicado a Educação da Universidade Federal de Goiás. Investiga a infância, a organização do trabalho pedagógico e a prática pedagógica dos professores na Educação Infantil.

RENATA LINHARES
Professora docente do ensino superior na UEG-ESEFFEGO e professora do ensino fundamental na REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – GOIÂNIA. Mestre em Educação (UFG). Especialista em Educação Física escolar. Licenciatura em Educação Física e Graduação em Psicologia. Membro do Núcleo Marxista FE/UFG. Membro do NEPE ESEFFEGO/UEG. Experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e psicologia da educação. Pesquisa temáticas da formação de professores, psicologia histórico-cultural, estágio e mundo do trabalho, didática e prática de ensino de educação física escolar, pedagogia histórico-crítica.

RENATO MENDES DE OLIVEIRA
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1999), especialista em educação física escolar pela Universidade Estadual de Goiás – UEG/ESEFFEGO (2001-2004). Mestrado pela UAM – Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) com defesa em 2012 e reconhecido pela Universidade de Brasília (UNB) em outubro de 2014. Doutorando pela mesma universidade UAM. Tem experiência nas áreas de: Assistência Social, Esportes Coletivos (futebol e voleibol), Esportes Individuais (natação e atletismo), Processos Criativos em Dança, Capoeira, Lazer e Políticas Sociais. Professor substituto na Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Educação Física no ano de 2006 com as disciplinas Futebol e Oficina Experimental (Pesquisa Participante). Professor temporário na ESEFFEGO/UEG no 2013. Professor Substituto no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE da Universidade Federal de Goiás -UFG de maio de 2014 a maio de 2016. Professor Efetivo de Educação Física no Município de Senador Canedo-GO desde outubro de 2015 até o momento. Pesquisa as novas tecnologias, educação infantil, capoeira, educação física e futebol.

ROSIRENE CAMPÊLO DOS SANTOS
Licenciada em Educação Física pela FEF/UFG. Especialista em Pedagogias da Dança CEAFI/PUC, Educação Física Escolar FEF/UFG. Mestre em Educação Física FEF/UNB. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, Unidade ESEFFEGO. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Dança e Educação Infantil: desafios e possibilidades” e coordenadora do Projeto de Extensão “Dança, Corpo e Cultura”. Membro do Núcleo de Pesquisa e investigações Cênica Coletivo 22 FEFD/UFG.

VICTOR HUGO DE PAIVA ARANTES
Possui graduação em Educação Fisica pela Escola Superior de Educação Física E Fisioterapia do estado de Goiás (ESEFFEGO-UEG) (2014). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias UEG (2017). Atualmente é professor efetivo de Educação Física do Instituto Federal Goiano - campus Catalão.